Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14032 |
Resumo: | O estudo apresenta uma reflexão sobre a importância do design nas pequenas empresas e a influência da marca na diferenciação e criação de valor. Este aborda conceitos como a marca e temas como a origem da marca e a sua evolução ao longo da história. Foca-se ainda na importância da criação de uma marca, como geradora de valor numa empresa. Desta forma, a base do projeto centra-se no desenvolvimento de uma identidade gráfica, componente importante de uma marca, e na implementação de um plano estratégico para uma empresa de produção de flores. Esta é uma pequena empresa familiar, localizada em Vila Real, que produz uma variedade de flores mas que se concentra essencialmente na produção de rosas para o mercado nacional. Um dos problemas identificados na empresa é a ausência de uma identidade gráfica, o que não só dificulta o reconhecimento da empresa e dos produtos, como também impede a sua diferenciação e afirmação no mercado em que se insere. Assim, este projeto tem como objetivo combater os problemas da empresa, contribuindo para o seu crescimento. É por isso importante verificar de que forma a elaboração da marca e da estratégia reforçam o papel do design enquanto mediador de todos os processos. |
id |
RCAP_c86a41d4fd8c438284dfacd5d7b637ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14032 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floriculturaDesignImagem de marcaIdentidadePequenas e médias empresasFloriculturaO estudo apresenta uma reflexão sobre a importância do design nas pequenas empresas e a influência da marca na diferenciação e criação de valor. Este aborda conceitos como a marca e temas como a origem da marca e a sua evolução ao longo da história. Foca-se ainda na importância da criação de uma marca, como geradora de valor numa empresa. Desta forma, a base do projeto centra-se no desenvolvimento de uma identidade gráfica, componente importante de uma marca, e na implementação de um plano estratégico para uma empresa de produção de flores. Esta é uma pequena empresa familiar, localizada em Vila Real, que produz uma variedade de flores mas que se concentra essencialmente na produção de rosas para o mercado nacional. Um dos problemas identificados na empresa é a ausência de uma identidade gráfica, o que não só dificulta o reconhecimento da empresa e dos produtos, como também impede a sua diferenciação e afirmação no mercado em que se insere. Assim, este projeto tem como objetivo combater os problemas da empresa, contribuindo para o seu crescimento. É por isso importante verificar de que forma a elaboração da marca e da estratégia reforçam o papel do design enquanto mediador de todos os processos.This study presents a reflection on the importance of design in small companies and the influence that the brand have to differentiate, and add value. Some concepts are addressed, like the brand origin and it’s evolution through history. It focuses on the importance of creating a brand, as a generator of value in a company. The project is based on the development of a graphic identity, the creation of a brand, and the implementation of a strategic plan for a flower production company. This is a small family company, located in Vila Real, that produces a variety of flowers, but focused especially in the production of roses for the national market. One of the problems identified in the company is the lack of graphic identity, that makes difficult for the company get recognition, and get a differentiation factor in the market in which operates. The purpose of this project is to help fight the company problems contributing to it’s growth. Therefore, it’s important to verify how the development of the brand and strategy, reinforce the the role of design as a mediator of all processes.Universidade de Aveiro2015-05-08T15:24:38Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14032TID:201570831porFernandes, Cristiana Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:53:48Zoai:ria.ua.pt:10773/14032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:53:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura |
title |
Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura |
spellingShingle |
Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura Fernandes, Cristiana Teixeira Design Imagem de marca Identidade Pequenas e médias empresas Floricultura |
title_short |
Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura |
title_full |
Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura |
title_fullStr |
Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura |
title_full_unstemmed |
Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura |
title_sort |
Design estratégico e criação de uma identidade gráfica: um projeto de branding para a área da floricultura |
author |
Fernandes, Cristiana Teixeira |
author_facet |
Fernandes, Cristiana Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Cristiana Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Imagem de marca Identidade Pequenas e médias empresas Floricultura |
topic |
Design Imagem de marca Identidade Pequenas e médias empresas Floricultura |
description |
O estudo apresenta uma reflexão sobre a importância do design nas pequenas empresas e a influência da marca na diferenciação e criação de valor. Este aborda conceitos como a marca e temas como a origem da marca e a sua evolução ao longo da história. Foca-se ainda na importância da criação de uma marca, como geradora de valor numa empresa. Desta forma, a base do projeto centra-se no desenvolvimento de uma identidade gráfica, componente importante de uma marca, e na implementação de um plano estratégico para uma empresa de produção de flores. Esta é uma pequena empresa familiar, localizada em Vila Real, que produz uma variedade de flores mas que se concentra essencialmente na produção de rosas para o mercado nacional. Um dos problemas identificados na empresa é a ausência de uma identidade gráfica, o que não só dificulta o reconhecimento da empresa e dos produtos, como também impede a sua diferenciação e afirmação no mercado em que se insere. Assim, este projeto tem como objetivo combater os problemas da empresa, contribuindo para o seu crescimento. É por isso importante verificar de que forma a elaboração da marca e da estratégia reforçam o papel do design enquanto mediador de todos os processos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-05-08T15:24:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14032 TID:201570831 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14032 |
identifier_str_mv |
TID:201570831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543535761555456 |