A EUROPA DAS NAÇÕES OU A NAÇÃO EUROPA: Mitos de Origem Passados e Presentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geary, Patrick
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rlec.5
Resumo: Este artigo começa por descrever os mitos de há muito padronizados da re-orientação dos espaços europeus trazida pela migração dos povos germânicos concomitante ao desmembramento do Império Romano. O posterior acréscimo de mitos de identidade em torno dos espaços ocupados tem sido cada vez mais debatido. Onde antes os mitos de origem espacial prevaleciam em histórias nacionais, ao longo do tempo eles sofreram mudanças no sentido de se tornarem mitos de essências nacionais ou étnicas, mitos que ainda possuem muita atração em lugares como Flandres, Catalunha ou partes da antiga Europa de Leste. Hoje, no entanto, assistimos a chamadas na Europa para histórias de identidade que transcendem a etnia, embora a questão permaneça quanto à forma como a história europeia pode ser reescrita para enfatizar a unidade sobre a especificidade étnica. A própria legitimidade de uma tal abordagem revisionista também não é clara. O que pode ser feito, por exemplo, com a herança cristã da Europa, quando a Europa é, sem dúvida agora pós-cristã em muitos aspectos? Em qualquer caso, os mitos que iriam estabilizar uma identidade europeia ainda não existem. Além do mais, as referências europeias estão cada vez mais amplas, incluindo, no mínimo, um grau de americanização e da presença do Islão. Tudo isto são coisas com que a Europa terá de lidar antes que se possa dizer que os hipotéticos mitos de identidade pan-europeus existem, tampouco são validados na vida dos seus cidadãos.
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spelling A EUROPA DAS NAÇÕES OU A NAÇÃO EUROPA: Mitos de Origem Passados e PresentesEUROPE OF NATIONS OR THE NATION OF EUROPE: Origin Myths Past and PresentArtigos temáticosEste artigo começa por descrever os mitos de há muito padronizados da re-orientação dos espaços europeus trazida pela migração dos povos germânicos concomitante ao desmembramento do Império Romano. O posterior acréscimo de mitos de identidade em torno dos espaços ocupados tem sido cada vez mais debatido. Onde antes os mitos de origem espacial prevaleciam em histórias nacionais, ao longo do tempo eles sofreram mudanças no sentido de se tornarem mitos de essências nacionais ou étnicas, mitos que ainda possuem muita atração em lugares como Flandres, Catalunha ou partes da antiga Europa de Leste. Hoje, no entanto, assistimos a chamadas na Europa para histórias de identidade que transcendem a etnia, embora a questão permaneça quanto à forma como a história europeia pode ser reescrita para enfatizar a unidade sobre a especificidade étnica. A própria legitimidade de uma tal abordagem revisionista também não é clara. O que pode ser feito, por exemplo, com a herança cristã da Europa, quando a Europa é, sem dúvida agora pós-cristã em muitos aspectos? Em qualquer caso, os mitos que iriam estabilizar uma identidade europeia ainda não existem. Além do mais, as referências europeias estão cada vez mais amplas, incluindo, no mínimo, um grau de americanização e da presença do Islão. Tudo isto são coisas com que a Europa terá de lidar antes que se possa dizer que os hipotéticos mitos de identidade pan-europeus existem, tampouco são validados na vida dos seus cidadãos.This article begins by outlining long-standard myths of the re-orientation of European spaces brought about by the migration of Germanic peoples attendant upon the break-up of the Roman Empire. The subsequent accretion of identity myths around the spaces occupied has been increasingly debated. Where once myths of spatial origin prevailed in national stories, over time these moved towards being myths of national or ethnic essences, myths which still possess much traction in such places as Flanders, Catalonia or parts of former Eastern Europe. Nowadays, however, we witness calls in Europe for identity stories that transcend ethnicity, although the question remains as to how European history might be rewritten to emphasize unity over ethnic specificity. The very legitimacy of such a revisionary approach is also unclear. What can be done, for example, with Europe’s Christian heritage, when Europe is arguably now post-Christian in many ways? In any event, the myths that would set in place a European identity do not yet exist. Apart from anything else, European references are constantly widening, including at the very least a degree of Americanization and the presence of Islam. These are all things Europe will have to come to terms with before hypothetical pan-European identity myths can be said to exist, let alone exhibit validity in the lives of its citizens.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2013-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rlec.5por2183-08862184-0458Geary, Patrickinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:20:06Zoai:journals.uminho.pt:article/1719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:13.203684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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