O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rita Netto de Miranda
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18564
Resumo: Mestrado em Economia Monetária e Financeira
id RCAP_c92e5250eb8ec90d22ba2163ab413eaf
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu.CredibilidadeSistema Monetário EuropeuMecanismo de taxas de câmbioExpectativasRealinhamentosReversão para a médiaDeterminantes fundamentaisCrises cambiaisMestrado em Economia Monetária e FinanceiraA estabilidade do Sistema Monetário Europeu (SME) depende fundamentalmente da sua credibilidade. O mais recente período de instabilidade cambial veio reavivar o interesse pelas causas deste tipo de episódios. Nesta dissertação explora-se as determinantes fundamentais das expectativas de realinhamento das seis moedas participantes de longo prazo no Mecanismo de Taxas de Câmbio (MTC) do SME desde a sua implementação. As variações esperadas da paridade central face ao marco são calculadas através do ajustamento do diferencial de taxas de juro de curto prazo pela expectativa de depreciação dentro da banda. Os resultados encontrados são favoráveis à hipótese de reversão para a média da taxa de câmbio dentro da banda e à ideia de que o diferencial de juro reflecte a variação esperada total da taxa de câmbio. As expectativas de realinhamento estimadas sugerem uma recorrente falta de credibilidade da banda de flutuação da maioria das moedas do SME e ainda que as variações na credibilidade das bandas são uma característica comum a todas as moedas do sistema. O estudo das determinantes fundamentais da credibilidade do SME veio revelar a existência de relações significativas entre as expectativas de realinhamento e os fundamentos económicos e, para horizontes mais curtos, entre as expectativas de realinhamento e as variáveis que reflectem o comportamento especulativo dos mercados.Instituto Superior de Economia e GestãoCassola, NunoRepositório da Universidade de LisboaDuarte, Rita Netto de Miranda2019-10-31T16:51:48Z1995-061995-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18564porDuarte, Rita Netto de Miranda (1995). "O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:33:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:34.859099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu.
title O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu.
spellingShingle O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu.
Duarte, Rita Netto de Miranda
Credibilidade
Sistema Monetário Europeu
Mecanismo de taxas de câmbio
Expectativas
Realinhamentos
Reversão para a média
Determinantes fundamentais
Crises cambiais
title_short O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu.
title_full O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu.
title_fullStr O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu.
title_full_unstemmed O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu.
title_sort O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu.
author Duarte, Rita Netto de Miranda
author_facet Duarte, Rita Netto de Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cassola, Nuno
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rita Netto de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Credibilidade
Sistema Monetário Europeu
Mecanismo de taxas de câmbio
Expectativas
Realinhamentos
Reversão para a média
Determinantes fundamentais
Crises cambiais
topic Credibilidade
Sistema Monetário Europeu
Mecanismo de taxas de câmbio
Expectativas
Realinhamentos
Reversão para a média
Determinantes fundamentais
Crises cambiais
description Mestrado em Economia Monetária e Financeira
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-06
1995-06-01T00:00:00Z
2019-10-31T16:51:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18564
url http://hdl.handle.net/10400.5/18564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Duarte, Rita Netto de Miranda (1995). "O SME: estabilidade e crises. Em busca das determinantes fundamentais de credibilidade no Sistema Monetário Europeu". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131127153164288