O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Rita Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14250
Resumo: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_c8b59d2c58c1a38de9785854a734ef9b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14250
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugalmarcaemployer brandingsocialização organizacionalcomprometimento organizacionalcultura organizacionalmissão e valoresBrandorganizational socializationorganizational commitmentorganizational commitmentorganizational culturemission and values.Mestrado em Gestão de Recursos HumanosAs marcas tornaram-se na sociedade moderna mecanismos poderosos de diferenciação, identificação ao consumidor e vantagem competitiva de negócio. Algumas empresas associam a sua marca à qualidade e diferenciação dos seus produtos em relação aos seus concorrentes, contudo existem empresas que levam esta premissa mais além, e tentam associar à imagem de marca o atendimento que proporcionam ao cliente e a imagem dos seus colaboradores como fonte de diferenciação e identificação do consumidor. Com o intuito de aprofundar melhor este fenómeno, este trabalho de investigação é aplicado à realidade da Starbucks Coffee Portugal com o objetivo de compreender de que forma a empresa consegue envolver os seus colaboradores com a cultura, valores e missão da empresa, e consequentemente como é que os processos de socialização organizacional utilizados fomentam a que os seus colaboradores se sintam responsáveis e comprometidos com a empresa/marca, levando-os a adotar comportamentos de exposição da marca para o exterior e consequentemente torna-os a imagem da organização. Esta dissertação aborda a importância do desenvolvimento de employer branding e quanto este envolvimento com a empresa/marca por parte dos colaboradores é positivo para o sucesso organizacional.As brands have become very powerful in our modern society, consumer identification and competitive business are advantageous tools for businesses to take advantage of. Some companies associate their own brand and quality with their competitors, but there are companies that take this premise further, and try to associate their brand image or service with the image of their employees as a source of differentiation and identification for the consumer. In order to better understand this phenomenon, this research work is applied to Starbucks Coffee Portugal in order to understand how the company is able to involve its employees with the culture, values and mission of the company. Consequently the processes of organizational socialization used was investigated, in essence theencouragement of the company's employees to feel responsible and committed to the company / brand, leading them to adopt behaviors of exposing the brand outside of work and subsequently making them the brand image of the organization. This dissertation focuses heavily on the importance of the development of employer branding and on how much the involvement of the employees with the company / brand is positive for organizational success.Instituto Superior de Economia e GestãoGomes, JorgeRepositório da Universidade de LisboaPereira, Ana Rita Lopes2017-11-13T09:29:44Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14250porPereira, Ana Rita Lopes (2017). "O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:06.753014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal
title O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal
spellingShingle O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal
Pereira, Ana Rita Lopes
marca
employer branding
socialização organizacional
comprometimento organizacional
cultura organizacional
missão e valores
Brand
organizational socialization
organizational commitment
organizational commitment
organizational culture
mission and values.
title_short O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal
title_full O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal
title_fullStr O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal
title_full_unstemmed O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal
title_sort O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal
author Pereira, Ana Rita Lopes
author_facet Pereira, Ana Rita Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Jorge
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Rita Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv marca
employer branding
socialização organizacional
comprometimento organizacional
cultura organizacional
missão e valores
Brand
organizational socialization
organizational commitment
organizational commitment
organizational culture
mission and values.
topic marca
employer branding
socialização organizacional
comprometimento organizacional
cultura organizacional
missão e valores
Brand
organizational socialization
organizational commitment
organizational commitment
organizational culture
mission and values.
description Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-13T09:29:44Z
2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14250
url http://hdl.handle.net/10400.5/14250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Ana Rita Lopes (2017). "O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131088467001344