Construir a competência cultural em estudantes da licenciatura de enfermagem - uma experiência pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=Ejh4l9hH
Resumo: Introdução: A formação de enfermeiros para a prestação cuidados de qualidade numa sociedade cada vez mais multicultural e global exige uma abordagem abrangente que enfatize a educação para a competência cultural. A competência cultural em enfermagem nos processos de cuidar expressa-se através da sensibilidade cultural face à experiência vivida pelas pessoas alvo dos cuidados de enfermagem, quer seja nos seus processos de transição vivencial, quer na especificidade cultural dos conceitos de saúde-doença. Objectivos: O objectivo deste trabalho foi avaliar o impacto de programa de promoção de competências culturais em estudantes da licenciatura de enfermagem, durante uma unidade curricular de opção- Cuidados de Enfermagem a Populações Imigrantes e Minorias Étnicas.Foi trabalhada a autoconsciencialização cultural enquanto processo de aprendizagem significativa. Metodologia: Os programas de formação de competências multiculturais baseados em técnicas experienciais têm por base a assunção de que os formandos aprendem melhor quando experienciam a cultura através de situações reais ou simuladas. Técnicas como o role-play, simulações, exercícios de auto-reflexão, grupos de discussão orientados para o processo foram utilizadas num grupo de 29 estudantes Curso de enfermagem. O impacto das interevenções foi realizado utilizando a California Brief Multicultural Competence Scale(CBMCS), de 21 itens, aplicada no início e no fim do plano curricular. Resultados: A escala, de 21 itens permite avaliar os níveis de:Conhecimentos sobre questões culturais:Consciência CulturalSensibilidade Cultural:Competências não étnicas.Observaram-se evoluções significativas nestes domínios. Conclusões: Os modelos de formação para a competência cultural dos enfermeiros devem ser integrados nos currículos da formação básica e estar presentes ao longo da formação profissional e formação pós-graduada.
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