Abandono escolar precoce na Guiné-Bissau: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Si, Alfa Umaru
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24090
Resumo: A presente investigação esta subordinada ao tema do abandono escolar precoce na GuinéBissau. O trabalho propõe compreender de uma forma ampla as principais causas que estão na base do abandono escolar precoce na Guiné-Bissau a partir de um estudo de caso na Região de Biombo, concretamente no Setor de Prabis mediante a apreciação de duas escolas: a unidade escolar Don Settimio Arturo Ferrazzette e o Complexo Educativo Comandante Hugo Chaves Frias. Para a recolha dos dados realizámos contactos com os indivíduos nos seus contextos, recorrendo-se à metodologia qualitativa. Esta permitiunos compreender a maneira como os sujeitos inquiridos pensam, sentem e vivem o fenómeno em estudo. As principais causas que favorecem o abandono escolar na GuinéBissau são múltiplas. Entre elas encontramos: a fraca disseminação, acompanhamento e promoção das políticas educativas, sobretudo aquelas que definiram o ensino básico de gratuito, obrigatório e universal; os elevados preços das propinas e uniformes; as altas taxas de reprovação; as constantes greves no setor, a falta de registo de nascimento; o trabalho infantil, entre outras. Podemos concluir que a Guiné-Bissau, em particular a região de Biombo, apresenta um quadro preocupante dos fatores que ocasionam o abandono escolar, e que urge adotar medidas corretivas como forma de reduzir a deserção dos alunos.
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