Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justino, Elsa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sequeira, Sofia, Borgues, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6263
https://doi.org/10.34628/1va3-wb55
Resumo: Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 53-54 (2019). - p. 123-146.
id RCAP_c8642e894a33592b60380b26ab6a7528
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociaisIntervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 53-54 (2019). - p. 123-146.No ensino superior, a atribuição de bolsas de estudo, no âmbito do sistema de ação social integrado nas instituições de ensino superior, possibilita o direito à educação através de uma política social que se fundamenta na igualdade de oportunidades (Santos et al., 2017; Justino et al., 2018). Na atribuição destes apoios, através de um sistema de informação (plataforma eletrónica gerida e centralizada na Direção-Geral do Ensino Superior), o Assistente Social pode realizar todo o trabalho de avaliação e atribuição da prestação pecuniária sem que haja contacto com o beneficiário (Justino, 2018b). A visita domiciliária, à semelhança das entrevistas aos estudantes candidatos à atribuição de uma bolsa de estudo, é um dos recursos possíveis, e porventura, mais utilizado para a verificação e esclarecimento dos meios de subsistência, da situação socioeconómica ou de composição do agregado familiar que não se apresenta completamente esclarecida ou até das situações mais problemáticas e que não são passíveis de ser compreendidas através de documentação. A par da realização de centenas de entrevistas em gabinete, os Serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nos últimos 12 anos realizaram e documentaram mais de 400 visitas domiciliárias no interior norte do país, contrariando de alguma forma, a prática de outros profissionais da área, que estão enquadrados em serviços de ação social das universidades públicas portuguesas. Os resultados, com especial enfoque para o último ano letivo de 2018/2019 foram sistematizados em tipologias de visitas domiciliárias, e apontam para que a intervenção do Assistente Social, é determinante para que o benefício social seja corretamente atribuído e, nos casos mais extremos de pobreza, as visitas de verificação, tornam possível validar a atribuição da bolsa de estudo ou até aumentar o valor da prestação. Assim, este estudo pretende ser uma reflexão sobre a necessidade dos Assistentes Sociais desta área de atuação, integrarem de forma sistemática, práticas de intervenção que implicam incursões ao terreno e que contrariem lógicas tecnocráticas de avaliação das bolsas de estudo atribuídas aos estudantes do ensino superior.In higher education, the allowing of scholarships, within the framework of the social services of the higher education institutions, empowers the right to education through a social policy based on equal opportunities (Santos Et Al., 2016; Justino Et Al., 2018). In the distribution of these funds, through an information system (electronic platform managed and centralized in a Department of the Ministry of Science, Technology and Higher Education), the Social Worker carries out all his work of evaluation and distribution of the benefit without contact with the student (Justino, 2018b). The home visit, like the interviews, is one of the resources found to verify the socioeconomic condition of the student and is family. The Social Services of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (SASUTAD) in the last 12 years have carried out and documented more than 400 home visits in the hinterland of Portugal. The results, according to the typologies of home visits, indicate that the intervention of the Social Worker, is determinant for the social benefit to be correctly assign and, in the extreme cases of poverty, the verification visits, make it possible to confirm the scholarship grant or even increase is value. Thus, this study intends to be a reflection on the need of the Social Workers in this area, to integrate in a systematic way, practices that imply movements to the field and that contradict technocratic logics of evaluation of scholarships given to students of higher education.2022-03-25T18:10:04Z2022-03-252019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6263http://hdl.handle.net/11067/6263https://doi.org/10.34628/1va3-wb55porJustino, Elsa, e outros (2019). Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais. Intervenção Social, 53-54 (2019) 123-146.Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociaisJustino, ElsaSequeira, SofiaBorgues, Danielhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessJustino, ElsaSequeira, SofiaBorgues, Danielreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:48Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:26.922747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais
title Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais
spellingShingle Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais
Justino, Elsa
title_short Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais
title_full Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais
title_fullStr Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais
title_full_unstemmed Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais
title_sort Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais
author Justino, Elsa
author_facet Justino, Elsa
Sequeira, Sofia
Borgues, Daniel
author_role author
author2 Sequeira, Sofia
Borgues, Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justino, Elsa
Sequeira, Sofia
Borgues, Daniel
description Intervenção Social. - ISSN 0874-1611. - N. 53-54 (2019). - p. 123-146.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2022-03-25T18:10:04Z
2022-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/6263
http://hdl.handle.net/11067/6263
https://doi.org/10.34628/1va3-wb55
url http://hdl.handle.net/11067/6263
https://doi.org/10.34628/1va3-wb55
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Justino, Elsa, e outros (2019). Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais. Intervenção Social, 53-54 (2019) 123-146.
Visitas domiciliárias na ação social do ensino superior : uma reflexão sobre a prática dos assistentes sociais
Justino, Elsa
Sequeira, Sofia
Borgues, Daniel
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136736155009024