A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28642 |
Resumo: | Este artigo analisa o perfil do profissional de relações com os media, a sua relação com os jornalistas e a importância dos atributos da credibilidade e da honestidade nessa relação do ponto de vista do assessor mediático. Recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado em outubro de 2015, via eletrónica, e recolheram-se 121 respostas válidas junto de profissionais que exercem relações com os media. Apesar de a revisão de literatura revelar uma relação tensa e, por vezes, pouco ética entre os profissionais de comunicação, os resultados deste estudo mostram que os assessores mediáticos valorizam positivamente a sua relação com os jornalistas e que consideram que esta relação tem evoluído nesse sentido nos últimos anos, tendo tendência a manter-se positiva. Adicionalmente, estes profissionais percebem a importância dos atributos credibilidade e honestidade, apontando-os como fundamentais para a publicação das notícias que enviam aos jornalistas. |
id |
RCAP_c8bc061677607a09363552b3bd4260d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28642 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em PortugalThe relationship with journalists and the importance of credibility and honesty in media relations in PortugalRelações públicas, relações com os media, jornalistas, credibilidade, honestidade, inquéritoEste artigo analisa o perfil do profissional de relações com os media, a sua relação com os jornalistas e a importância dos atributos da credibilidade e da honestidade nessa relação do ponto de vista do assessor mediático. Recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado em outubro de 2015, via eletrónica, e recolheram-se 121 respostas válidas junto de profissionais que exercem relações com os media. Apesar de a revisão de literatura revelar uma relação tensa e, por vezes, pouco ética entre os profissionais de comunicação, os resultados deste estudo mostram que os assessores mediáticos valorizam positivamente a sua relação com os jornalistas e que consideram que esta relação tem evoluído nesse sentido nos últimos anos, tendo tendência a manter-se positiva. Adicionalmente, estes profissionais percebem a importância dos atributos credibilidade e honestidade, apontando-os como fundamentais para a publicação das notícias que enviam aos jornalistas.Repositório da Universidade de LisboaSebastião, Sónia PedroSaramago, MartaRange, Sara2023-09-19T15:21:50Z2016-12-152016-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28642porPedro Sebastião, S., Saramago, M., & Range, S. (2016). A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal. Comunicação Pública, 11(21). https://doi.org/10.4000/cp.130810.4000/cp.1308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-24T01:31:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:51.271425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal The relationship with journalists and the importance of credibility and honesty in media relations in Portugal |
title |
A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal |
spellingShingle |
A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal Sebastião, Sónia Pedro Relações públicas, relações com os media, jornalistas, credibilidade, honestidade, inquérito |
title_short |
A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal |
title_full |
A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal |
title_fullStr |
A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal |
title_full_unstemmed |
A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal |
title_sort |
A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal |
author |
Sebastião, Sónia Pedro |
author_facet |
Sebastião, Sónia Pedro Saramago, Marta Range, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Saramago, Marta Range, Sara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sebastião, Sónia Pedro Saramago, Marta Range, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações públicas, relações com os media, jornalistas, credibilidade, honestidade, inquérito |
topic |
Relações públicas, relações com os media, jornalistas, credibilidade, honestidade, inquérito |
description |
Este artigo analisa o perfil do profissional de relações com os media, a sua relação com os jornalistas e a importância dos atributos da credibilidade e da honestidade nessa relação do ponto de vista do assessor mediático. Recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado em outubro de 2015, via eletrónica, e recolheram-se 121 respostas válidas junto de profissionais que exercem relações com os media. Apesar de a revisão de literatura revelar uma relação tensa e, por vezes, pouco ética entre os profissionais de comunicação, os resultados deste estudo mostram que os assessores mediáticos valorizam positivamente a sua relação com os jornalistas e que consideram que esta relação tem evoluído nesse sentido nos últimos anos, tendo tendência a manter-se positiva. Adicionalmente, estes profissionais percebem a importância dos atributos credibilidade e honestidade, apontando-os como fundamentais para a publicação das notícias que enviam aos jornalistas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 2016-12-15T00:00:00Z 2023-09-19T15:21:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/28642 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/28642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pedro Sebastião, S., Saramago, M., & Range, S. (2016). A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal. Comunicação Pública, 11(21). https://doi.org/10.4000/cp.1308 10.4000/cp.1308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133576835366912 |