Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos: Caminho para um Futuro Sustentável
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.34620/eduser.v7i2.65 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v7i2.65 |
Resumo: | Os resíduos sólidos urbanos representam uma grande implicação para o ambiente e a saúdepública. Neste trabalho, é feito um estudo sobre a Educação Ambiental (EA), uma forma desensibilização da população para esta problemática, tendo como objetivo avaliar osconhecimentos ambientais dos alunos de ensino obrigatório. Para o efeito, realizou-se uminquérito a 480 alunos de quatro escolas portuguesas do norte de Portugal. Paralelamente a esteinquérito, foram realizadas entrevistas a entidades privilegiadas - duas empresas que trabalhamno setor do ambiente e educação e entrevistas a professores de educação ambiental e aosdiretores das quatro escolas. Como principais resultados deste estudo de caso, pode-se concluirque: 48,54% dos inquiridos conhecem o conceito de EA, no entanto, apenas 39,17% a praticam;65,63% dos inquiridos procedem à separação de resíduos, considerando 35,63% que a EA foifundamental para estas práticas. Em suma, 83,13% dos inquiridos consideram que a EA éimportante para a sociedade e 88,54% acreditam que a realização das práticas de reciclagem ecompostagem é importante para o meio ambiente.Palavras-chave: Educação Ambiental; Resíduos Sólidos Urbanos; Sustentabilidade;Reciclagem; Saúde Pública. |
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Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos: Caminho para um Futuro SustentávelOs resíduos sólidos urbanos representam uma grande implicação para o ambiente e a saúdepública. Neste trabalho, é feito um estudo sobre a Educação Ambiental (EA), uma forma desensibilização da população para esta problemática, tendo como objetivo avaliar osconhecimentos ambientais dos alunos de ensino obrigatório. Para o efeito, realizou-se uminquérito a 480 alunos de quatro escolas portuguesas do norte de Portugal. Paralelamente a esteinquérito, foram realizadas entrevistas a entidades privilegiadas - duas empresas que trabalhamno setor do ambiente e educação e entrevistas a professores de educação ambiental e aosdiretores das quatro escolas. Como principais resultados deste estudo de caso, pode-se concluirque: 48,54% dos inquiridos conhecem o conceito de EA, no entanto, apenas 39,17% a praticam;65,63% dos inquiridos procedem à separação de resíduos, considerando 35,63% que a EA foifundamental para estas práticas. Em suma, 83,13% dos inquiridos consideram que a EA éimportante para a sociedade e 88,54% acreditam que a realização das práticas de reciclagem ecompostagem é importante para o meio ambiente.Palavras-chave: Educação Ambiental; Resíduos Sólidos Urbanos; Sustentabilidade;Reciclagem; Saúde Pública.Instituto Politécnico de Bragança2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v7i2.65https://doi.org/10.34620/eduser.v7i2.65EduSer; Vol. 7 No. 2 (2015): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 7 n. 2 (2015): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 7 N.º 2 (2015): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/65https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/65/66Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Maria AlexandraRamos, Maria da Conceição Pereira2023-02-18T06:01:29Zoai:eduser.ipb.pt:article/65Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:51.243805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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