Iconografia da Mater Omnium na arte portuguesa: do culto do Espírito Santo ao de Nossa Senhora da Misericórdia (séculos XVI-XVIII)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviii |
Resumo: | <p>A iconografia da Senhora da Misericórdia, ou Mater Omnium, multiplicou-se na arte portuguesa e do Mundo Português, a partir de 1500, com características nacionalizadas e pressupostos ideológicos específicos. Tanto em painéis de integração retabular (Misericórdias de Sesimbra, Viana do Castelo, Cascais, Colares), Bandeiras de Misericórdia (Alcochete, Linhares, Óbidos), baixos-relevos (Conceição de Lisboa, Misericórdia de Abrantes), iluminuras, gravuras, azulejos e têxteis, a feição assumida pela Mater Omnium superou as suas fontes mediévicas (cistercienses e franciscanas), assumindo um discurso sui generis com acolhimento tanto na metrópole como nas possessões ultramarinas. Este modelo gera obras tanto eruditas como de expressão popular, do século XVI ao XX, e demonstra força de convencimento e poder didascálico. O modelo criado, com formidável acolhimento das comunidades, prolongou de forma consequente o culto das Confrarias e Hospitais do Santo Espírito tão comum nas cidades e vilas portuguesas do Outono da Idade Média, com referenciais explícitos ao Espírito Santo na sua expressão mais fraterna e assistencial, e adequou a si as teses de Joaquim de Fiore, incorporando o modelo imaculista da Senhora da Conceição. O resultado foi o sucesso formidável da Virgem do Manto, acolhedora de papas, reis, imperadores, cardeais, bispos, frades, nobres, burgueses e mendigos, num momento em que o Reino se expandia e uma primeira globalização mundial era possível. Dentro de invariantes e soluções plásticas alternativas, a nossa arte da Idade Moderna soube criar um formidável cânone imagético, com características nacionais sui-generis, com expressão da Índia ao Brasil, Marrocos e costa africana, que prolonga, nas suas remotas raízes trans-memoriais, a espiritualidade das velhas irmandades do Espírito Santo e de temas como a Visitação e o Pentecostes.</p> |
id |
RCAP_c8b9a0a112ca004a568fb823bbad7d09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.cepese.pt:pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviii |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Iconografia da Mater Omnium na arte portuguesa: do culto do Espírito Santo ao de Nossa Senhora da Misericórdia (séculos XVI-XVIII)<p>A iconografia da Senhora da Misericórdia, ou Mater Omnium, multiplicou-se na arte portuguesa e do Mundo Português, a partir de 1500, com características nacionalizadas e pressupostos ideológicos específicos. Tanto em painéis de integração retabular (Misericórdias de Sesimbra, Viana do Castelo, Cascais, Colares), Bandeiras de Misericórdia (Alcochete, Linhares, Óbidos), baixos-relevos (Conceição de Lisboa, Misericórdia de Abrantes), iluminuras, gravuras, azulejos e têxteis, a feição assumida pela Mater Omnium superou as suas fontes mediévicas (cistercienses e franciscanas), assumindo um discurso sui generis com acolhimento tanto na metrópole como nas possessões ultramarinas. Este modelo gera obras tanto eruditas como de expressão popular, do século XVI ao XX, e demonstra força de convencimento e poder didascálico. O modelo criado, com formidável acolhimento das comunidades, prolongou de forma consequente o culto das Confrarias e Hospitais do Santo Espírito tão comum nas cidades e vilas portuguesas do Outono da Idade Média, com referenciais explícitos ao Espírito Santo na sua expressão mais fraterna e assistencial, e adequou a si as teses de Joaquim de Fiore, incorporando o modelo imaculista da Senhora da Conceição. O resultado foi o sucesso formidável da Virgem do Manto, acolhedora de papas, reis, imperadores, cardeais, bispos, frades, nobres, burgueses e mendigos, num momento em que o Reino se expandia e uma primeira globalização mundial era possível. Dentro de invariantes e soluções plásticas alternativas, a nossa arte da Idade Moderna soube criar um formidável cânone imagético, com características nacionais sui-generis, com expressão da Índia ao Brasil, Marrocos e costa africana, que prolonga, nas suas remotas raízes trans-memoriais, a espiritualidade das velhas irmandades do Espírito Santo e de temas como a Visitação e o Pentecostes.</p>2015-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviiioai:www.cepese.pt:pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviiiporhttps://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviiiinfo:eu-repo/semantics/openAccessVitor Serrãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-26T17:34:55Zoai:www.cepese.pt:pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviiiPortal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:13:14.624886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iconografia da Mater Omnium na arte portuguesa: do culto do Espírito Santo ao de Nossa Senhora da Misericórdia (séculos XVI-XVIII) |
