Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta, Ana Rita André da Graça
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32830
Resumo: A investigação priorizou as influências que a Diversidade Cultural, pode repercutir nos processos de ensino e aprendizagem, como um fator extremamente positivo, tornando-se imperativo refletir sobre relações entre a cultura e a escola. Simultaneamente potenciar saberes prévios e a participação ativa das crianças, como futuros cidadãos, no Mundo. Atualmente, neste processo de Globalização, em que vivemos estes trabalhos realizados entre crianças, de outros continentes sensibilizou-nos para a diversidade de cultura entre Povos. Durante o intercâmbio escolar foi notória a curiosidade crescente, por diferentes vivências e culturas. Simultaneamente com este conhecimento também valorizaram mais o seu próprio país. A dimensão investigativa seguiu os princípios da investigação-ação-formação. A participação ativa emergiu das ideias /curiosidades, para a construção dos conhecimentos curriculares. A metodologia da investigação, foi suportada por instrumentos de produção e recolha de informações (planificações, reflexões, produções das crianças/fotografias, notas de campo e outros registos), que possibilitaram uma documentação narrativa das experiências pedagógicas desenvolvidas; Are we going to get to know each other better? Valuing cultural diversity and children’s protagonism, documenting pedagogical experiences Abstract: The research prioritized the influences that Cultural Diversity can have on teaching and learning processes, as an extremely positive factor, making it imperative to reflect on the relationship between culture and school. Simultaneously enhance prior knowledge and the active participation of children, as future citizens, in the world. Currently, in this process of globalization in which we live, these works carried out among children, from other continents, have sensitized them to the diversity of culture between nations. During the school exchange, the growing curiosity for different experiences and cultures was notorious. Simultaneously with this knowledge, they also valued their own country more. The research dimension followed the principles of research-action-training. Active participation emerged from ideas/curiosities for the construction of curricular knowledge. The research methodology was supported by instruments for the production and collection of information (plans, reflections, children's productions/photographs, field notes and other records), which enabled a narrative documentation of the pedagogical experiences developed.
id RCAP_c83c9e03638db2bf8cfb7abb2a9f223a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32830
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicasInvestigação-ação-formaçãoDiversidade culturalParticipação ativaEscuta das criançasDocumentação pedagógicaNarrativa de experiênciasResearch-action-trainingCultural diversityActive participationListening to childrenPedagogical documentationNarrative of experiencesA investigação priorizou as influências que a Diversidade Cultural, pode repercutir nos processos de ensino e aprendizagem, como um fator extremamente positivo, tornando-se imperativo refletir sobre relações entre a cultura e a escola. Simultaneamente potenciar saberes prévios e a participação ativa das crianças, como futuros cidadãos, no Mundo. Atualmente, neste processo de Globalização, em que vivemos estes trabalhos realizados entre crianças, de outros continentes sensibilizou-nos para a diversidade de cultura entre Povos. Durante o intercâmbio escolar foi notória a curiosidade crescente, por diferentes vivências e culturas. Simultaneamente com este conhecimento também valorizaram mais o seu próprio país. A dimensão investigativa seguiu os princípios da investigação-ação-formação. A participação ativa emergiu das ideias /curiosidades, para a construção dos conhecimentos curriculares. A metodologia da investigação, foi suportada por instrumentos de produção e recolha de informações (planificações, reflexões, produções das crianças/fotografias, notas de campo e outros registos), que possibilitaram uma documentação narrativa das experiências pedagógicas desenvolvidas; Are we going to get to know each other better? Valuing cultural diversity and children’s protagonism, documenting pedagogical experiences Abstract: The research prioritized the influences that Cultural Diversity can have on teaching and learning processes, as an extremely positive factor, making it imperative to reflect on the relationship between culture and school. Simultaneously enhance prior knowledge and the active participation of children, as future citizens, in the world. Currently, in this process of globalization in which we live, these works carried out among children, from other continents, have sensitized them to the diversity of culture between nations. During the school exchange, the growing curiosity for different experiences and cultures was notorious. Simultaneously with this knowledge, they also valued their own country more. The research dimension followed the principles of research-action-training. Active participation emerged from