Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Arthur Gabriel Araújo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11512
Resumo: O presente caso pedagógico foi desenvolvido no âmbito das áreas de marketing e gestão estratégica, aplicado à indústria dos centros comerciais e mais concretamente à realidade da Sonae Sierra. O problema empresarial em questão trata-se de uma análise a um processo que levou a uma decisão estratégica, efetuando em paralelo um benchmark a empresas da indústria que se deparam forçosamente com o mesmo tipo de problema (seleção do tipo de arquitetura de marca). Ao longo do caso será dado a conhecer o funcionamento da indústria, os mercados em que a empresa está inserida assim como alguns players presentes nesses mesmos mercados. Com base em dados provenientes de uma vasta recolha de informação quantitativa e qualitativa, pretende-se estudar de uma forma superficial a indústria dos centros comerciais. A resolução do caso pedagógico é exposta de forma a ser utilizada para fins pedagógicos, fomentando a aprendizagem de metodologias e instrumentos de gestão que direcionam a tomada de decisão no momento de seleção da adequada arquitetura de marcas. O público-alvo deste caso são alunos do ensino superior de gestão e marketing, profissionais da indústria e quadros de empresas com responsabilidade nas mesmas áreas, em que o âmbito da sua utilização deve ser empregado em unidades curriculares de ensino superior, ou em ambiente de formação profissional. Relativamente à metodologia de resolução proposta, as próprias respostas às questões colocadas são meramente indicativas. Cada professor/formador poderá adaptar a presente proposta, tornando-a mais eficaz, face aos seus objetivos e à realidade que cada grupo de alunos/formandos lhe apresenta. Quer se dizer que a metodologia pedagógica de aplicação do caso está de forma a auxiliar a sua preparação.
id RCAP_c8f7767c7003cb36c36bc3a0a93c3d11
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae SierraCentros comerciaisArquitetura de marcasFatores críticos de sucessoShopping centersBrand architectureCritical success factorsO presente caso pedagógico foi desenvolvido no âmbito das áreas de marketing e gestão estratégica, aplicado à indústria dos centros comerciais e mais concretamente à realidade da Sonae Sierra. O problema empresarial em questão trata-se de uma análise a um processo que levou a uma decisão estratégica, efetuando em paralelo um benchmark a empresas da indústria que se deparam forçosamente com o mesmo tipo de problema (seleção do tipo de arquitetura de marca). Ao longo do caso será dado a conhecer o funcionamento da indústria, os mercados em que a empresa está inserida assim como alguns players presentes nesses mesmos mercados. Com base em dados provenientes de uma vasta recolha de informação quantitativa e qualitativa, pretende-se estudar de uma forma superficial a indústria dos centros comerciais. A resolução do caso pedagógico é exposta de forma a ser utilizada para fins pedagógicos, fomentando a aprendizagem de metodologias e instrumentos de gestão que direcionam a tomada de decisão no momento de seleção da adequada arquitetura de marcas. O público-alvo deste caso são alunos do ensino superior de gestão e marketing, profissionais da indústria e quadros de empresas com responsabilidade nas mesmas áreas, em que o âmbito da sua utilização deve ser empregado em unidades curriculares de ensino superior, ou em ambiente de formação profissional. Relativamente à metodologia de resolução proposta, as próprias respostas às questões colocadas são meramente indicativas. Cada professor/formador poderá adaptar a presente proposta, tornando-a mais eficaz, face aos seus objetivos e à realidade que cada grupo de alunos/formandos lhe apresenta. Quer se dizer que a metodologia pedagógica de aplicação do caso está de forma a auxiliar a sua preparação.This pedagogical case was developed under the areas of marketing and strategic management, applied to the shopping center industry and more specifically the reality of Sonae Sierra. The business problem at hand is an analysis of a process that led to a strategic decision by carrying out a parallel benchmark industry of companies that were inevitably faced with the same kind of problem (selecting the type of brand architecture). Throughout this study the functioning of the industry, the markets where the company operates as well as some players that are present in these markets shall be made known. Based on data from a wide collection of quantitative and qualitative information, we intend to study, in a superficial way, the shopping center industry. The resolution of the pedagogical case is exposed in order to be used for educational purposes, fostering learning methodologies and management tools that target decision-making when selecting the right architecture marks. The intended audience for this case includes higher education management and marketing students, industry professionals and company executives with responsibility in the same areas where the scope of its use should be applied in courses of higher education or for purposes of vocational training. With respect to the proposed methodology of resolution, the answers to the questions that were submitted are purely indicative. Each teacher / trainer can adapt the proposal in order to meet their objectives and the reality presented by each group of students / trainees, thus making it more effective. This means that the pedagogical methodology for the application of the case is geared to assist in their preparation.2016-06-20T13:23:06Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11512TID:201200201porJordão, Arthur Gabriel Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:45Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:56.035854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra
title Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra
spellingShingle Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra
Jordão, Arthur Gabriel Araújo
Centros comerciais
Arquitetura de marcas
Fatores críticos de sucesso
Shopping centers
Brand architecture
Critical success factors
title_short Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra
title_full Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra
title_fullStr Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra
title_full_unstemmed Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra
title_sort Caso pedagógico: arquitetura de marcas da Sonae Sierra
author Jordão, Arthur Gabriel Araújo
author_facet Jordão, Arthur Gabriel Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jordão, Arthur Gabriel Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Centros comerciais
Arquitetura de marcas
Fatores críticos de sucesso
Shopping centers
Brand architecture
Critical success factors
topic Centros comerciais
Arquitetura de marcas
Fatores críticos de sucesso
Shopping centers
Brand architecture
Critical success factors
description O presente caso pedagógico foi desenvolvido no âmbito das áreas de marketing e gestão estratégica, aplicado à indústria dos centros comerciais e mais concretamente à realidade da Sonae Sierra. O problema empresarial em questão trata-se de uma análise a um processo que levou a uma decisão estratégica, efetuando em paralelo um benchmark a empresas da indústria que se deparam forçosamente com o mesmo tipo de problema (seleção do tipo de arquitetura de marca). Ao longo do caso será dado a conhecer o funcionamento da indústria, os mercados em que a empresa está inserida assim como alguns players presentes nesses mesmos mercados. Com base em dados provenientes de uma vasta recolha de informação quantitativa e qualitativa, pretende-se estudar de uma forma superficial a indústria dos centros comerciais. A resolução do caso pedagógico é exposta de forma a ser utilizada para fins pedagógicos, fomentando a aprendizagem de metodologias e instrumentos de gestão que direcionam a tomada de decisão no momento de seleção da adequada arquitetura de marcas. O público-alvo deste caso são alunos do ensino superior de gestão e marketing, profissionais da indústria e quadros de empresas com responsabilidade nas mesmas áreas, em que o âmbito da sua utilização deve ser empregado em unidades curriculares de ensino superior, ou em ambiente de formação profissional. Relativamente à metodologia de resolução proposta, as próprias respostas às questões colocadas são meramente indicativas. Cada professor/formador poderá adaptar a presente proposta, tornando-a mais eficaz, face aos seus objetivos e à realidade que cada grupo de alunos/formandos lhe apresenta. Quer se dizer que a metodologia pedagógica de aplicação do caso está de forma a auxiliar a sua preparação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2015-09
2016-06-20T13:23:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11512
TID:201200201
url http://hdl.handle.net/10071/11512
identifier_str_mv TID:201200201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134900920516608