Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre Sarrazac

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Inês Guedes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13895
Resumo: Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas
id RCAP_c8f1dd851aae4140820ff0fce42c8f78
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre SarrazacDramaturgiaTeorias da cultura deEstruturalismo e pós-estruturalismoNovo dramaLiteraturaDramaturgyTheories of cultureStructuralism and post-structuralismNew dramaLiteratureRoland BarthesJean-Pierre SarrazacRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes PerformativasForam criadas em volta do teatro inúmeras tradições, “regras”, ditas clássicas. E quem as conhece, já as viu, trabalhou, estudou, tende a solidificar essas ideias à definição, à identidade, do teatro. Quando, na verdade, há, ou devia haver, respostas várias à pergunta: O que é o teatro? Neste Relatório de Estágio, feito no âmbito do Estágio no Centro Educativo do Teatro Nacional São João, faço uma análise e um estudo da relação texto-público. Acompanhei várias atividades e analisei a receção do público mais jovem ao público em geral, através dos espetáculos dentro do programa, das leituras dramatizados, dos Clubes de Teatro, do projeto Visitações, e, também, algumas ações de formação de Professores. A análise e o estudo da relação texto-público são realizados à luz de teorias expostas em vários textos críticos de Roland Barthes e dos conceitos do drama moderno e contemporâneo de Jean-Pierre Sarrazac.ABSTRACT - Numerous traditions, “rules”, called classics, were created around theater. And whoever knows them, has seen them, worked them, studied them, tends to solidify those same ideas to the definition, to the identity, of theater. When, in fact, there are, or should be, several concepts of modern and contemporary drama by Jean-Pierre answers to the question : What is theater? In this Internship Report, done as part of the Internship at the Educational Center of Teatro Nacional São João, I make an analysis and study of the text-public relationship. I followed several activities and analyzed the reception of the younger audience to the public in general, through the theatre performances within the program, the dramatized readings, the Theater Clubs, the project Visitações, and, also, some teacher training dynamics. The analysis and study of the text-public relationship are carried out in the light of theories exposed in several critical texts by Roland Barthes and the Sarrazac.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaRosa, Armando NascimentoRCIPLPereira, Inês Guedes2021-10-14T16:15:50Z2021-07-202021-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13895TID:202746968porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:46.125165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre Sarrazac
title Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre Sarrazac
spellingShingle Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre Sarrazac
Pereira, Inês Guedes
Dramaturgia
Teorias da cultura de
Estruturalismo e pós-estruturalismo
Novo drama
Literatura
Dramaturgy
Theories of culture
Structuralism and post-structuralism
New drama
Literature
Roland Barthes
Jean-Pierre Sarrazac
title_short Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre Sarrazac
title_full Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre Sarrazac
title_fullStr Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre Sarrazac
title_full_unstemmed Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre Sarrazac
title_sort Relação do texto com o seu público, segundo teorias de Roland Barthes e Jean-Pierre Sarrazac
author Pereira, Inês Guedes
author_facet Pereira, Inês Guedes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Armando Nascimento
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Inês Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Dramaturgia
Teorias da cultura de
Estruturalismo e pós-estruturalismo
Novo drama
Literatura
Dramaturgy
Theories of culture
Structuralism and post-structuralism
New drama
Literature
Roland Barthes
Jean-Pierre Sarrazac
topic Dramaturgia
Teorias da cultura de
Estruturalismo e pós-estruturalismo
Novo drama
Literatura
Dramaturgy
Theories of culture
Structuralism and post-structuralism
New drama
Literature
Roland Barthes
Jean-Pierre Sarrazac
description Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T16:15:50Z
2021-07-20
2021-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13895
TID:202746968
url http://hdl.handle.net/10400.21/13895
identifier_str_mv TID:202746968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133489028661248