Paródia e literatura portuguesa: da revisão teórica às potencialidades didáticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34462 |
Resumo: | Numa conceituação atualizada de paródia, impõe-se uma perspetiva desta prática discursiva enquanto singular metagénero dotado de reconhecidas potencialidades críticas ao nível da receção e evolução literárias. Configurada pela teoria literária contemporânea, esta definição da natureza da escrita paródica supera tradicionais conceções que a confinavam a uma prática ridicularizadora de géneros literários nobres ou elevados. Num segundo momento apresenta-se uma ilustrativa viagem sobre alguns textos canónicos da literatura portuguesa (presentes nos atuais programas escolares) – de Camões a Pessoa e Saramago, entre outros – que foram objeto de reescritas paródicas. Com esta exemplificação panorâmica, pretende-se demonstrar as virtualidades didáticas da paródia, ao nível do dinâmico processo de leitura e de receção dos textos literários. |
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