ideas/curiosities for the construction of curricular knowledge. The research methodology was supported by instruments for the production and collection of information (plans, reflections, children's productions/photographs, field notes and other records), which enabled a narrative documentation of the pedagogical experiences developed.Universidade de Évora2022-12-05T16:14:13Z2022-12-052022-05-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32830http://hdl.handle.net/10174/32830TID:203018702porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoana_rita_horta@hotmail.com229Horta, Ana Rita André da Graçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:34:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:49.211427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas
title Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas
spellingShingle Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas
Horta, Ana Rita André da Graça
Investigação-ação-formação
Diversidade cultural
Participação ativa
Escuta das crianças
Documentação pedagógica
Narrativa de experiências
Research-action-training
Cultural diversity
Active participation
Listening to children
Pedagogical documentation
Narrative of experiences
title_short Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas
title_full Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas
title_fullStr Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas
title_full_unstemmed Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas
title_sort Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas
author Horta, Ana Rita André da Graça
author_facet Horta, Ana Rita André da Graça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta, Ana Rita André da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-ação-formação
Diversidade cultural
Participação ativa
Escuta das crianças
Documentação pedagógica
Narrativa de experiências
Research-action-training
Cultural diversity
Active participation
Listening to children
Pedagogical documentation
Narrative of experiences
topic Investigação-ação-formação
Diversidade cultural
Participação ativa
Escuta das crianças
Documentação pedagógica
Narrativa de experiências
Research-action-training
Cultural diversity
Active participation
Listening to children
Pedagogical documentation
Narrative of experiences
description A investigação priorizou as influências que a Diversidade Cultural, pode repercutir nos processos de ensino e aprendizagem, como um fator extremamente positivo, tornando-se imperativo refletir sobre relações entre a cultura e a escola. Simultaneamente potenciar saberes prévios e a participação ativa das crianças, como futuros cidadãos, no Mundo. Atualmente, neste processo de Globalização, em que vivemos estes trabalhos realizados entre crianças, de outros continentes sensibilizou-nos para a diversidade de cultura entre Povos. Durante o intercâmbio escolar foi notória a curiosidade crescente, por diferentes vivências e culturas. Simultaneamente com este conhecimento também valorizaram mais o seu próprio país. A dimensão investigativa seguiu os princípios da investigação-ação-formação. A participação ativa emergiu das ideias /curiosidades, para a construção dos conhecimentos curriculares. A metodologia da investigação, foi suportada por instrumentos de produção e recolha de informações (planificações, reflexões, produções das crianças/fotografias, notas de campo e outros registos), que possibilitaram uma documentação narrativa das experiências pedagógicas desenvolvidas; Are we going to get to know each other better? Valuing cultural diversity and children’s protagonism, documenting pedagogical experiences Abstract: The research prioritized the influences that Cultural Diversity can have on teaching and learning processes, as an extremely positive factor, making it imperative to reflect on the relationship between culture and school. Simultaneously enhance prior knowledge and the active participation of children, as future citizens, in the world. Currently, in this process of globalization in which we live, these works carried out among children, from other continents, have sensitized them to the diversity of culture between nations. During the school exchange, the growing curiosity for different experiences and cultures was notorious. Simultaneously with this knowledge, they also valued their own country more. The research dimension followed the principles of research-action-training. Active participation emerged from ideas/curiosities for the construction of curricular knowledge. The research methodology was supported by instruments for the production and collection of information (plans, reflections, children's productions/photographs, field notes and other records), which enabled a narrative documentation of the pedagogical experiences developed.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05T16:14:13Z
2022-12-05
2022-05-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32830
http://hdl.handle.net/10174/32830
TID:203018702
url http://hdl.handle.net/10174/32830
identifier_str_mv TID:203018702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ana_rita_horta@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136699900493824