Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia E Carmo, Teresa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2191
Resumo: Trata-se do relato e reflexão acerca da atividade interdisciplinar de base digital realizada no âmbito da formação de professores do Ensino Básico, entre as unidades curriculares Comunicar em Língua Portuguesa (CLP) e Ciências Físicas e Químicas (CFQ). Perante a prática transmedia de que os estudantes são já nativos, como enquadrar essa experiência por vezes apenas intuitiva em objetivos de aprendizagem que contribuam para a literacia digital em contexto educacional? E como ligar matérias tão díspares como a proficiência comunicativa na Língua Portuguesa e nas Ciências Físicas e Químicas? Partindo do interesse recente pela ciência forense, uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira com o objetivo de dar suporte à investigação judiciária, muito potenciado pela abundância de séries televisivas em que o assunto é central, criámos uma atividade didática que consistiu na investigação em torno de um caso de homicídio fictício. De um lado (CLP), os alunos tinham de praticar a construção de uma narrativa credível, com construção de personagens, intriga e determinados vestígios que, do outro (CFQ), aprenderiam a analisar em laboratório. O exercício estruturou-se em quatro etapas, que culminaram num «Julgamento» em tribunal, onde cada grupo assumiu papéis diferentes (cientista forense, procurador, advogado de defesa ou júri), aprofundando as suas competências de discurso argumentativo. O facto de todas as etapas se desenvolverem através de plataformas digitais envolveu desafios para discentes e docentes que nos permitem equacionar algumas das questões que hoje se colocam com mais acuidade no processo de formação de futuros professores em interação com as Humanidades Digitais.
id RCAP_c8e526decc7fc02bc0c79cbdba845ee2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicashumanidades digitaisliteracia digitalcomunicar em língua portuguesaargumentaçãoescritanarrativatecnologia educativaplataformas digitaisensinoaprendizagemmultimédiaTrata-se do relato e reflexão acerca da atividade interdisciplinar de base digital realizada no âmbito da formação de professores do Ensino Básico, entre as unidades curriculares Comunicar em Língua Portuguesa (CLP) e Ciências Físicas e Químicas (CFQ). Perante a prática transmedia de que os estudantes são já nativos, como enquadrar essa experiência por vezes apenas intuitiva em objetivos de aprendizagem que contribuam para a literacia digital em contexto educacional? E como ligar matérias tão díspares como a proficiência comunicativa na Língua Portuguesa e nas Ciências Físicas e Químicas? Partindo do interesse recente pela ciência forense, uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira com o objetivo de dar suporte à investigação judiciária, muito potenciado pela abundância de séries televisivas em que o assunto é central, criámos uma atividade didática que consistiu na investigação em torno de um caso de homicídio fictício. De um lado (CLP), os alunos tinham de praticar a construção de uma narrativa credível, com construção de personagens, intriga e determinados vestígios que, do outro (CFQ), aprenderiam a analisar em laboratório. O exercício estruturou-se em quatro etapas, que culminaram num «Julgamento» em tribunal, onde cada grupo assumiu papéis diferentes (cientista forense, procurador, advogado de defesa ou júri), aprofundando as suas competências de discurso argumentativo. O facto de todas as etapas se desenvolverem através de plataformas digitais envolveu desafios para discentes e docentes que nos permitem equacionar algumas das questões que hoje se colocam com mais acuidade no processo de formação de futuros professores em interação com as Humanidades Digitais.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMaia E Carmo, Teresa2018-05-02T22:36:45Z2018-02-142018-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2191porMaia e Carmo, T. (2018). Apresentação de comunicação «Anatomia de um Crime: cruzando Comunicação e Ciências Físicas e Químicas» no Colóquio Internacional «Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais»info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:54Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:18.681340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas
title Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas
spellingShingle Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas
Maia E Carmo, Teresa
humanidades digitais
literacia digital
comunicar em língua portuguesa
argumentação
escrita
narrativa
tecnologia educativa
plataformas digitais
ensino
aprendizagem
multimédia
title_short Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas
title_full Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas
title_fullStr Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas
title_full_unstemmed Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas
title_sort Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas
author Maia E Carmo, Teresa
author_facet Maia E Carmo, Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia E Carmo, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv humanidades digitais
literacia digital
comunicar em língua portuguesa
argumentação
escrita
narrativa
tecnologia educativa
plataformas digitais
ensino
aprendizagem
multimédia
topic humanidades digitais
literacia digital
comunicar em língua portuguesa
argumentação
escrita
narrativa
tecnologia educativa
plataformas digitais
ensino
aprendizagem
multimédia
description Trata-se do relato e reflexão acerca da atividade interdisciplinar de base digital realizada no âmbito da formação de professores do Ensino Básico, entre as unidades curriculares Comunicar em Língua Portuguesa (CLP) e Ciências Físicas e Químicas (CFQ). Perante a prática transmedia de que os estudantes são já nativos, como enquadrar essa experiência por vezes apenas intuitiva em objetivos de aprendizagem que contribuam para a literacia digital em contexto educacional? E como ligar matérias tão díspares como a proficiência comunicativa na Língua Portuguesa e nas Ciências Físicas e Químicas? Partindo do interesse recente pela ciência forense, uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira com o objetivo de dar suporte à investigação judiciária, muito potenciado pela abundância de séries televisivas em que o assunto é central, criámos uma atividade didática que consistiu na investigação em torno de um caso de homicídio fictício. De um lado (CLP), os alunos tinham de praticar a construção de uma narrativa credível, com construção de personagens, intriga e determinados vestígios que, do outro (CFQ), aprenderiam a analisar em laboratório. O exercício estruturou-se em quatro etapas, que culminaram num «Julgamento» em tribunal, onde cada grupo assumiu papéis diferentes (cientista forense, procurador, advogado de defesa ou júri), aprofundando as suas competências de discurso argumentativo. O facto de todas as etapas se desenvolverem através de plataformas digitais envolveu desafios para discentes e docentes que nos permitem equacionar algumas das questões que hoje se colocam com mais acuidade no processo de formação de futuros professores em interação com as Humanidades Digitais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-02T22:36:45Z
2018-02-14
2018-02-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2191
url http://hdl.handle.net/10400.15/2191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Maia e Carmo, T. (2018). Apresentação de comunicação «Anatomia de um Crime: cruzando Comunicação e Ciências Físicas e Químicas» no Colóquio Internacional «Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais»
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032800305152