A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folque, M. A.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bettencourt, M., Ricardo, M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18089
Resumo: O texto que aqui apresentamos é fruto do trabalho desenvolvido a partir de um grupo de educadoras do MEM, organizadas em grupo cooperativo ao longo de três anos, e que se dispuseram a procurar reconhecer e explicitar o modelo do MEM para o trabalho em creche, respondendo às necessidades sentidas por muitas/os educadoras/as que trabalham com crianças até aos 3 anos. O texto está organizado em três secções que, sendo independentes entre si, se complementam para mostrar o trabalho de muitas educadoras que vêm refletindo sobre o trabalho em creche dentro da matriz do MEM: na primeira secção damos conta da atividade de auto-formação cooperada, especificamente dedicada ao trabalho em creche, desenvolvida nos últimos doze anos por dezenas de educadores/as; na segunda secção apresentamos uma síntese do modelo do MEM para a creche, produto deste trabalho cooperado; na terceira secção apresentamos o testemunho de uma educadora que participou na primeira oficina de formação e que aqui partilha alguns retratos da sua prática com um grupo de creche.
id RCAP_c92f90e768bb74bd2af31bf93e366056
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEMCrecheMovimento da Escola ModernaO texto que aqui apresentamos é fruto do trabalho desenvolvido a partir de um grupo de educadoras do MEM, organizadas em grupo cooperativo ao longo de três anos, e que se dispuseram a procurar reconhecer e explicitar o modelo do MEM para o trabalho em creche, respondendo às necessidades sentidas por muitas/os educadoras/as que trabalham com crianças até aos 3 anos. O texto está organizado em três secções que, sendo independentes entre si, se complementam para mostrar o trabalho de muitas educadoras que vêm refletindo sobre o trabalho em creche dentro da matriz do MEM: na primeira secção damos conta da atividade de auto-formação cooperada, especificamente dedicada ao trabalho em creche, desenvolvida nos últimos doze anos por dezenas de educadores/as; na segunda secção apresentamos uma síntese do modelo do MEM para a creche, produto deste trabalho cooperado; na terceira secção apresentamos o testemunho de uma educadora que participou na primeira oficina de formação e que aqui partilha alguns retratos da sua prática com um grupo de creche.Movimento da Escola Moderna2016-03-15T15:17:47Z2016-03-152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18089http://hdl.handle.net/10174/18089porFolque, M. A. Bettencourt, M. & Ricardo, M. (2015). A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM. Escola Moderna, 3 (6.ª série), 13-34.Departamento de Pedagogia e Educaçãomafm@uevora.ptamartabettencourt@gmail.commonica.pilotodiese@gmail.com229Folque, M. A.Bettencourt, M.Ricardo, M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:02.662299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM
title A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM
spellingShingle A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM
Folque, M. A.
Creche
Movimento da Escola Moderna
title_short A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM
title_full A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM
title_fullStr A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM
title_full_unstemmed A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM
title_sort A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM
author Folque, M. A.
author_facet Folque, M. A.
Bettencourt, M.
Ricardo, M.
author_role author
author2 Bettencourt, M.
Ricardo, M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folque, M. A.
Bettencourt, M.
Ricardo, M.
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Movimento da Escola Moderna
topic Creche
Movimento da Escola Moderna
description O texto que aqui apresentamos é fruto do trabalho desenvolvido a partir de um grupo de educadoras do MEM, organizadas em grupo cooperativo ao longo de três anos, e que se dispuseram a procurar reconhecer e explicitar o modelo do MEM para o trabalho em creche, respondendo às necessidades sentidas por muitas/os educadoras/as que trabalham com crianças até aos 3 anos. O texto está organizado em três secções que, sendo independentes entre si, se complementam para mostrar o trabalho de muitas educadoras que vêm refletindo sobre o trabalho em creche dentro da matriz do MEM: na primeira secção damos conta da atividade de auto-formação cooperada, especificamente dedicada ao trabalho em creche, desenvolvida nos últimos doze anos por dezenas de educadores/as; na segunda secção apresentamos uma síntese do modelo do MEM para a creche, produto deste trabalho cooperado; na terceira secção apresentamos o testemunho de uma educadora que participou na primeira oficina de formação e que aqui partilha alguns retratos da sua prática com um grupo de creche.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-15T15:17:47Z
2016-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18089
http://hdl.handle.net/10174/18089
url http://hdl.handle.net/10174/18089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Folque, M. A. Bettencourt, M. & Ricardo, M. (2015). A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM. Escola Moderna, 3 (6.ª série), 13-34.
Departamento de Pedagogia e Educação
mafm@uevora.pt
amartabettencourt@gmail.com
monica.pilotodiese@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Movimento da Escola Moderna
publisher.none.fl_str_mv Movimento da Escola Moderna
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136582769311744