“Para mim, eu meto o telescópio ao contrário, é olhar para dentro”. O experimentalismo etnográfico de António Aragão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Diogo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gago, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4902
Resumo: A influência das ideias importadas por António Aragão na génese da PO.EX é inegável. Com efeito, a partir do contacto com os neo-vanguardistas italianos, Aragão dá início, em Portugal, a um processo de dessacralização da arte, enquanto campo de possibilidades, nas relações semióticas e simbióticas com a tecnologia e com a sociedade. Não obstante a sua aparente lógica centrípeta, o movimento protagonizado por Aragão é outro, o de uma espiral entrópica, porventura compatível com uma “metodologia que trate antes de equacionar o homem global segundo uma tensão dialéctica” (1985: 179), ou com a de um telescópio virado ao contrário”, expressão a que recorre num documentário produzido pela RTP (1994). Nesse registo videográfico, manifestando fascínio pelos progressos científicos na área da genética, Aragão refere-se a um “olhar para dentro. Porém, num processo de retroação positiva, não deixa de, literalmente, apontar para o interior: os seus próprios genes. Ou seja, as raízes que carregam a terra onde nasceu. Nesse sentido, outras pontes poderão ser estabelecidas entre o trabalho de investigação e um trabalho de criação etnográfica que resultou na publicação de vários estudos dedicados à história e património da ilha da Madeira, mas também numa série de desenhos e aguarelas menos (re)conhecidas no âmbito do seu percurso artístico. Indo mais longe, e considerando a sua vastíssima obra literária e poemográfica, é possível encontrar rastros de “intervenção e movimento” entre o interesse etnográfico e a prática experimental no campo literário/artístico. Neste texto, procuraremos identificar e relacionar alguns desses sinais de experimentalismo etnográfico na obra teórica, literária e artística de António Aragão.
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