Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/31969 |
Resumo: | Este artigo insere-se numa investigação levada a cabo em Portugal, cujo objectivo é compreender o impacto de legislação produzida recentemente com o objetivo expresso da melhoria da qualidade do trabalho docente, objetivo que se reflete nas oportunidades de aprendizagem dos professores e na sua identidade profissional. No texto evidenciamos alguns resultados decorrentes da análise de conteúdo efetuada com recurso ao pro- grama NVivo, versão 9.0, à informação recolhida através de narrativas orais e escritas, grupos de discussão e às questões abertas de um questionário aplicado a 396 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os resultados revelam que a qualidade do trabalho docente está comprometida pelo descontentamento profissional dos professores. Este descontentamento resulta, em grande medida, da ausência de reconhecimento, nomeadamente pelos superiores hierárquicos, cujos efeitos se refletem negativamente na identidade vivida pelos professores e na sua prática docente. |
id |
RCAP_c95a652758c17c13663ba481ec5b11cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professoresTeaching work and quality : teachers’ experiences and learning opportunitiesQualité de l’enseignement : les expériences et des opportunités d’apprentissage des enseignantsTrabalho docenteQualidadeOportunidades de aprendizagemExperiências profissionaisIdentidade profissionalTeaching workQualityLearning opportunitiesProfessional experiencesProfessional identityTravail enseignantQualitéOpportunités d'apprentissageExpériences professionnellesIdentité professionnelleEste artigo insere-se numa investigação levada a cabo em Portugal, cujo objectivo é compreender o impacto de legislação produzida recentemente com o objetivo expresso da melhoria da qualidade do trabalho docente, objetivo que se reflete nas oportunidades de aprendizagem dos professores e na sua identidade profissional. No texto evidenciamos alguns resultados decorrentes da análise de conteúdo efetuada com recurso ao pro- grama NVivo, versão 9.0, à informação recolhida através de narrativas orais e escritas, grupos de discussão e às questões abertas de um questionário aplicado a 396 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os resultados revelam que a qualidade do trabalho docente está comprometida pelo descontentamento profissional dos professores. Este descontentamento resulta, em grande medida, da ausência de reconhecimento, nomeadamente pelos superiores hierárquicos, cujos efeitos se refletem negativamente na identidade vivida pelos professores e na sua prática docente.This communication is part of a research project carried out in Portugal. Its main objective is to understand the impact of recent legislation – which aims at improving teachers’ work quality – on aspects such as teachers’ learning opportunities, the teaching career and the (re)construction of professional identity. In this text, we highlight some results of the analysis (performed with the help of the NVivo program version 9.0) of data obtained from oral and written narratives, discussion groups and an open-ended questionnaire given to 396 primary school teachers. The results reveal that the teaching work is compromised due to professional discontentment; discontentment resulting mostly from lack of recognition, mainly from their hierarchic superiors, which, in turn, has negative effects on the teachers’ identity and their teaching practices.Cet article s’insère dans une recherche prise en œuvre au Portugal, dont le principal l’objectif est de comprendre l’impact de la récente législation avec l’objectif d’améliorer la qualité du travail enseignant, objectif évidencé dans les opportunités d’apprentissage des enseignants et dans son identité professionnelle. Dans le texte nous prouvons quelques résultats obtenus à l’analyse de contenu effectuée avec ressource au programme NVivo, version 9.0, aux informations rassemblées à travers les récits oraux et écrits, groupes de discussion et aux questions ouvertes d’un questionnaire appliqué à 396 enseignants du 1er Cycle de l’Education de Base (CEB). Les résultats révèlent que la qualité du travail enseignant est compromise par le mécontentement professionnel des enseignants. Ce mécontentement résulte, dans une large mesure, de l’absence de reconnaissance, notamment par les supérieurs hiérarchiques, dont les effets se reflètent négativement dans l’identité vécue par les enseignants et dans leur pratique de l’enseignement.(undefined)Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoHerdeiro, RosalindaSilva, Ana Maria Costa e20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/31969por0101-733010.1590/S0101-73302014000100014http://www.cedes.unicamp.brinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:44:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:44:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores Teaching work and quality : teachers’ experiences and learning opportunities Qualité de l’enseignement : les expériences et des opportunités d’apprentissage des enseignants |
title |
Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores |
spellingShingle |
Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores Herdeiro, Rosalinda Trabalho docente Qualidade Oportunidades de aprendizagem Experiências profissionais Identidade profissional Teaching work Quality Learning opportunities Professional experiences Professional identity Travail enseignant Qualité Opportunités d'apprentissage Expériences professionnelles Identité professionnelle |
title_short |
Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores |
title_full |
Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores |
title_fullStr |
Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores |
title_full_unstemmed |
Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores |
title_sort |
Qualidade e trabalho docente : as experiências e oportunidades de aprendizagem dos professores |
author |
Herdeiro, Rosalinda |
author_facet |
Herdeiro, Rosalinda Silva, Ana Maria Costa e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Maria Costa e |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herdeiro, Rosalinda Silva, Ana Maria Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Qualidade Oportunidades de aprendizagem Experiências profissionais Identidade profissional Teaching work Quality Learning opportunities Professional experiences Professional identity Travail enseignant Qualité Opportunités d'apprentissage Expériences professionnelles Identité professionnelle |
topic |
Trabalho docente Qualidade Oportunidades de aprendizagem Experiências profissionais Identidade profissional Teaching work Quality Learning opportunities Professional experiences Professional identity Travail enseignant Qualité Opportunités d'apprentissage Expériences professionnelles Identité professionnelle |
description |
Este artigo insere-se numa investigação levada a cabo em Portugal, cujo objectivo é compreender o impacto de legislação produzida recentemente com o objetivo expresso da melhoria da qualidade do trabalho docente, objetivo que se reflete nas oportunidades de aprendizagem dos professores e na sua identidade profissional. No texto evidenciamos alguns resultados decorrentes da análise de conteúdo efetuada com recurso ao pro- grama NVivo, versão 9.0, à informação recolhida através de narrativas orais e escritas, grupos de discussão e às questões abertas de um questionário aplicado a 396 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Os resultados revelam que a qualidade do trabalho docente está comprometida pelo descontentamento profissional dos professores. Este descontentamento resulta, em grande medida, da ausência de reconhecimento, nomeadamente pelos superiores hierárquicos, cujos efeitos se refletem negativamente na identidade vivida pelos professores e na sua prática docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/31969 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/31969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0101-7330 10.1590/S0101-73302014000100014 http://www.cedes.unicamp.br |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544404443856896 |