Claques de futebol em Portugal: os discursos nas redes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/15388 |
Resumo: | A acção colectiva pode ser desenvolvida em registos multifacetados. Tal acontece porque todo o comportamento colectivo está sujeito a oportunidades e constrangimentos, os quais vão moldando o carácter da acção. As abordagens teórico-conceptuais às várias subculturas adeptas que surgiram na Europa a partir da segunda metade do século passado têm demonstrado que as idiossincrasias políticas, sociais e culturais locais influenciam os moldes em que os grupos organizados de adeptos se manifestam. Paralelamente, o sucesso da actuação da Polícia passa, fundamentalmente, pela legitimação da sua actividade. Para tal, a Polícia deve ser conhecedora da realidade na qual actua, designadamente das identidades sociais com as quais interage. Tendo em conta a interacção existente entre a PSP e as claques portuguesas, associado ao facto de estas se apresentarem como uma realidade pouco estudada, procuramos, através das potencialidades do Facebook, caracterizar estes peculiares grupos de adeptos. Assim, através duma abordagem qualitativa, procuramos analisar os conteúdos partilhados no Facebook de quatro claques de futebol portuguesas, nomeadamente Juventude Leonina, Super Dragões, Diabos Vermelhos e No Name Boys. Os resultados da análise apontam para a prevalência de conteúdos relacionados com o repertório de acção ultra bem como com factores atinentes à mobilização para a acção de apoio ao clube. |
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Claques de futebol em Portugal: os discursos nas redes sociaisAcção colectivaIdentidade socialPolíciaClaquesFacebookDomínio/Área Científica::Ciências SociaisA acção colectiva pode ser desenvolvida em registos multifacetados. Tal acontece porque todo o comportamento colectivo está sujeito a oportunidades e constrangimentos, os quais vão moldando o carácter da acção. As abordagens teórico-conceptuais às várias subculturas adeptas que surgiram na Europa a partir da segunda metade do século passado têm demonstrado que as idiossincrasias políticas, sociais e culturais locais influenciam os moldes em que os grupos organizados de adeptos se manifestam. Paralelamente, o sucesso da actuação da Polícia passa, fundamentalmente, pela legitimação da sua actividade. Para tal, a Polícia deve ser conhecedora da realidade na qual actua, designadamente das identidades sociais com as quais interage. Tendo em conta a interacção existente entre a PSP e as claques portuguesas, associado ao facto de estas se apresentarem como uma realidade pouco estudada, procuramos, através das potencialidades do Facebook, caracterizar estes peculiares grupos de adeptos. Assim, através duma abordagem qualitativa, procuramos analisar os conteúdos partilhados no Facebook de quatro claques de futebol portuguesas, nomeadamente Juventude Leonina, Super Dragões, Diabos Vermelhos e No Name Boys. Os resultados da análise apontam para a prevalência de conteúdos relacionados com o repertório de acção ultra bem como com factores atinentes à mobilização para a acção de apoio ao clube.Collective action can be developed into multifaceted records. This happens because the entire collective behavior is subject to opportunities and constraints, which shape the nature of the action. The theoretical and conceptual approaches to various fan based subcultures, which emerged in Europe since the second half of the last century, have shown that local political, social and cultural idiosyncrasies influence the way in which organized groups of football fans manifest. In parallel, the successful conduct of the Police is, fundamentally, linked with the legitimizing of their activity. To do so, the Police should be cognizant of the reality in which it operates, namely the social identities with which interact. Taking into account the interplay between the PSP and portuguese football fans, associated with the fact that they stand a scarcely studied, we try, using Facebook potential, to characterize these peculiar groups of fans. Thus, through a qualitative approach, we analyzed the shared content on Facebook wall of four portuguese football fans groups, which includes Juventude Leonina, Super Dragões, Diabos Vermelhos and No Name Boys. The analysis points to a prevalence of content related to ultra action repertoire as well as to the call for action in support of the club.Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasPais, Lúcia Maria de Sousa Gomes GouveiaRepositório ComumConceição, Ricardo Medeiros da2016-11-11T11:17:38Z2014-05-292014-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15388TID:201007231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:27:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:13.193318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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