Educação Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos: Caminho para um Futuro Sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Maria Alexandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ramos, Maria da Conceição Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.34620/eduser.v7i2.65
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v7i2.65
Resumo: Os resíduos sólidos urbanos representam uma grande implicação para o ambiente e a saúdepública. Neste trabalho, é feito um estudo sobre a Educação Ambiental (EA), uma forma desensibilização da população para esta problemática, tendo como objetivo avaliar osconhecimentos ambientais dos alunos de ensino obrigatório. Para o efeito, realizou-se uminquérito a 480 alunos de quatro escolas portuguesas do norte de Portugal. Paralelamente a esteinquérito, foram realizadas entrevistas a entidades privilegiadas - duas empresas que trabalhamno setor do ambiente e educação e entrevistas a professores de educação ambiental e aosdiretores das quatro escolas. Como principais resultados deste estudo de caso, pode-se concluirque: 48,54% dos inquiridos conhecem o conceito de EA, no entanto, apenas 39,17% a praticam;65,63% dos inquiridos procedem à separação de resíduos, considerando 35,63% que a EA foifundamental para estas práticas. Em suma, 83,13% dos inquiridos consideram que a EA éimportante para a sociedade e 88,54% acreditam que a realização das práticas de reciclagem ecompostagem é importante para o meio ambiente.Palavras-chave: Educação Ambiental; Resíduos Sólidos Urbanos; Sustentabilidade;Reciclagem; Saúde Pública.
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