Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32830 |
Resumo: | A investigação priorizou as influências que a Diversidade Cultural, pode repercutir nos processos de ensino e aprendizagem, como um fator extremamente positivo, tornando-se imperativo refletir sobre relações entre a cultura e a escola. Simultaneamente potenciar saberes prévios e a participação ativa das crianças, como futuros cidadãos, no Mundo. Atualmente, neste processo de Globalização, em que vivemos estes trabalhos realizados entre crianças, de outros continentes sensibilizou-nos para a diversidade de cultura entre Povos. Durante o intercâmbio escolar foi notória a curiosidade crescente, por diferentes vivências e culturas. Simultaneamente com este conhecimento também valorizaram mais o seu próprio país. A dimensão investigativa seguiu os princípios da investigação-ação-formação. A participação ativa emergiu das ideias /curiosidades, para a construção dos conhecimentos curriculares. A metodologia da investigação, foi suportada por instrumentos de produção e recolha de informações (planificações, reflexões, produções das crianças/fotografias, notas de campo e outros registos), que possibilitaram uma documentação narrativa das experiências pedagógicas desenvolvidas; Are we going to get to know each other better? Valuing cultural diversity and children’s protagonism, documenting pedagogical experiences Abstract: The research prioritized the influences that Cultural Diversity can have on teaching and learning processes, as an extremely positive factor, making it imperative to reflect on the relationship between culture and school. Simultaneously enhance prior knowledge and the active participation of children, as future citizens, in the world. Currently, in this process of globalization in which we live, these works carried out among children, from other continents, have sensitized them to the diversity of culture between nations. During the school exchange, the growing curiosity for different experiences and cultures was notorious. Simultaneously with this knowledge, they also valued their own country more. The research dimension followed the principles of research-action-training. Active participation emerged from ideas/curiosities for the construction of curricular knowledge. The research methodology was supported by instruments for the production and collection of information (plans, reflections, children's productions/photographs, field notes and other records), which enabled a narrative documentation of the pedagogical experiences developed. |
id |
RCAP_c83c9e03638db2bf8cfb7abb2a9f223a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32830 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicasInvestigação-ação-formaçãoDiversidade culturalParticipação ativaEscuta das criançasDocumentação pedagógicaNarrativa de experiênciasResearch-action-trainingCultural diversityActive participationListening to childrenPedagogical documentationNarrative of experiencesA investigação priorizou as influências que a Diversidade Cultural, pode repercutir nos processos de ensino e aprendizagem, como um fator extremamente positivo, tornando-se imperativo refletir sobre relações entre a cultura e a escola. Simultaneamente potenciar saberes prévios e a participação ativa das crianças, como futuros cidadãos, no Mundo. Atualmente, neste processo de Globalização, em que vivemos estes trabalhos realizados entre crianças, de outros continentes sensibilizou-nos para a diversidade de cultura entre Povos. Durante o intercâmbio escolar foi notória a curiosidade crescente, por diferentes vivências e culturas. Simultaneamente com este conhecimento também valorizaram mais o seu próprio país. A dimensão investigativa seguiu os princípios da investigação-ação-formação. A participação ativa emergiu das ideias /curiosidades, para a construção dos conhecimentos curriculares. A metodologia da investigação, foi suportada por instrumentos de produção e recolha de informações (planificações, reflexões, produções das crianças/fotografias, notas de campo e outros registos), que possibilitaram uma documentação narrativa das experiências pedagógicas desenvolvidas; Are we going to get to know each other better? Valuing cultural diversity and children’s protagonism, documenting pedagogical experiences Abstract: The research prioritized the influences that Cultural Diversity can have on teaching and learning processes, as an extremely positive factor, making it imperative to reflect on the relationship between culture and school. Simultaneously enhance prior knowledge and the active participation of children, as future citizens, in the world. Currently, in this process of globalization in which we live, these works carried out among children, from other continents, have sensitized them to the diversity of culture between nations. During the school exchange, the growing curiosity for different experiences and cultures was notorious. Simultaneously with this knowledge, they also valued their own country more. The research dimension followed the principles of research-action-training. Active participation emerged from ideas/curiosities for the construction of curricular knowledge. The research methodology was supported by instruments for the production and collection of information (plans, reflections, children's productions/photographs, field notes and other records), which enabled a narrative documentation of the pedagogical experiences developed.Universidade de Évora2022-12-05T16:14:13Z2022-12-052022-05-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32830http://hdl.handle.net/10174/32830TID:203018702porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoana_rita_horta@hotmail.com229Horta, Ana Rita André da Graçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:34:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:49.211427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas |
