Fluency Protocol Validation and Norms for Adults and Older People Among the Portuguese Population

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Ana Catarina Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11894
Resumo: Fluency Tasks are commonly used in neuropsychological assessment due to their briefness, easiness of administration, independency from special equipment, and their sensitivity to cognitive decline resulting from serious clinical conditions. These tests allow the access to information regarding several cognitive domains, namely language, executive functions, processing speed, lexical retrieval, verbal production, and semantic memory. The Fluency protocol was administered to 195 cognitively healthy adults and older adults residents in the community, who were stratified according to various sociodemographic variables with a distribution similar to that observed in the Portuguese population. This study aimed to analyze the influence of sociodemographic variables on the participant's performance and establish normative data for the Portuguese population. Education level contributed significantly to the prediction of the Fluency scores. Thus, the normative data for the Portuguese population were established considering the strata levels of education included in this study.
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spelling Fluency Protocol Validation and Norms for Adults and Older People Among the Portuguese PopulationAvaliação NeuropsicológicaDeclínio CognitivoEnvelhecimentoFluência VerbalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaFluency Tasks are commonly used in neuropsychological assessment due to their briefness, easiness of administration, independency from special equipment, and their sensitivity to cognitive decline resulting from serious clinical conditions. These tests allow the access to information regarding several cognitive domains, namely language, executive functions, processing speed, lexical retrieval, verbal production, and semantic memory. The Fluency protocol was administered to 195 cognitively healthy adults and older adults residents in the community, who were stratified according to various sociodemographic variables with a distribution similar to that observed in the Portuguese population. This study aimed to analyze the influence of sociodemographic variables on the participant's performance and establish normative data for the Portuguese population. Education level contributed significantly to the prediction of the Fluency scores. Thus, the normative data for the Portuguese population were established considering the strata levels of education included in this study.Introdução O Protocolo de Fluência Verbal é amplamente utilizado na avaliação neuropsicológica, devido à sua brevidade, facilidade de administração e sensibilidade ao declínio cognitivo associado a diferentes patologias. A Fluência Verbal está dependente do funcionamento dos lobos frontais e temporais do hemisfério esquerdo. Pessoas com lesões nestas áreas apresentam piores desempenhos na prova o que pode ser indicador de problemas no domínio das funções executivas, da linguagem ou em ambos. Esta prova consiste em instruir os participantes a gerarem o maior número de palavras que consigam durante sessenta segundos, seguindo instruções específicas. Este teste permite aceder a informação relativa à linguagem, funções executivas, velocidade de processamento, recuperação lexical e produção verbal, fundamental para a avaliação clínica em diferentes contextos. Apesar de se tratar de uma prova muito útil em termos clínicos e de investigação, carece de dados normativos para a população Portuguesa e, apesar da sua ampla utilização, são escassos os estudos sobre a influência das variáveis sociodemográficas no desempenho da fluência verbal. Este estudo tem como objetivos: estabelecer dados normativos para a população portuguesa e analisar a influência de variáveis sociodemográficas (idade, sexo, escolaridade, região geográfica, área de residência, com uma distribuição semelhante à observada na população portuguesa) no desempenho do teste de fluências. Metodologia A amostra deste estudo é constituída por 195 indivíduos voluntários cognitivamente saudáveis com idade igual ou superior a 50 anos, residentes em todo o território português. Os critérios de inclusão para a participação no estudo foram: ter idade igual ou superior a 50 anos; ser cognitivamente saudável com autonomia nas atividades de vida diária; ter a língua Portuguesa como língua materna, ter estudado em Portugal e não apresentar défices motores, visuais ou auditivos, que possam afetar o desempenho nos testes. Por outro lado, os critérios de exclusão foram: ter histórico de alcoolismo ou abuso de substâncias; doenças neurológicas ou psiquiátricas; patologias crónicas com impacto na cognição; queixas depressivas significativas e sujeitos que consumam medicação com possível impacto na cognição (por exemplo, psicotrópicos ou psicofármacos). Todos os participantes foram submetidos a uma entrevista individual, na qual responderam a um questionário sociodemográfico e a um inventário do estado atual de saúde, de hábitos anteriores e histórico médico. De seguida os participantes responderam a uma bateria de avaliação neuropsicológica constituída pelos seguintes testes: TeLPI, MMSE, TDR, MoCA, GDS-30 e o IAFAI. Todos os participantes que apresentaram um desempenho normal em todas as provas anteriores foram incluídos na amostra e responderam ao Protocolo de Fluências Verbais. Resultados Participaram no estudo 195 indivíduos (média de idade = 67.35 ± 9.137 [50-99]; média de educação = 8.69 ± 4.691 [2-22]). Relativamente aos resultados, a análise das propriedades psicométricas gerais do Protocolo de Fluências, revelou uma excelente consistência interna (a=.933). Foi também observada uma influência significativa da idade e escolaridade no desempenho dos participantes. Posteriormente foi realizada uma correlação de coeficientes com estas duas variáveis (idade e escolaridade) que permitiu verificar que o nível de escolaridade contribui significativamente para o total da variância explicada dos resultados da prova com um grande Effect size, destacandose relativamente às restantes variáveis. Este resultado foi corroborado pelos modelos de regressão calculados. Assim, os dados normativos para a população portuguesa foram estabelecidos tendo em conta os níveis de escolaridade estratificados neste estudo. Discussão de Resultados / Conclusões Este estudo revelou que o Protocolo de Fluência é um instrumento fiável, válido, sensível e preciso para a avaliação cognitiva da População Portuguesa. As normas estabelecidas em função da escolaridade, com pontos de corte para um resultado normativo nesta prova, poderá constituir um importante indicador em termos de desenvolvimento de processos de avaliação e reabilitação neuropsicológica. Este estudo normativo poderá, assim, ter importantes repercussões ao nível da avaliação neuropsicológica, nomeadamente em quadros de disfunção cognitiva resultante de diversas patologias psiquiátricas e neurológicas e no desenvolvimento de investigação nesta área.Afonso, Rosa Marina Lopes Brás MartinsFreitas, SandrauBibliorumBarradas, Ana Catarina Amaral2022-01-17T17:12:59Z2021-07-142021-06-142021-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11894TID:202856470enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:39Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:34.758593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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