Abandono escolar precoce na Guiné-Bissau: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24090 |
Resumo: | A presente investigação esta subordinada ao tema do abandono escolar precoce na GuinéBissau. O trabalho propõe compreender de uma forma ampla as principais causas que estão na base do abandono escolar precoce na Guiné-Bissau a partir de um estudo de caso na Região de Biombo, concretamente no Setor de Prabis mediante a apreciação de duas escolas: a unidade escolar Don Settimio Arturo Ferrazzette e o Complexo Educativo Comandante Hugo Chaves Frias. Para a recolha dos dados realizámos contactos com os indivíduos nos seus contextos, recorrendo-se à metodologia qualitativa. Esta permitiunos compreender a maneira como os sujeitos inquiridos pensam, sentem e vivem o fenómeno em estudo. As principais causas que favorecem o abandono escolar na GuinéBissau são múltiplas. Entre elas encontramos: a fraca disseminação, acompanhamento e promoção das políticas educativas, sobretudo aquelas que definiram o ensino básico de gratuito, obrigatório e universal; os elevados preços das propinas e uniformes; as altas taxas de reprovação; as constantes greves no setor, a falta de registo de nascimento; o trabalho infantil, entre outras. Podemos concluir que a Guiné-Bissau, em particular a região de Biombo, apresenta um quadro preocupante dos fatores que ocasionam o abandono escolar, e que urge adotar medidas corretivas como forma de reduzir a deserção dos alunos. |
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Abandono escolar precoce na Guiné-Bissau: um estudo de casoEducação -- EducationAbandono escolar -- School abandonmentEnsino básicoGuiné-BissauAdministração escolarRegião de BiomboBasic educationGuinea BissauSchool administrationBiombo regionA presente investigação esta subordinada ao tema do abandono escolar precoce na GuinéBissau. O trabalho propõe compreender de uma forma ampla as principais causas que estão na base do abandono escolar precoce na Guiné-Bissau a partir de um estudo de caso na Região de Biombo, concretamente no Setor de Prabis mediante a apreciação de duas escolas: a unidade escolar Don Settimio Arturo Ferrazzette e o Complexo Educativo Comandante Hugo Chaves Frias. Para a recolha dos dados realizámos contactos com os indivíduos nos seus contextos, recorrendo-se à metodologia qualitativa. Esta permitiunos compreender a maneira como os sujeitos inquiridos pensam, sentem e vivem o fenómeno em estudo. As principais causas que favorecem o abandono escolar na GuinéBissau são múltiplas. Entre elas encontramos: a fraca disseminação, acompanhamento e promoção das políticas educativas, sobretudo aquelas que definiram o ensino básico de gratuito, obrigatório e universal; os elevados preços das propinas e uniformes; as altas taxas de reprovação; as constantes greves no setor, a falta de registo de nascimento; o trabalho infantil, entre outras. Podemos concluir que a Guiné-Bissau, em particular a região de Biombo, apresenta um quadro preocupante dos fatores que ocasionam o abandono escolar, e que urge adotar medidas corretivas como forma de reduzir a deserção dos alunos.The present research is subordinated to the theme of early school leaving in GuineaBissau. The work proposes to understand in a broad way the main causes of early school leaving in Guinea-Bissau from a case study in the Region of Biombo, specifically in the Sector of Prabis through the assessment of two schools: the school unit Don Settimio Arturo Ferrazzette and the educational complex Comandante Hugo Chaves Frias. To collect the data, we made contact with individuals in their contexts, using qualitative methodology. This allowed to understand how the respondents think, feel and live the phenomenon under study. The main causes that favour school abandonment in GuineaBissau are multiple. Among them we find: the weak dissemination, monitoring and promotion of educational policies, especially those that defined free, compulsory and universal basic education; the high prices of fees and uniforms; the high failure rates; the constant strikes in the sector, the lack of birth registration; child labour, among others. We can conclude that Guinea-Bissau, in particular the region of Biombo, presents a worrying picture of the factors that cause school dropout, and that it is urgent to adopt corrective measures as a way to reduce the dropout of students.2022-01-14T11:53:52Z2021-11-30T00:00:00Z2021-11-302021-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24090TID:202803392porSi, Alfa Umaruinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:25Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:11.746622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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