Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herdeiro, Rosalinda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Ana Maria Costa e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/31969
Resumo: Este artigo insere-se numa investigação levada a cabo em Portugal, cujo objectivo é compreender o impacto de legislação produzida recentemente com o objetivo expresso da melhoria da qualidade do trabalho docente, objetivo que se reflete nas oportunidades de aprendizagem dos professores e na sua identidade profissional. No texto evidenciamos alguns resultados decorrentes da análise de conteúdo efetuada com recurso ao pro- grama NVivo, versão 9.0, à informação recolhida através de narrativas orais e escritas, grupos de discussão e às questões abertas de um questionário aplicado a 396 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os resultados revelam que a qualidade do trabalho docente está comprometida pelo descontentamento profissional dos professores. Este descontentamento resulta, em grande medida, da ausência de reconhecimento, nomeadamente pelos superiores hierárquicos, cujos efeitos se refletem negativamente na identidade vivida pelos professores e na sua prática docente.
id RCAP_c95a652758c17c13663ba481ec5b11cc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professoresTeaching work and quality : teachers’ experiences and learning opportunitiesQualité de l’enseignement : les expériences et des opportunités d’apprentissage des enseignantsTrabalho docenteQualidadeOportunidades de aprendizagemExperiências profissionaisIdentidade profissionalTeaching workQualityLearning opportunitiesProfessional experiencesProfessional identityTravail enseignantQualitéOpportunités d'apprentissageExpériences professionnellesIdentité professionnelleEste artigo insere-se numa investigação levada a cabo em Portugal, cujo objectivo é compreender o impacto de legislação produzida recentemente com o objetivo expresso da melhoria da qualidade do trabalho docente, objetivo que se reflete nas oportunidades de aprendizagem dos professores e na sua identidade profissional. No texto evidenciamos alguns resultados decorrentes da análise de conteúdo efetuada com recurso ao pro- grama NVivo, versão 9.0, à informação recolhida através de narrativas orais e escritas, grupos de discussão e às questões abertas de um questionário aplicado a 396 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os resultados revelam que a qualidade do trabalho docente está comprometida pelo descontentamento profissional dos professores. Este descontentamento resulta, em grande medida, da ausência de reconhecimento, nomeadamente pelos superiores hierárquicos, cujos efeitos se refletem negativamente na identidade vivida pelos professores e na sua prática docente.This communication is part of a research project carried out in Portugal. Its main objective is to understand the impact of recent legislation – which aims at improving teachers’ work quality – on aspects such as teachers’ learning opportunities, the teaching career and the (re)construction of professional identity. In this text, we highlight some results of the analysis (performed with the help of the NVivo program version 9.0) of data obtained from oral and written narratives, discussion groups and an open-ended questionnaire given to 396 primary school teachers. The results reveal that the teaching work is compromised due to professional discontentment; discontentment resulting mostly from lack of recognition, mainly from their hierarchic superiors, which, in turn, has negative effects on the teachers’ identity and their teaching practices.Cet article s’insère dans une recherche prise en œuvre au Portugal, dont le principal l’objectif est de comprendre l’impact de la récente législation avec l’objectif d’améliorer la qualité du travail enseignant, objectif évidencé dans les opportunités d’apprentissage des enseignants et dans son identité professionnelle. Dans le texte nous prouvons quelques résultats obtenus à l’analyse de contenu effectuée avec ressource au programme NVivo, version 9.0, aux informations rassemblées à travers les récits oraux et écrits, groupes de discussion et aux questions ouvertes d’un questionnaire appliqué à 396 enseignants du 1er Cycle de l’Education de Base (CEB). Les résultats révèlent que la qualité du travail enseignant est compromise par le mécontentement professionnel des enseignants. Ce mécontentement résulte, dans une large mesure, de l’absence de reconnaissance, notamment par les supérieurs hiérarchiques, dont les effets se reflètent négativement dans l’identité vécue par les enseignants et dans leur pratique de l’enseignement.(undefined)Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoHerdeiro, RosalindaSilva, Ana Maria Costa e20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/31969por0101-733010.1590/S0101-73302014000100014http://www.cedes.unicamp.brinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:44:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:44:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores
Teaching work and quality : teachers’ experiences and learning opportunities
Qualité de l’enseignement : les expériences et des opportunités d’apprentissage des enseignants
title Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores
spellingShingle Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores
Herdeiro, Rosalinda
Trabalho docente
Qualidade
Oportunidades de aprendizagem
Experiências profissionais
Identidade profissional
Teaching work
Quality
Learning opportunities
Professional experiences
Professional identity
Travail enseignant
Qualité
Opportunités d'apprentissage
Expériences professionnelles
Identité professionnelle
title_short Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores
title_full Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores
title_fullStr Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores
title_full_unstemmed Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores
title_sort Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores
author Herdeiro, Rosalinda
author_facet Herdeiro, Rosalinda
Silva, Ana Maria Costa e
author_role author
author2 Silva, Ana Maria Costa e
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Herdeiro, Rosalinda
Silva, Ana Maria Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Qualidade
Oportunidades de aprendizagem
Experiências profissionais
Identidade profissional
Teaching work
Quality
Learning opportunities
Professional experiences
Professional identity
Travail enseignant
Qualité
Opportunités d'apprentissage
Expériences professionnelles
Identité professionnelle
topic Trabalho docente
Qualidade
Oportunidades de aprendizagem
Experiências profissionais
Identidade profissional
Teaching work
Quality
Learning opportunities
Professional experiences
Professional identity
Travail enseignant
Qualité
Opportunités d'apprentissage
Expériences professionnelles
Identité professionnelle
description Este artigo insere-se numa investigação levada a cabo em Portugal, cujo objectivo é compreender o impacto de legislação produzida recentemente com o objetivo expresso da melhoria da qualidade do trabalho docente, objetivo que se reflete nas oportunidades de aprendizagem dos professores e na sua identidade profissional. No texto evidenciamos alguns resultados decorrentes da análise de conteúdo efetuada com recurso ao pro- grama NVivo, versão 9.0, à informação recolhida através de narrativas orais e escritas, grupos de discussão e às questões abertas de um questionário aplicado a 396 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os resultados revelam que a qualidade do trabalho docente está comprometida pelo descontentamento profissional dos professores. Este descontentamento resulta, em grande medida, da ausência de reconhecimento, nomeadamente pelos superiores hierárquicos, cujos efeitos se refletem negativamente na identidade vivida pelos professores e na sua prática docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/31969
url http://hdl.handle.net/1822/31969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0101-7330
10.1590/S0101-73302014000100014
http://www.cedes.unicamp.br
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544404443856896