Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Rui
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Inês Guedes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38331
Resumo: Este artigo surge no contexto do mestrado profissionalizante em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Aveiro, mais particularmente, durante a PES - Prática de Ensino Supervisionada realizada na EASR - Escola Artística Soares dos Reis (Porto). Durante esta experiência, como observador atento de duas turmas (11ºano) na disciplina de Desenho A, foi possível constatar essencialmente falta de atenção/concentração dos alunos a quando da observação e, refletida na posterior representação de um determinado modelo. Com base nesta constatação gerou-se a problemática assente no sentido do tato como ferramenta essencial de aumento de atenção, questionamento e perceção dos alunos e, que facilitassem a representação do real através do desenho. A principal preocupação em intervir, como docente, foi através de exercícios onde essa sensorialidade, reflexão e construção de sentido fosse uma atuação constante e, que conduzisse o processo à “procura individual” do conhecimento e comunicação gráfica do mundo envolvente. Globalmente, o corpo deste artigo aborda e sintetiza alguns processos e dados obtidos da evolução do desempenho gráfico focado em sinapses possíveis entre os sentidos da visão e tato.
id RCAP_c920b2b8bce8ce1873bdfd3646ea9a28
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do realDesenhoVisãoTatoPerceçãoRepresentaçãoEste artigo surge no contexto do mestrado profissionalizante em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Aveiro, mais particularmente, durante a PES - Prática de Ensino Supervisionada realizada na EASR - Escola Artística Soares dos Reis (Porto). Durante esta experiência, como observador atento de duas turmas (11ºano) na disciplina de Desenho A, foi possível constatar essencialmente falta de atenção/concentração dos alunos a quando da observação e, refletida na posterior representação de um determinado modelo. Com base nesta constatação gerou-se a problemática assente no sentido do tato como ferramenta essencial de aumento de atenção, questionamento e perceção dos alunos e, que facilitassem a representação do real através do desenho. A principal preocupação em intervir, como docente, foi através de exercícios onde essa sensorialidade, reflexão e construção de sentido fosse uma atuação constante e, que conduzisse o processo à “procura individual” do conhecimento e comunicação gráfica do mundo envolvente. Globalmente, o corpo deste artigo aborda e sintetiza alguns processos e dados obtidos da evolução do desempenho gráfico focado em sinapses possíveis entre os sentidos da visão e tato.This article appears in the context of the professional master’s degree in Visual Arts Teaching of Universidade de Aveiro (Portugal), more particularly during the PES - Super vised Teaching Practice held at EASR - Escola Artística Soares dos Reis (Oporto, Portugal).During this experiment, as an attentive observer of two classes (11th grade) in the discipline of Drawing A, it was possible to observe essentially lack of attention / concentration of the students when the observation and reflection in the subsequent representation of a certain model. Based on this observation, the problem was based on the sense of touch as an essential tool to increase the attention, questioning and perception of the students and that facilitated the representation of the real through the drawing. The main concern to act, as a teacher, was through exercises where this sensoriality, reflection and construction of meaning was a constant action and that led the process to the “individual search” of knowledge and graphic communication of the surrounding world.Overall, the body of this paper synthesizes some processes and data obtained from the evolution of graphic performance focusedon possible synapses between the senses of vision and touch.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-07-03T15:22:43Z2018-07-27T00:00:00Z2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38331por1647-358210.34624/id.v10i2.11275Alexandre, RuiOliveira, Inês Guedes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:50Zoai:ria.ua.pt:10773/38331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:48.704202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real
title Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real
spellingShingle Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real
Alexandre, Rui
Desenho
Visão
Tato
Perceção
Representação
title_short Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real
title_full Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real
title_fullStr Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real
title_full_unstemmed Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real
title_sort Tato e desenho: aprofundamento da perceção e representação do real
author Alexandre, Rui
author_facet Alexandre, Rui
Oliveira, Inês Guedes de
author_role author
author2 Oliveira, Inês Guedes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Rui
Oliveira, Inês Guedes de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Visão
Tato
Perceção
Representação
topic Desenho
Visão
Tato
Perceção
Representação
description Este artigo surge no contexto do mestrado profissionalizante em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Aveiro, mais particularmente, durante a PES - Prática de Ensino Supervisionada realizada na EASR - Escola Artística Soares dos Reis (Porto). Durante esta experiência, como observador atento de duas turmas (11ºano) na disciplina de Desenho A, foi possível constatar essencialmente falta de atenção/concentração dos alunos a quando da observação e, refletida na posterior representação de um determinado modelo. Com base nesta constatação gerou-se a problemática assente no sentido do tato como ferramenta essencial de aumento de atenção, questionamento e perceção dos alunos e, que facilitassem a representação do real através do desenho. A principal preocupação em intervir, como docente, foi através de exercícios onde essa sensorialidade, reflexão e construção de sentido fosse uma atuação constante e, que conduzisse o processo à “procura individual” do conhecimento e comunicação gráfica do mundo envolvente. Globalmente, o corpo deste artigo aborda e sintetiza alguns processos e dados obtidos da evolução do desempenho gráfico focado em sinapses possíveis entre os sentidos da visão e tato.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27T00:00:00Z
2018-07-27
2023-07-03T15:22:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38331
url http://hdl.handle.net/10773/38331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v10i2.11275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137739748147200