Estudo do Dispositivo de Recuperação de Energia das Ondas ANACONDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paredes, Luís Manuel Andrês
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7785
Resumo: O ANACONDA é um dispositivo de conversão de energia das ondas relativamente recente. O sistema consiste essencialmente num longo tubo de borracha, cheio de água, que flutua alinhado com as ondas incidentes. Na extremidade da frente o tubo possui um nariz e a sua extremidade traseira está ligada a um sistema de extracção de potência. Quando é excitado pelas ondas do mar, este tubo flexível desenvolve internamente impulsos de pressão cuja amplitude aumenta em direcção ao sistema de conversão de energia. Neste dispositivo as ondas de pressão dentro do tubo impelem uma massa de água para uma chaminé. As oscilações da coluna de água dentro da chaminé, por seu lado, dão origem a variações de pressão no ar que está contido numa câmara pneumática superior. Estas variações de pressão podem então ser utilizadas para fazer funcionar uma turbina de ar com alternador. O presente estudo centra-se na análise de desempenho do sistema, quando este interage com ondas regulares de diferentes alturas e comprimentos de onda. Com esta finalidade foram realizados ensaios experimentais em canal de ondas, com um modelo reduzido do dispositivo à escala 1:100. No nosso modelo físico a câmara pneumática comunica com o meio ambiente exterior através de um orifício. Foram testados orifícios calibrados com diferente diâmetro. Procedeu-se à medição das ondas incidentes, reflectidas e transmitidas, assim como das oscilações do nível de água na chaminé, o que permitiu fazer uma estimativa da energia recuperada pelo dispositivo nas diferentes condições de funcionamento consideradas. São apresentados valores da potência extraída pelo sistema e do rendimento de absorção. Estes valores são finalmente utilizados para previsão do desempenho do dispositivo em condições de mar reais.
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