Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2191 |
Resumo: | Trata-se do relato e reflexão acerca da atividade interdisciplinar de base digital realizada no âmbito da formação de professores do Ensino Básico, entre as unidades curriculares Comunicar em Língua Portuguesa (CLP) e Ciências Físicas e Químicas (CFQ). Perante a prática transmedia de que os estudantes são já nativos, como enquadrar essa experiência por vezes apenas intuitiva em objetivos de aprendizagem que contribuam para a literacia digital em contexto educacional? E como ligar matérias tão díspares como a proficiência comunicativa na Língua Portuguesa e nas Ciências Físicas e Químicas? Partindo do interesse recente pela ciência forense, uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira com o objetivo de dar suporte à investigação judiciária, muito potenciado pela abundância de séries televisivas em que o assunto é central, criámos uma atividade didática que consistiu na investigação em torno de um caso de homicídio fictício. De um lado (CLP), os alunos tinham de praticar a construção de uma narrativa credível, com construção de personagens, intriga e determinados vestígios que, do outro (CFQ), aprenderiam a analisar em laboratório. O exercício estruturou-se em quatro etapas, que culminaram num «Julgamento» em tribunal, onde cada grupo assumiu papéis diferentes (cientista forense, procurador, advogado de defesa ou júri), aprofundando as suas competências de discurso argumentativo. O facto de todas as etapas se desenvolverem através de plataformas digitais envolveu desafios para discentes e docentes que nos permitem equacionar algumas das questões que hoje se colocam com mais acuidade no processo de formação de futuros professores em interação com as Humanidades Digitais. |
id |
RCAP_c8e526decc7fc02bc0c79cbdba845ee2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicashumanidades digitaisliteracia digitalcomunicar em língua portuguesaargumentaçãoescritanarrativatecnologia educativaplataformas digitaisensinoaprendizagemmultimédiaTrata-se do relato e reflexão acerca da atividade interdisciplinar de base digital realizada no âmbito da formação de professores do Ensino Básico, entre as unidades curriculares Comunicar em Língua Portuguesa (CLP) e Ciências Físicas e Químicas (CFQ). Perante a prática transmedia de que os estudantes são já nativos, como enquadrar essa experiência por vezes apenas intuitiva em objetivos de aprendizagem que contribuam para a literacia digital em contexto educacional? E como ligar matérias tão díspares como a proficiência comunicativa na Língua Portuguesa e nas Ciências Físicas e Químicas? Partindo do interesse recente pela ciência forense, uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira com o objetivo de dar suporte à investigação judiciária, muito potenciado pela abundância de séries televisivas em que o assunto é central, criámos uma atividade didática que consistiu na investigação em torno de um caso de homicídio fictício. De um lado (CLP), os alunos tinham de praticar a construção de uma narrativa credível, com construção de personagens, intriga e determinados vestígios que, do outro (CFQ), aprenderiam a analisar em laboratório. O exercício estruturou-se em quatro etapas, que culminaram num «Julgamento» em tribunal, onde cada grupo assumiu papéis diferentes (cientista forense, procurador, advogado de defesa ou júri), aprofundando as suas competências de discurso argumentativo. O facto de todas as etapas se desenvolverem através de plataformas digitais envolveu desafios para discentes e docentes que nos permitem equacionar algumas das questões que hoje se colocam com mais acuidade no processo de formação de futuros professores em interação com as Humanidades Digitais.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMaia E Carmo, Teresa2018-05-02T22:36:45Z2018-02-142018-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2191porMaia e Carmo, T. (2018). Apresentação de comunicação «Anatomia de um Crime: cruzando Comunicação e Ciências Físicas e Químicas» no Colóquio Internacional «Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais»info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:54Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:18.681340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas |
title |
Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas |
spellingShingle |
Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas Maia E Carmo, Teresa humanidades digitais literacia digital comunicar em língua portuguesa argumentação escrita narrativa tecnologia educativa plataformas digitais ensino aprendizagem multimédia |
title_short |
Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas |
title_full |
Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas |
title_fullStr |
Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas |
title_full_unstemmed |
Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas |
title_sort |
Anatomia de um crime: cruzando comunicação e ciências físicas e químicas |
author |
Maia E Carmo, Teresa |
author_facet |
Maia E Carmo, Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia E Carmo, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
humanidades digitais literacia digital comunicar em língua portuguesa argumentação escrita narrativa tecnologia educativa plataformas digitais ensino aprendizagem multimédia |
topic |
humanidades digitais literacia digital comunicar em língua portuguesa argumentação escrita narrativa tecnologia educativa plataformas digitais ensino aprendizagem multimédia |
description |
Trata-se do relato e reflexão acerca da atividade interdisciplinar de base digital realizada no âmbito da formação de professores do Ensino Básico, entre as unidades curriculares Comunicar em Língua Portuguesa (CLP) e Ciências Físicas e Químicas (CFQ). Perante a prática transmedia de que os estudantes são já nativos, como enquadrar essa experiência por vezes apenas intuitiva em objetivos de aprendizagem que contribuam para a literacia digital em contexto educacional? E como ligar matérias tão díspares como a proficiência comunicativa na Língua Portuguesa e nas Ciências Físicas e Químicas? Partindo do interesse recente pela ciência forense, uma área interdisciplinar que envolve física, biologia, química, matemática e várias outras ciências de fronteira com o objetivo de dar suporte à investigação judiciária, muito potenciado pela abundância de séries televisivas em que o assunto é central, criámos uma atividade didática que consistiu na investigação em torno de um caso de homicídio fictício. De um lado (CLP), os alunos tinham de praticar a construção de uma narrativa credível, com construção de personagens, intriga e determinados vestígios que, do outro (CFQ), aprenderiam a analisar em laboratório. O exercício estruturou-se em quatro etapas, que culminaram num «Julgamento» em tribunal, onde cada grupo assumiu papéis diferentes (cientista forense, procurador, advogado de defesa ou júri), aprofundando as suas competências de discurso argumentativo. O facto de todas as etapas se desenvolverem através de plataformas digitais envolveu desafios para discentes e docentes que nos permitem equacionar algumas das questões que hoje se colocam com mais acuidade no processo de formação de futuros professores em interação com as Humanidades Digitais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-02T22:36:45Z 2018-02-14 2018-02-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2191 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Maia e Carmo, T. (2018). Apresentação de comunicação «Anatomia de um Crime: cruzando Comunicação e Ciências Físicas e Químicas» no Colóquio Internacional «Educação, Formação de Professores e Humanidades Digitais» |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137032800305152 |