A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastião, Sónia Pedro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Saramago, Marta, Range, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28642
Resumo: Este artigo analisa o perfil do profissional de relações com os media, a sua relação com os jornalistas e a importância dos atributos da credibilidade e da honestidade nessa relação do ponto de vista do assessor mediático. Recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado em outubro de 2015, via eletrónica, e recolheram-se 121 respostas válidas junto de profissionais que exercem relações com os media. Apesar de a revisão de literatura revelar uma relação tensa e, por vezes, pouco ética entre os profissionais de comunicação, os resultados deste estudo mostram que os assessores mediáticos valorizam positivamente a sua relação com os jornalistas e que consideram que esta relação tem evoluído nesse sentido nos últimos anos, tendo tendência a manter-se positiva. Adicionalmente, estes profissionais percebem a importância dos atributos credibilidade e honestidade, apontando-os como fundamentais para a publicação das notícias que enviam aos jornalistas.
id RCAP_c8bc061677607a09363552b3bd4260d4
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28642
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em PortugalThe relationship with journalists and the importance of credibility and honesty in media relations in PortugalRelações públicas, relações com os media, jornalistas, credibilidade, honestidade, inquéritoEste artigo analisa o perfil do profissional de relações com os media, a sua relação com os jornalistas e a importância dos atributos da credibilidade e da honestidade nessa relação do ponto de vista do assessor mediático. Recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado em outubro de 2015, via eletrónica, e recolheram-se 121 respostas válidas junto de profissionais que exercem relações com os media. Apesar de a revisão de literatura revelar uma relação tensa e, por vezes, pouco ética entre os profissionais de comunicação, os resultados deste estudo mostram que os assessores mediáticos valorizam positivamente a sua relação com os jornalistas e que consideram que esta relação tem evoluído nesse sentido nos últimos anos, tendo tendência a manter-se positiva. Adicionalmente, estes profissionais percebem a importância dos atributos credibilidade e honestidade, apontando-os como fundamentais para a publicação das notícias que enviam aos jornalistas.Repositório da Universidade de LisboaSebastião, Sónia PedroSaramago, MartaRange, Sara2023-09-19T15:21:50Z2016-12-152016-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28642porPedro Sebastião, S., Saramago, M., & Range, S. (2016). A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal. Comunicação Pública, 11(21). https://doi.org/10.4000/cp.130810.4000/cp.1308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-24T01:31:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:51.271425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal
The relationship with journalists and the importance of credibility and honesty in media relations in Portugal
title A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal
spellingShingle A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal
Sebastião, Sónia Pedro
Relações públicas, relações com os media, jornalistas, credibilidade, honestidade, inquérito
title_short A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal
title_full A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal
title_fullStr A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal
title_full_unstemmed A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal
title_sort A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal
author Sebastião, Sónia Pedro
author_facet Sebastião, Sónia Pedro
Saramago, Marta
Range, Sara
author_role author
author2 Saramago, Marta
Range, Sara
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sebastião, Sónia Pedro
Saramago, Marta
Range, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas, relações com os media, jornalistas, credibilidade, honestidade, inquérito
topic Relações públicas, relações com os media, jornalistas, credibilidade, honestidade, inquérito
description Este artigo analisa o perfil do profissional de relações com os media, a sua relação com os jornalistas e a importância dos atributos da credibilidade e da honestidade nessa relação do ponto de vista do assessor mediático. Recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado em outubro de 2015, via eletrónica, e recolheram-se 121 respostas válidas junto de profissionais que exercem relações com os media. Apesar de a revisão de literatura revelar uma relação tensa e, por vezes, pouco ética entre os profissionais de comunicação, os resultados deste estudo mostram que os assessores mediáticos valorizam positivamente a sua relação com os jornalistas e que consideram que esta relação tem evoluído nesse sentido nos últimos anos, tendo tendência a manter-se positiva. Adicionalmente, estes profissionais percebem a importância dos atributos credibilidade e honestidade, apontando-os como fundamentais para a publicação das notícias que enviam aos jornalistas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
2016-12-15T00:00:00Z
2023-09-19T15:21:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28642
url http://hdl.handle.net/10400.5/28642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pedro Sebastião, S., Saramago, M., & Range, S. (2016). A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal. Comunicação Pública, 11(21). https://doi.org/10.4000/cp.1308
10.4000/cp.1308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133576835366912