Educação não-formal. Um contributo para a compreensão do conceito e das práticas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Luís Miguel Castanheira dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/705
Resumo: Este trabalho centra-se no estudo da educação não-formal (ENF), tendo como principais objectivos contribuir para a compreensão da problemática da ENF à luz do paradigma de aprendizagem ao longo da vida, para a clarificação da pertinência da ENF enquanto conceito e proposta educativa, e ainda fornecer pistas para o desenvolvimento de políticas educativas integradas em Portugal. Assente numa pesquisa documental, foi desenvolvida uma abordagem multidisciplinar para procurar compreender a ENF a partir dos enquandramentos teóricos e conceptuais existentes. Da mesma forma, este trabalho procura enquadrar a ENF nos vários contextos institucionais a nível nacional e internacional. O estudo empírico foi desenvolvido através de um trabalho de natureza qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de fontes documentais escritas – os contributos dos coordenadores dos projectos do Programa Escolhas sobre a educação não-formal. Procura-se desta forma dar visibilidade e compreensibilidade às práticas e experiências existentes no contexto português, contribuindo para caracterizar e compreender a educação não formal numa perspectiva contextualizada. A partir da pesquisa realizada é possível apresentar a identificação de um conjunto de abordagens do conceito de ENF, fornecendo pistas de articulação e comunicação entre diferentes actores educativos. Como conclusão, reconhecemos a necessidade de contextualizar o(s) conceito(s) de educação não-formal, não se conhecendo definições únicas ou consensuadas e relançamos a pertinência e a incontornabilidade da educação não-formal na procura de novos paradigmas e novas respostas educativas.
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