Divulgação de ciência como agente de cooperação internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana Alexandra Dias
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4701
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar a Divulgação de Ciência como umaaposta da Cooperação Internacional para o Desenvolvimentode modo a contribuir para a melhoria da Educação em Países subdesenvolvidos, nomeadamente, em Moçambique. No âmbito desta problemática é estudado o conceito de Ciência assim como oseu impacto na sociedade. Explicitando que o conhecimento científico é o indicador mais adequado para determinar o nível de modernização, desenvolvimento de um país. Posteriormente, faz-se uma análise pormenorizada do processo decooperação internacional actual tal como da evolução que este sofreu ao longodos tempos. O Projecto Matemática Ensino surge como o projecto-base nacional de outros dois projectos de cooperação internacional com Moçambique: o Pensas@moz(Plataforma de Ensino Assistido por Computador em Moçambique) e oOUTclass (Cooperação para a Aprendizagem). O Pensas@moz é analisado como um caso de sucesso evidente da cooperação portuguesa no âmbito doProcesso Educação e no domínio do Processo de Cooperação Internacional.O OUTclass apresenta-se ainda numa fase experimental, evidenciando no entanto, resultados positivos. Todos estes projectos se podem considerarcomo comunidades web. Finaliza-se com algumas considerações, onde se evidencia a relevância da partilha de conhecimentono sentido de caminharmos para a globalização do Saber, visando um desenvolvimento mundial.
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