Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Vanessa Matos dos, Romero, Cristina Sánchez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8499
Resumo: Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.
id RCAP_c8b18066765187eb6ed9e5126552332b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distânciaFórum on-lineEducação a distânciaAprendizagem colaborativaColaboraçãoDistance educationOnline forumCollaborationCollaborative learningComo os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.How can online forums be strategic spaces for the development of collaborative learning skills? The present study started from this questioning and focused on the interaction of Portuguese and Spanish students in online discussion forums in subjects related to Education and offered by the Open University (UAb) of Portugal and the National University of Distance Education (UNED) of Spain. Interaction data were collected and analyzed qualitatively in function of different didactic strategies developed by the teachers. The results revealed different strategic approaches that can be used in online forums such as the diversification of the types of questions proposed and the activities requested, involving several formats of interaction and participation in these learning spaces.Repositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraSantos, Vanessa Matos dosRomero, Cristina Sánchez2019-09-11T15:22:41Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8499porBarros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina Sánchez - Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância. "Revista Diálogo Educacional" [Em linha]. ISSN 1518-3483 (Print) 1981-416X (Online). Vol. 19, nº 60 (jan./mar. 2019), p. 221-2451518-3483 (Print)10.7213/1981-416X.19.060.DS10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:30:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:32.312493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
title Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
spellingShingle Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
Barros, Daniela Melaré Vieira
Fórum on-line
Educação a distância
Aprendizagem colaborativa
Colaboração
Distance education
Online forum
Collaboration
Collaborative learning
title_short Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
title_full Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
title_fullStr Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
title_full_unstemmed Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
title_sort Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
Santos, Vanessa Matos dos
Romero, Cristina Sánchez
author_role author
author2 Santos, Vanessa Matos dos
Romero, Cristina Sánchez
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Santos, Vanessa Matos dos
Romero, Cristina Sánchez
dc.subject.por.fl_str_mv Fórum on-line
Educação a distância
Aprendizagem colaborativa
Colaboração
Distance education
Online forum
Collaboration
Collaborative learning
topic Fórum on-line
Educação a distância
Aprendizagem colaborativa
Colaboração
Distance education
Online forum
Collaboration
Collaborative learning
description Como os fóruns on-line podem ser espaços estratégicos para o desenvolvimento de habilidades colaborativas para aprendizagem? O presente estudo partiu deste questionamento e focalizou a interação de estudantes portugueses e espanhóis em fóruns on-line de discussão em duas disciplinas da área da Educação ofertadas pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal e pela Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) da Espanha. Os dados interacionais foram coletados e analisados qualitativamente em função de diferentes estratégias didáticas desenvolvidas pelos docentes. Os resultados revelaram distintas abordagens estratégicas que podem ser utilizadas em fóruns on-line como, por exemplo, a diversificação dos tipos de questões propostas e as atividades solicitadas, envolvendo diversos formatos de interação e participação nesses espaços de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11T15:22:41Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8499
url http://hdl.handle.net/10400.2/8499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira; Santos, Vanessa Matos dos; Romero, Cristina Sánchez - Estratégias para o trabalho colaborativo: revisitando o uso de fóruns on-line na educação a distância. "Revista Diálogo Educacional" [Em linha]. ISSN 1518-3483 (Print) 1981-416X (Online). Vol. 19, nº 60 (jan./mar. 2019), p. 221-245
1518-3483 (Print)
10.7213/1981-416X.19.060.DS10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135066313457664