Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Renata de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40986
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
id RCAP_c9305c4c941704c04698bc4263a66e61
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de ManausFisioterapiaNecessidades educativas especiaisEquipe multidisciplinarInclusãoPhysiotherapySpecial Educational NeedsMultidisciplinary teamInclusionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)O presente estudo teve como objetivo geral analisar e caracterizar o papel do fisioterapeuta nas equipes multidisciplinares no processo de aprendizagem dos alunos com alunos com necessidade educativas especiais do ensino fundamental da rede pública de Manaus, nas escolas Carlos Gomes, São Pedro e Senador Costa Brito. Participaram neste estudo 100 profissionais que responderam a um questionário distribuído nas escolas da rede pública da cidade de Manaus. Os resultados dessa pesquisa permitem concluir que: a) Entre o gênero houve diferenças estatisticamente significativas no que se refere ao fisioterapeuta trabalhar as habilidades de transferência, b) Entre os grupos de idade houve diferença estatisticamente significativas no que se refere a importância de uma equipe multidisciplinar para atender os alunos, c) Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre a formação acadêmica dos profissionais e diversas funções dos profissionais na escola, professores, pedagogos, fisioterapeutas, diretores em relação a dar mais tempo a criança com paralisia cerebral ou outro tipo de deficiência motora para realizar as tarefas, d) Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre a verificação se o aluno com paralisia cerebral ou outro tipo de deficiência motora atingiu os objetivos e os profissionais que não possuem experiência profissional com alunos com NEE. O questionário aplicado apresenta razoáveis níveis de consistência interna (α= .542), através de resultados obtidos pelo Alpha de Cronbach. Neste sentido, as recomendações são para que os gestores das escolas e os educadores da região preocupem-se com a adoção de novas abordagens e novos modos de ensejar a capacidade de atuação junto aos alunos com necessidades educativas especiais, fazendo uso de estratégias que possam servir de apoio ao seu processo de aprendizagem.The present study aimed to analyze and characterize the role of the physiotherapist in multidisciplinary teams in the process of student learning with students with special educational needs of elementary education in public schools of Manaus, in schools Carlos Gomes, Peter and Senator Costa Brito. In this study participated 100 professionals who responded to a distributed network of public schools in the city of Manaus questionnaire. The results of this study allow us to conclude that: a) Among the statistically significant gender differences with regard to the physiotherapist working skills transfer, b) Between the age groups there was a statistically significant difference in regard to the importance of a multidisciplinary team to meet students, c) statistically significant differences were found between academic professionals and professionals in various functions of the school, teachers, educators, therapists, principals in relation to give more time a child with cerebral palsy or other physical disabilities to accomplish the tasks, d) statistically significant differences were found between checking if the student with cerebral palsy or other physical disabilities reached the objectives and professionals who do not have professional experience with students with SEN. The questionnaire provides reasonable levels of internal consistency (α = .542), results obtained by using Cronbach Alpha. In this sense, the recommendations are for the managers of schools and educators worry the region with the adoption of new approaches and new ways to give rise to the ability to act with students with special educational needs, making use of strategies that can serve support their learning process.Cruz-Santos, AnabelaUniversidade do MinhoVieira, Renata de Carvalho20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40986por201512920info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:00.490969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de Manaus
title Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de Manaus
spellingShingle Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de Manaus
Vieira, Renata de Carvalho
Fisioterapia
Necessidades educativas especiais
Equipe multidisciplinar
Inclusão
Physiotherapy
Special Educational Needs
Multidisciplinary team
Inclusion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de Manaus
title_full Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de Manaus
title_fullStr Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de Manaus
title_full_unstemmed Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de Manaus
title_sort Participação de fisioterapeutas em equipes multidisciplinares que atuam junto a alunos com necessidades educativas especiais: um estudo quantitativo em escolas de ensino fundamental da rede pública de Manaus
author Vieira, Renata de Carvalho
author_facet Vieira, Renata de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz-Santos, Anabela
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Renata de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
Necessidades educativas especiais
Equipe multidisciplinar
Inclusão
Physiotherapy
Special Educational Needs
Multidisciplinary team
Inclusion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Fisioterapia
Necessidades educativas especiais
Equipe multidisciplinar
Inclusão
Physiotherapy
Special Educational Needs
Multidisciplinary team
Inclusion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40986
url http://hdl.handle.net/1822/40986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201512920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132267041259520