Relatório de atividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Sónia Adosinda Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50036
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
id RCAP_c8287507fb5b406fa951cde07e359545
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de atividade profissionalCiências Naturais::Ciências FísicasRelatório de estágio de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)No nosso quotidiano, deparamo-nos frequentemente com as mais variadas definições de calor e temperatura. Assim, e talvez devido a essa tão grande participação nas nossas vidas, a Termodinâmica é, com certeza, o campo em que o senso comum, traduzido na linguagem do dia-a-dia, exerce maior influência nas ideias que os alunos possuem sobre os conceitos de calor e temperatura. Neste Relatório de Atividade Profissional, é apresentado primeiramente um enquadramento científico sobre o tema “Calor e Temperatura”, bem como a sua integração nas metas curriculares para o terceiro ciclo do ensino básico. Adicionalmente, são apresentados dois estudos realizados pela docente com o objetivo de identificar como as conceções alternativas por parte dos alunos podem interferir com a aprendizagem formal destes conceitos. O primeiro estudo versou avaliar a existência de conceções alternativas nos manuais escolares, de Ciências Físico-Químicas, existentes em 2003/2004. Por seu lado, o segundo estudo avaliou objetivamente as conceções alternativas que um grupo de 49 alunos possuíam sobre os conceitos “Calor e Temperatura” num momento inicial. Além disso, e considerando uma perspetiva científica e pedagógica, procedeu-se a uma avaliação de como as atividades laboratoriais podem constituir um meio adequado para criar conflitos cognitivos nos estudantes de forma a que ocorra mudança conceptual das conceções prévias para conceções construídas cientificamente, sendo que os mesmos alunos foram avaliados num segundo momento. Finalmente, as atividades e projetos desenvolvidos pela docente são apresentadas no último capítulo deste relatório, bem como uma reflexão pessoal sobre a contribuição destas atividades para a sua valorização e capacitação profissional.In our daily lives, we are often surrounded by the most varied definitions of heat and temperature. Considering this participation in our lives, the Thermodynamics is the field in which the common sense, translated in our everyday language, exerts a greater influence on the default ideas of the students regarding the concepts of heat and temperature. In this Professional Activity Report, we first provide a scientific framework on the theme "Heat and Temperature" as well as its integration in the curricular guidelines for the third cycle of the basic education. Additionally, two studies were carried out by the author of this report that aims to identify how alternative conceptions that the students have may interfere with the formal learning of these concepts. Therefore, the first study was designed to identify the alternative concepts in the formal textbooks of Physical and Chemical Sciences available in 2003/2004. The second study evaluated the alternative conceptions in a group of 49 students on the "Heat and Temperature" concepts before its learning, furthermore, and considering both a scientific and pedagogical approach, the assessment of laboratory activities as a way to promote learning by creating cognitive conflicts was assessed in the same students after its learning. Finally, the activities and projects developed by the author are described in the last chapter of this report, as well as a personal consideration regarding the contribution of these accomplishments to her valorization and professional capacitation.Tovar, J.Universidade do MinhoSampaio, Sónia Adosinda Soares2017-10-232017-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50036por201742691info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:13.961221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de atividade profissional
title Relatório de atividade profissional
spellingShingle Relatório de atividade profissional
Sampaio, Sónia Adosinda Soares
Ciências Naturais::Ciências Físicas
title_short Relatório de atividade profissional
title_full Relatório de atividade profissional
title_fullStr Relatório de atividade profissional
title_full_unstemmed Relatório de atividade profissional
title_sort Relatório de atividade profissional
author Sampaio, Sónia Adosinda Soares
author_facet Sampaio, Sónia Adosinda Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tovar, J.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Sónia Adosinda Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Naturais::Ciências Físicas
topic Ciências Naturais::Ciências Físicas
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-23
2017-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50036
url http://hdl.handle.net/1822/50036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201742691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132946358075392