Estilos educativos parentais, habilitações literárias e situação profissional de pais na excelência académica de alunos do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11385
Resumo: O presente estudo pretende explorar a relação existente entre os estilos educativos parentais, as habilitações literárias e a situação profissional dos pais de alunos que apresentam um rendimento escolar excepcional. Os participantes dividem-se pelos 3 anos do Ensino Secundário (N =44) tendo sido seleccionados pelas suas médias aritméticas iguais ou superiores a 16 valores. O Questionário de Estilos Educativos Parentais (Ducharne, Cruz, Marinho e Grande, 2006) foi o instrumento utilizado para recolher a sua percepção e a dos seus pais acerca dos estilos educativos parentais. Os resultados demonstraram haver relações entre as percepções dos alunos e dos pais; mas também um efeito das habilitações literárias do pai sob os estilos educativos parentais. Na situação profissional não se verificou existência de efeitos nenhuns; ### Abstract: The present study aims to explore the relation between the parenting styles, academic qualifications, and professional situation of parents of exceptional students. The participants were selected from the 3 years of high school (N=44). The criteria of selection was his results equal to or above the average of the class (>16 values) in two subjects. The Questionário dos Estilos Educativos Parentais (Ducharne, Cruz, Marinho and Grande, 2006) was the instrument chosen to measure their perception and those of their parents about the parenting styles. The results of this study have demonstrate that exist relations of influence between the perceptions of the students and the perceptions of the parents; and also have reveal a significant effect of the academic qualifications of the father on the parenting styles. About the professional situation no effects have been noted.
id RCAP_c93eb9dd11c437ab3c404bfb140a3bd7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos educativos parentais, habilitações literárias e situação profissional de pais na excelência académica de alunos do Ensino SecundárioExcelência académicaAdolescentesEstilos educativos parentaisNível socioeconómicoExceptional academic achievementAdolescentsParenting stylesSocioeconomic statusO presente estudo pretende explorar a relação existente entre os estilos educativos parentais, as habilitações literárias e a situação profissional dos pais de alunos que apresentam um rendimento escolar excepcional. Os participantes dividem-se pelos 3 anos do Ensino Secundário (N =44) tendo sido seleccionados pelas suas médias aritméticas iguais ou superiores a 16 valores. O Questionário de Estilos Educativos Parentais (Ducharne, Cruz, Marinho e Grande, 2006) foi o instrumento utilizado para recolher a sua percepção e a dos seus pais acerca dos estilos educativos parentais. Os resultados demonstraram haver relações entre as percepções dos alunos e dos pais; mas também um efeito das habilitações literárias do pai sob os estilos educativos parentais. Na situação profissional não se verificou existência de efeitos nenhuns; ### Abstract: The present study aims to explore the relation between the parenting styles, academic qualifications, and professional situation of parents of exceptional students. The participants were selected from the 3 years of high school (N=44). The criteria of selection was his results equal to or above the average of the class (>16 values) in two subjects. The Questionário dos Estilos Educativos Parentais (Ducharne, Cruz, Marinho and Grande, 2006) was the instrument chosen to measure their perception and those of their parents about the parenting styles. The results of this study have demonstrate that exist relations of influence between the perceptions of the students and the perceptions of the parents; and also have reveal a significant effect of the academic qualifications of the father on the parenting styles. About the professional situation no effects have been noted.Universidade de Évora2014-08-18T14:49:59Z2014-08-182012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11385http://hdl.handle.net/10174/11385porDepartamento de Psicologiavanessitapereira@gmail.com681Silva, Vanessa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:01.397620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos educativos parentais, habilitações literárias e situação profissional de pais na excelência académica de alunos do Ensino Secundário
title Estilos educativos parentais, habilitações literárias e situação profissional de pais na excelência académica de alunos do Ensino Secundário
spellingShingle Estilos educativos parentais, habilitações literárias e situação profissional de pais na excelência académica de alunos do Ensino Secundário
Silva, Vanessa Pereira
Excelência académica
Adolescentes
Estilos educativos parentais
Nível socioeconómico
Exceptional academic achievement
Adolescents
Parenting styles
Socioeconomic status
title_short Estilos educativos parentais, habilitações literárias e situação profissional de pais na excelência académica de alunos do Ensino Secundário
title_full Estilos educativos parentais, habilitações literárias e situação profissional de pais na excelência académica de alunos do Ensino Secundário
title_fullStr Estilos educativos parentais, habilitações literárias e situação profissional de pais na excelência académica de alunos do Ensino Secundário
title_full_unstemmed Estilos educativos parentais, habilitações literárias e situação profissional de pais na excelência académica de alunos do Ensino Secundário
title_sort Estilos educativos parentais, habilitações literárias e situação profissional de pais na excelência académica de alunos do Ensino Secundário
author Silva, Vanessa Pereira
author_facet Silva, Vanessa Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Excelência académica
Adolescentes
Estilos educativos parentais
Nível socioeconómico
Exceptional academic achievement
Adolescents
Parenting styles
Socioeconomic status
topic Excelência académica
Adolescentes
Estilos educativos parentais
Nível socioeconómico
Exceptional academic achievement
Adolescents
Parenting styles
Socioeconomic status
description O presente estudo pretende explorar a relação existente entre os estilos educativos parentais, as habilitações literárias e a situação profissional dos pais de alunos que apresentam um rendimento escolar excepcional. Os participantes dividem-se pelos 3 anos do Ensino Secundário (N =44) tendo sido seleccionados pelas suas médias aritméticas iguais ou superiores a 16 valores. O Questionário de Estilos Educativos Parentais (Ducharne, Cruz, Marinho e Grande, 2006) foi o instrumento utilizado para recolher a sua percepção e a dos seus pais acerca dos estilos educativos parentais. Os resultados demonstraram haver relações entre as percepções dos alunos e dos pais; mas também um efeito das habilitações literárias do pai sob os estilos educativos parentais. Na situação profissional não se verificou existência de efeitos nenhuns; ### Abstract: The present study aims to explore the relation between the parenting styles, academic qualifications, and professional situation of parents of exceptional students. The participants were selected from the 3 years of high school (N=44). The criteria of selection was his results equal to or above the average of the class (>16 values) in two subjects. The Questionário dos Estilos Educativos Parentais (Ducharne, Cruz, Marinho and Grande, 2006) was the instrument chosen to measure their perception and those of their parents about the parenting styles. The results of this study have demonstrate that exist relations of influence between the perceptions of the students and the perceptions of the parents; and also have reveal a significant effect of the academic qualifications of the father on the parenting styles. About the professional situation no effects have been noted.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-08-18T14:49:59Z
2014-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11385
http://hdl.handle.net/10174/11385
url http://hdl.handle.net/10174/11385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
vanessitapereira@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136535554031616