title |
Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas |
spellingShingle |
Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas Horta, Ana Rita André da Graça Investigação-ação-formação Diversidade cultural Participação ativa Escuta das crianças Documentação pedagógica Narrativa de experiências Research-action-training Cultural diversity Active participation Listening to children Pedagogical documentation Narrative of experiences |
title_short |
Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas |
title_full |
Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas |
title_fullStr |
Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas |
title_sort |
Vamos conhecer melhor o outro? Valorizar a diversidade cultural e o protagonismo das crianças, documentando as experiências pedagógicas |
author |
Horta, Ana Rita André da Graça |
author_facet |
Horta, Ana Rita André da Graça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Horta, Ana Rita André da Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação-ação-formação Diversidade cultural Participação ativa Escuta das crianças Documentação pedagógica Narrativa de experiências Research-action-training Cultural diversity Active participation Listening to children Pedagogical documentation Narrative of experiences |
topic |
Investigação-ação-formação Diversidade cultural Participação ativa Escuta das crianças Documentação pedagógica Narrativa de experiências Research-action-training Cultural diversity Active participation Listening to children Pedagogical documentation Narrative of experiences |
description |
A investigação priorizou as influências que a Diversidade Cultural, pode repercutir nos processos de ensino e aprendizagem, como um fator extremamente positivo, tornando-se imperativo refletir sobre relações entre a cultura e a escola. Simultaneamente potenciar saberes prévios e a participação ativa das crianças, como futuros cidadãos, no Mundo. Atualmente, neste processo de Globalização, em que vivemos estes trabalhos realizados entre crianças, de outros continentes sensibilizou-nos para a diversidade de cultura entre Povos. Durante o intercâmbio escolar foi notória a curiosidade crescente, por diferentes vivências e culturas. Simultaneamente com este conhecimento também valorizaram mais o seu próprio país. A dimensão investigativa seguiu os princípios da investigação-ação-formação. A participação ativa emergiu das ideias /curiosidades, para a construção dos conhecimentos curriculares. A metodologia da investigação, foi suportada por instrumentos de produção e recolha de informações (planificações, reflexões, produções das crianças/fotografias, notas de campo e outros registos), que possibilitaram uma documentação narrativa das experiências pedagógicas desenvolvidas; Are we going to get to know each other better? Valuing cultural diversity and children’s protagonism, documenting pedagogical experiences Abstract: The research prioritized the influences that Cultural Diversity can have on teaching and learning processes, as an extremely positive factor, making it imperative to reflect on the relationship between culture and school. Simultaneously enhance prior knowledge and the active participation of children, as future citizens, in the world. Currently, in this process of globalization in which we live, these works carried out among children, from other continents, have sensitized them to the diversity of culture between nations. During the school exchange, the growing curiosity for different experiences and cultures was notorious. Simultaneously with this knowledge, they also valued their own country more. The research dimension followed the principles of research-action-training. Active participation emerged from ideas/curiosities for the construction of curricular knowledge. The research methodology was supported by instruments for the production and collection of information (plans, reflections, children's productions/photographs, field notes and other records), which enabled a narrative documentation of the pedagogical experiences developed. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-05T16:14:13Z 2022-12-05 2022-05-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32830 http://hdl.handle.net/10174/32830 TID:203018702 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32830 |
identifier_str_mv |
TID:203018702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação ana_rita_horta@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136699900493824 |