title |
Iconografia da Mater Omnium na arte portuguesa: do culto do Espírito Santo ao de Nossa Senhora da Misericórdia (séculos XVI-XVIII) |
spellingShingle |
Iconografia da Mater Omnium na arte portuguesa: do culto do Espírito Santo ao de Nossa Senhora da Misericórdia (séculos XVI-XVIII) Vitor Serrão |
title_short |
Iconografia da Mater Omnium na arte portuguesa: do culto do Espírito Santo ao de Nossa Senhora da Misericórdia (séculos XVI-XVIII) |
title_full |
Iconografia da Mater Omnium na arte portuguesa: do culto do Espírito Santo ao de Nossa Senhora da Misericórdia (séculos XVI-XVIII) |
title_fullStr |
Iconografia da Mater Omnium na arte portuguesa: do culto do Espírito Santo ao de Nossa Senhora da Misericórdia (séculos XVI-XVIII) |
title_full_unstemmed |
Iconografia da Mater Omnium na arte portuguesa: do culto do Espírito Santo ao de Nossa Senhora da Misericórdia (séculos XVI-XVIII) |
title_sort |
Iconografia da Mater Omnium na arte portuguesa: do culto do Espírito Santo ao de Nossa Senhora da Misericórdia (séculos XVI-XVIII) |
author |
Vitor Serrão |
author_facet |
Vitor Serrão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitor Serrão |
description |
<p>A iconografia da Senhora da Misericórdia, ou Mater Omnium, multiplicou-se na arte portuguesa e do Mundo Português, a partir de 1500, com características nacionalizadas e pressupostos ideológicos específicos. Tanto em painéis de integração retabular (Misericórdias de Sesimbra, Viana do Castelo, Cascais, Colares), Bandeiras de Misericórdia (Alcochete, Linhares, Óbidos), baixos-relevos (Conceição de Lisboa, Misericórdia de Abrantes), iluminuras, gravuras, azulejos e têxteis, a feição assumida pela Mater Omnium superou as suas fontes mediévicas (cistercienses e franciscanas), assumindo um discurso sui generis com acolhimento tanto na metrópole como nas possessões ultramarinas. Este modelo gera obras tanto eruditas como de expressão popular, do século XVI ao XX, e demonstra força de convencimento e poder didascálico. O modelo criado, com formidável acolhimento das comunidades, prolongou de forma consequente o culto das Confrarias e Hospitais do Santo Espírito tão comum nas cidades e vilas portuguesas do Outono da Idade Média, com referenciais explícitos ao Espírito Santo na sua expressão mais fraterna e assistencial, e adequou a si as teses de Joaquim de Fiore, incorporando o modelo imaculista da Senhora da Conceição. O resultado foi o sucesso formidável da Virgem do Manto, acolhedora de papas, reis, imperadores, cardeais, bispos, frades, nobres, burgueses e mendigos, num momento em que o Reino se expandia e uma primeira globalização mundial era possível. Dentro de invariantes e soluções plásticas alternativas, a nossa arte da Idade Moderna soube criar um formidável cânone imagético, com características nacionais sui-generis, com expressão da Índia ao Brasil, Marrocos e costa africana, que prolonga, nas suas remotas raízes trans-memoriais, a espiritualidade das velhas irmandades do Espírito Santo e de temas como a Visitação e o Pentecostes.</p> |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviii oai:www.cepese.pt:pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviii |
url |
https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviii |
identifier_str_mv |
oai:www.cepese.pt:pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviii |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-misericordia-de-vila-real-e-as-misericordias-no-mundo-de-expressao-portuguesa/iconografia-da-mater-omnium-na-arte-portuguesa-do-culto-do-espirito-santo-ao-de-nossa-senhora-da-misericordia-seculos-xvi-xviii |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130586794688512 |