Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8499 |
Resumo: | Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem. |
id |
RCAP_c8b18066765187eb6ed9e5126552332b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8499 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distânciaFórum on-lineEducação a distânciaAprendizagem colaborativaColaboraçãoDistance educationOnline forumCollaborationCollaborative learningComo os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.How can online forums be strategic spaces for the development of collaborative learning skills? The present study started from this questioning and focused on the interaction of Portuguese and Spanish students in online discussion forums in subjects related to Education and offered by the Open University (UAb) of Portugal and the National University of Distance Education (UNED) of Spain. Interaction data were collected and analyzed qualitatively in function of different didactic strategies developed by the teachers. The results revealed different strategic approaches that can be used in online forums such as the diversification of the types of questions proposed and the activities requested, involving several formats of interaction and participation in these learning spaces.Repositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraSantos, Vanessa Matos dosRomero, Cristina Sánchez2019-09-11T15:22:41Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8499porBarros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina Sánchez - Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância. "Revista Diálogo Educacional" [Em linha]. ISSN 1518-3483 (Print) 1981-416X (Online). Vol. 19, nº 60 (jan./mar. 2019), p. 221-2451518-3483 (Print)10.7213/1981-416X.19.060.DS10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:30:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:32.312493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância |
title |
Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância |
spellingShingle |
Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância Barros, Daniela Melaré Vieira Fórum on-line Educação a distância Aprendizagem colaborativa Colaboração Distance education Online forum Collaboration Collaborative learning |
title_short |
Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância |
title_full |
Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância |
title_fullStr |
Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância |
title_sort |
Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância |
author |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_facet |
Barros, Daniela Melaré Vieira Santos, Vanessa Matos dos Romero, Cristina Sánchez |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Vanessa Matos dos Romero, Cristina Sánchez |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira Santos, Vanessa Matos dos Romero, Cristina Sánchez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fórum on-line Educação a distância Aprendizagem colaborativa Colaboração Distance education Online forum Collaboration Collaborative learning |
topic |
Fórum on-line Educação a distância Aprendizagem colaborativa Colaboração Distance education Online forum Collaboration Collaborative learning |
description |
Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-11T15:22:41Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/8499 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/8499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina Sánchez - Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância. "Revista Diálogo Educacional" [Em linha]. ISSN 1518-3483 (Print) 1981-416X (Online). Vol. 19, nº 60 (jan./mar. 2019), p. 221-245 1518-3483 (Print) 10.7213/1981-416X.19.060.DS10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135066313457664 |