A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18089 |
Resumo: | O texto que aqui apresentamos é fruto do trabalho desenvolvido a partir de um grupo de educadoras do MEM, organizadas em grupo cooperativo ao longo de três anos, e que se dispuseram a procurar reconhecer e explicitar o modelo do MEM para o trabalho em creche, respondendo às necessidades sentidas por muitas/os educadoras/as que trabalham com crianças até aos 3 anos. O texto está organizado em três secções que, sendo independentes entre si, se complementam para mostrar o trabalho de muitas educadoras que vêm refletindo sobre o trabalho em creche dentro da matriz do MEM: na primeira secção damos conta da atividade de auto-formação cooperada, especificamente dedicada ao trabalho em creche, desenvolvida nos últimos doze anos por dezenas de educadores/as; na segunda secção apresentamos uma síntese do modelo do MEM para a creche, produto deste trabalho cooperado; na terceira secção apresentamos o testemunho de uma educadora que participou na primeira oficina de formação e que aqui partilha alguns retratos da sua prática com um grupo de creche. |
id |
RCAP_c92f90e768bb74bd2af31bf93e366056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18089 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEMCrecheMovimento da Escola ModernaO texto que aqui apresentamos é fruto do trabalho desenvolvido a partir de um grupo de educadoras do MEM, organizadas em grupo cooperativo ao longo de três anos, e que se dispuseram a procurar reconhecer e explicitar o modelo do MEM para o trabalho em creche, respondendo às necessidades sentidas por muitas/os educadoras/as que trabalham com crianças até aos 3 anos. O texto está organizado em três secções que, sendo independentes entre si, se complementam para mostrar o trabalho de muitas educadoras que vêm refletindo sobre o trabalho em creche dentro da matriz do MEM: na primeira secção damos conta da atividade de auto-formação cooperada, especificamente dedicada ao trabalho em creche, desenvolvida nos últimos doze anos por dezenas de educadores/as; na segunda secção apresentamos uma síntese do modelo do MEM para a creche, produto deste trabalho cooperado; na terceira secção apresentamos o testemunho de uma educadora que participou na primeira oficina de formação e que aqui partilha alguns retratos da sua prática com um grupo de creche.Movimento da Escola Moderna2016-03-15T15:17:47Z2016-03-152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18089http://hdl.handle.net/10174/18089porFolque, M. A. Bettencourt, M. & Ricardo, M. (2015). A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM. Escola Moderna, 3 (6.ª série), 13-34.Departamento de Pedagogia e Educaçãomafm@uevora.ptamartabettencourt@gmail.commonica.pilotodiese@gmail.com229Folque, M. A.Bettencourt, M.Ricardo, M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:02.662299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM |
title |
A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM |
spellingShingle |
A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM Folque, M. A. Creche Movimento da Escola Moderna |
title_short |
A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM |
title_full |
A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM |
title_fullStr |
A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM |
title_full_unstemmed |
A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM |
title_sort |
A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM |
author |
Folque, M. A. |
author_facet |
Folque, M. A. Bettencourt, M. Ricardo, M. |
author_role |
author |
author2 |
Bettencourt, M. Ricardo, M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Folque, M. A. Bettencourt, M. Ricardo, M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Movimento da Escola Moderna |
topic |
Creche Movimento da Escola Moderna |
description |
O texto que aqui apresentamos é fruto do trabalho desenvolvido a partir de um grupo de educadoras do MEM, organizadas em grupo cooperativo ao longo de três anos, e que se dispuseram a procurar reconhecer e explicitar o modelo do MEM para o trabalho em creche, respondendo às necessidades sentidas por muitas/os educadoras/as que trabalham com crianças até aos 3 anos. O texto está organizado em três secções que, sendo independentes entre si, se complementam para mostrar o trabalho de muitas educadoras que vêm refletindo sobre o trabalho em creche dentro da matriz do MEM: na primeira secção damos conta da atividade de auto-formação cooperada, especificamente dedicada ao trabalho em creche, desenvolvida nos últimos doze anos por dezenas de educadores/as; na segunda secção apresentamos uma síntese do modelo do MEM para a creche, produto deste trabalho cooperado; na terceira secção apresentamos o testemunho de uma educadora que participou na primeira oficina de formação e que aqui partilha alguns retratos da sua prática com um grupo de creche. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-15T15:17:47Z 2016-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18089 http://hdl.handle.net/10174/18089 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Folque, M. A. Bettencourt, M. & Ricardo, M. (2015). A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM. Escola Moderna, 3 (6.ª série), 13-34. Departamento de Pedagogia e Educação mafm@uevora.pt amartabettencourt@gmail.com monica.pilotodiese@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Movimento da Escola Moderna |
publisher.none.fl_str_mv |
Movimento da Escola Moderna |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136582769311744 |