Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1150 |
Resumo: | Esta dissertação provém de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade de se aperfeiçoar a organização de novos cursos de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico em modalidade de formação b- Learning, suportada na componente a distância principalmente por sessões radiofónicas. A educação a distância cada vez mais é considerada como uma alternativa e/ou um complemento forte e credível aos modelos do ensino presencial. A utilização das novas tecnologias no ensino a distância constitui uma via indiscutivelmente promissora para o nosso país, Cabo Verde. O presente trabalho propõe divulgar a utilização da modalidade da Educação a Distância em Cabo Verde como forma de romper as barreiras geográficas entre os centros de excelência educacional e os professores que residem em zonas isoladas. Adoptando uma metodologia de estudo de caso e através de questionários e recolha de informação documental esta dissertação apresenta e analisa a concepção e o desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação contínua a distância (FCaD) Os subsídios recolhidos ao longo deste estudo, apresentados nesta dissertação, referentes à implementação de um curso de Educação a Distância (EaD) com componentes presenciais contribuirão assim para enfatizar que a EaD permite “arranjos” diferenciados conforme os processos educativos e contribui também para tornar a educação acessível a todos os (as) professores (as) que vivem no nosso país, independentemente da localização geográfica. ABSTRACT: This dissertation is the result from several different reflections about Distance Education: concepts, theories and technologies of support; they were the starting point to study the viability to adopt Distance Education as basis for new approaches to continuous training of professors, namely to support the distance component on a blended-learning model. The use of new technologies in Distance Education, unquestionable constitutes a promising way for our country, Cape Verde. The present work is also a contribution to promote Distance Education in Cap Verde as a form to overcome the geographic barriers between the educational institutions and the professors who inhabit in isolated zones. In this research, the case study methodology was adopted based on questionnaires and several documental sources of relevant information, to present and analyse the conceptualisation and contents development for a distance-training course for professors from the basic level. The subsidies collected throughout this study, and presented in this dissertation, emphasize the opinion that Distance Education allows differentiated “arrangements”, contributing to enhance the access to training to all the professors living in our country, independently of their geographic location. |
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Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo VerdeEnsino à distânciaFormação contínuaCensos de formação de professoresEsta dissertação provém de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade de se aperfeiçoar a organização de novos cursos de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico em modalidade de formação b- Learning, suportada na componente a distância principalmente por sessões radiofónicas. A educação a distância cada vez mais é considerada como uma alternativa e/ou um complemento forte e credível aos modelos do ensino presencial. A utilização das novas tecnologias no ensino a distância constitui uma via indiscutivelmente promissora para o nosso país, Cabo Verde. O presente trabalho propõe divulgar a utilização da modalidade da Educação a Distância em Cabo Verde como forma de romper as barreiras geográficas entre os centros de excelência educacional e os professores que residem em zonas isoladas. Adoptando uma metodologia de estudo de caso e através de questionários e recolha de informação documental esta dissertação apresenta e analisa a concepção e o desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação contínua a distância (FCaD) Os subsídios recolhidos ao longo deste estudo, apresentados nesta dissertação, referentes à implementação de um curso de Educação a Distância (EaD) com componentes presenciais contribuirão assim para enfatizar que a EaD permite “arranjos” diferenciados conforme os processos educativos e contribui também para tornar a educação acessível a todos os (as) professores (as) que vivem no nosso país, independentemente da localização geográfica. ABSTRACT: This dissertation is the result from several different reflections about Distance Education: concepts, theories and technologies of support; they were the starting point to study the viability to adopt Distance Education as basis for new approaches to continuous training of professors, namely to support the distance component on a blended-learning model. The use of new technologies in Distance Education, unquestionable constitutes a promising way for our country, Cape Verde. The present work is also a contribution to promote Distance Education in Cap Verde as a form to overcome the geographic barriers between the educational institutions and the professors who inhabit in isolated zones. In this research, the case study methodology was adopted based on questionnaires and several documental sources of relevant information, to present and analyse the conceptualisation and contents development for a distance-training course for professors from the basic level. The subsidies collected throughout this study, and presented in this dissertation, emphasize the opinion that Distance Education allows differentiated “arrangements”, contributing to enhance the access to training to all the professors living in our country, independently of their geographic location.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:33:25Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1150porCanuto, Louisette Crescência Évora Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:39Zoai:ria.ua.pt:10773/1150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:54.063510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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