Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Fátima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Brocardo, Joana, Oliveira, Hélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5349
Resumo: Número Especial ENJIE2010
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spelling Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evoluçãoSentido de númeroAprendizagem da multiplicaçãoTrajetória de aprendizagemProcedimentos dos alunosLearning trajectorySense of numberLearning of multiplicationMultiplication proceduresNotion de nombreApprentissage de la multiplicationTrajectoire d’apprentissageProcédures des élèvesNúmero Especial ENJIE2010Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das produções dos alunos e episódios relativos às discussões coletivas revela grande diversidade de procedimentos. Evidencia também a sua evolução, verificandose, em certos casos, o retorno a procedimentos menos potentes, associado a particularidades das tarefas.We present and discuss preliminary results that focus on the characterization and evolution of pupils’ procedures, in the 3rd grade, when exploring multiplication tasks. These results are part of a research project whose main objective is to understand how pupils develop the sense of number, in relation to multiplication, in the context of a learning trajectory. The analysis of the pupils’ written productions and of episodes from class discussions reveals the use of a diversity of procedures. It also shows pupils’ evolution; nevertheless, in some cases there was a certain degree of regression related to particularities of the tasks. Keywords: Sense of number; Learning of multiplication; Learning trajectory; Multiplication procedures.Nous présentons et discutons des résultats préliminaires sur la caractérisation et l’évolution des procédures d’élèves de 3ème année de scolarité dans la résolution des taches de multiplication. Cette analyse fait partie d’une recherche sur le développement chez les élèves de la notion de nombre associée à la multiplication. L´analyse des productions des élèves et de leurs interactions révèle que les enfants utilisent un large répertoire de procédures. L’analyse met encore en évidence l’évolution des élèves, laquelle, dans certains cas, révèle le retour à des procédures moins puissantes, associée à la nature des tâches. Mot-clé: Notion de nombre; Apprentissage de la multiplication; trajectoire d’apprentissage; Procédures des élèves.Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de AveiroRepositório ComumMendes, FátimaBrocardo, JoanaOliveira, Hélia2014-01-20T00:21:52Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5349porMENDES, F. ; BROCARDO, J. ; OLIVEIRA, H. - Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução. "Indagatio Didáctica" [Em linha]. 3:1 (2011) 5-24. [Consult. 31 dez. 2013]. Disponível na Internet:<URL:http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/69>. ISSN 1647-35821647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:18.882964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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