Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cristiana Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14032
Resumo: O estudo apresenta uma reflexão sobre a importância do design nas pequenas empresas e a influência da marca na diferenciação e criação de valor. Este aborda conceitos como a marca e temas como a origem da marca e a sua evolução ao longo da história. Foca-se ainda na importância da criação de uma marca, como geradora de valor numa empresa. Desta forma, a base do projeto centra-se no desenvolvimento de uma identidade gráfica, componente importante de uma marca, e na implementação de um plano estratégico para uma empresa de produção de flores. Esta é uma pequena empresa familiar, localizada em Vila Real, que produz uma variedade de flores mas que se concentra essencialmente na produção de rosas para o mercado nacional. Um dos problemas identificados na empresa é a ausência de uma identidade gráfica, o que não só dificulta o reconhecimento da empresa e dos produtos, como também impede a sua diferenciação e afirmação no mercado em que se insere. Assim, este projeto tem como objetivo combater os problemas da empresa, contribuindo para o seu crescimento. É por isso importante verificar de que forma a elaboração da marca e da estratégia reforçam o papel do design enquanto mediador de todos os processos.
id RCAP_c86a41d4fd8c438284dfacd5d7b637ae
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floriculturaDesignImagem de marcaIdentidadePequenas e médias empresasFloriculturaO estudo apresenta uma reflexão sobre a importância do design nas pequenas empresas e a influência da marca na diferenciação e criação de valor. Este aborda conceitos como a marca e temas como a origem da marca e a sua evolução ao longo da história. Foca-se ainda na importância da criação de uma marca, como geradora de valor numa empresa. Desta forma, a base do projeto centra-se no desenvolvimento de uma identidade gráfica, componente importante de uma marca, e na implementação de um plano estratégico para uma empresa de produção de flores. Esta é uma pequena empresa familiar, localizada em Vila Real, que produz uma variedade de flores mas que se concentra essencialmente na produção de rosas para o mercado nacional. Um dos problemas identificados na empresa é a ausência de uma identidade gráfica, o que não só dificulta o reconhecimento da empresa e dos produtos, como também impede a sua diferenciação e afirmação no mercado em que se insere. Assim, este projeto tem como objetivo combater os problemas da empresa, contribuindo para o seu crescimento. É por isso importante verificar de que forma a elaboração da marca e da estratégia reforçam o papel do design enquanto mediador de todos os processos.This study presents a reflection on the importance of design in small companies and the influence that the brand have to differentiate, and add value. Some concepts are addressed, like the brand origin and it’s evolution through history. It focuses on the importance of creating a brand, as a generator of value in a company. The project is based on the development of a graphic identity, the creation of a brand, and the implementation of a strategic plan for a flower production company. This is a small family company, located in Vila Real, that produces a variety of flowers, but focused especially in the production of roses for the national market. One of the problems identified in the company is the lack of graphic identity, that makes difficult for the company get recognition, and get a differentiation factor in the market in which operates. The purpose of this project is to help fight the company problems contributing to it’s growth. Therefore, it’s important to verify how the development of the brand and strategy, reinforce the the role of design as a mediator of all processes.Universidade de Aveiro2015-05-08T15:24:38Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14032TID:201570831porFernandes, Cristiana Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:53:48Zoai:ria.ua.pt:10773/14032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:53:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura
title Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura
spellingShingle Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura
Fernandes, Cristiana Teixeira
Design
Imagem de marca
Identidade
Pequenas e médias empresas
Floricultura
title_short Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura
title_full Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura
title_fullStr Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura
title_full_unstemmed Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura
title_sort Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura
author Fernandes, Cristiana Teixeira
author_facet Fernandes, Cristiana Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cristiana Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Imagem de marca
Identidade
Pequenas e médias empresas
Floricultura
topic Design
Imagem de marca
Identidade
Pequenas e médias empresas
Floricultura
description O estudo apresenta uma reflexão sobre a importância do design nas pequenas empresas e a influência da marca na diferenciação e criação de valor. Este aborda conceitos como a marca e temas como a origem da marca e a sua evolução ao longo da história. Foca-se ainda na importância da criação de uma marca, como geradora de valor numa empresa. Desta forma, a base do projeto centra-se no desenvolvimento de uma identidade gráfica, componente importante de uma marca, e na implementação de um plano estratégico para uma empresa de produção de flores. Esta é uma pequena empresa familiar, localizada em Vila Real, que produz uma variedade de flores mas que se concentra essencialmente na produção de rosas para o mercado nacional. Um dos problemas identificados na empresa é a ausência de uma identidade gráfica, o que não só dificulta o reconhecimento da empresa e dos produtos, como também impede a sua diferenciação e afirmação no mercado em que se insere. Assim, este projeto tem como objetivo combater os problemas da empresa, contribuindo para o seu crescimento. É por isso importante verificar de que forma a elaboração da marca e da estratégia reforçam o papel do design enquanto mediador de todos os processos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-05-08T15:24:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14032
TID:201570831
url http://hdl.handle.net/10773/14032
identifier_str_mv TID:201570831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543535761555456