O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14250 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
id |
RCAP_c8b59d2c58c1a38de9785854a734ef9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14250 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugalmarcaemployer brandingsocialização organizacionalcomprometimento organizacionalcultura organizacionalmissão e valoresBrandorganizational socializationorganizational commitmentorganizational commitmentorganizational culturemission and values.Mestrado em Gestão de Recursos HumanosAs marcas tornaram-se na sociedade moderna mecanismos poderosos de diferenciação, identificação ao consumidor e vantagem competitiva de negócio. Algumas empresas associam a sua marca à qualidade e diferenciação dos seus produtos em relação aos seus concorrentes, contudo existem empresas que levam esta premissa mais além, e tentam associar à imagem de marca o atendimento que proporcionam ao cliente e a imagem dos seus colaboradores como fonte de diferenciação e identificação do consumidor. Com o intuito de aprofundar melhor este fenómeno, este trabalho de investigação é aplicado à realidade da Starbucks Coffee Portugal com o objetivo de compreender de que forma a empresa consegue envolver os seus colaboradores com a cultura, valores e missão da empresa, e consequentemente como é que os processos de socialização organizacional utilizados fomentam a que os seus colaboradores se sintam responsáveis e comprometidos com a empresa/marca, levando-os a adotar comportamentos de exposição da marca para o exterior e consequentemente torna-os a imagem da organização. Esta dissertação aborda a importância do desenvolvimento de employer branding e quanto este envolvimento com a empresa/marca por parte dos colaboradores é positivo para o sucesso organizacional.As brands have become very powerful in our modern society, consumer identification and competitive business are advantageous tools for businesses to take advantage of. Some companies associate their own brand and quality with their competitors, but there are companies that take this premise further, and try to associate their brand image or service with the image of their employees as a source of differentiation and identification for the consumer. In order to better understand this phenomenon, this research work is applied to Starbucks Coffee Portugal in order to understand how the company is able to involve its employees with the culture, values and mission of the company. Consequently the processes of organizational socialization used was investigated, in essence theencouragement of the company's employees to feel responsible and committed to the company / brand, leading them to adopt behaviors of exposing the brand outside of work and subsequently making them the brand image of the organization. This dissertation focuses heavily on the importance of the development of employer branding and on how much the involvement of the employees with the company / brand is positive for organizational success.Instituto Superior de Economia e GestãoGomes, JorgeRepositório da Universidade de LisboaPereira, Ana Rita Lopes2017-11-13T09:29:44Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14250porPereira, Ana Rita Lopes (2017). "O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:06.753014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal |
title |
O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal |
spellingShingle |
O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal Pereira, Ana Rita Lopes marca employer branding socialização organizacional comprometimento organizacional cultura organizacional missão e valores Brand organizational socialization organizational commitment organizational commitment organizational culture mission and values. |
title_short |
O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal |
title_full |
O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal |
title_fullStr |
O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal |
title_full_unstemmed |
O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal |
title_sort |
O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal |
author |
Pereira, Ana Rita Lopes |
author_facet |
Pereira, Ana Rita Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Jorge Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Rita Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marca employer branding socialização organizacional comprometimento organizacional cultura organizacional missão e valores Brand organizational socialization organizational commitment organizational commitment organizational culture mission and values. |
topic |
marca employer branding socialização organizacional comprometimento organizacional cultura organizacional missão e valores Brand organizational socialization organizational commitment organizational commitment organizational culture mission and values. |
description |
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-13T09:29:44Z 2017-10 2017-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14250 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, Ana Rita Lopes (2017). "O poder dos recursos humanos na construção da imagem de marca : o caso da empresa Starbucks Coffee Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552707429335040 |