A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18908 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensinos do 1.º e 2.º Ciclos Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este trabalho descreve o percurso enquanto estagiário, em ambos os ciclos de escolaridade, e apresenta um breve estudo realizado no local de estágio, sobre a perspetiva que os pais e encarregados de educação (PEE) têm da participação dos seus educandos nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º CEB. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em quatro partes. A primeira referente à componente investigativa, visa uma análise da evolução de medidas tomadas pelo Estado, de forma a haver uma Escola a Tempo Inteiro (ETI), respondendo assim às necessidades das famílias em manter os seus educandos na escola, durante o horário laboral. Neste sentido, foi realizado um pequeno estudo, junto dos PEE, procurando perceber a forma como estes avaliam as AEC e o impacto destas atividades, na aprendizagem dos seus educandos. Na segunda parte é retratado o estágio efetuado em 1.º CEB, sendo apresentados as características da instituição e da turma, a fundamentação pedagógica das aulas lecionadas, os tipos de atividades desenvolvidas, a reflexão de todo este percurso e por fim as experiências-chave vivenciadas durante este percurso. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2.º CEB, nas disciplinas de Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Em cada área é apresentada a fundamentação da prática e a respetiva reflexão deste estágio. A quarta parte, é feita uma reflexão da iniciação à prática profissional. |
id |
RCAP_c97a84c473e90fbebd890e49b5c65cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18908 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educaçãoPrática EducativaEscola a Tempo InteiroAtividades de Enriquecimento CurricularEstágioEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloO presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensinos do 1.º e 2.º Ciclos Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este trabalho descreve o percurso enquanto estagiário, em ambos os ciclos de escolaridade, e apresenta um breve estudo realizado no local de estágio, sobre a perspetiva que os pais e encarregados de educação (PEE) têm da participação dos seus educandos nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º CEB. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em quatro partes. A primeira referente à componente investigativa, visa uma análise da evolução de medidas tomadas pelo Estado, de forma a haver uma Escola a Tempo Inteiro (ETI), respondendo assim às necessidades das famílias em manter os seus educandos na escola, durante o horário laboral. Neste sentido, foi realizado um pequeno estudo, junto dos PEE, procurando perceber a forma como estes avaliam as AEC e o impacto destas atividades, na aprendizagem dos seus educandos. Na segunda parte é retratado o estágio efetuado em 1.º CEB, sendo apresentados as características da instituição e da turma, a fundamentação pedagógica das aulas lecionadas, os tipos de atividades desenvolvidas, a reflexão de todo este percurso e por fim as experiências-chave vivenciadas durante este percurso. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2.º CEB, nas disciplinas de Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Em cada área é apresentada a fundamentação da prática e a respetiva reflexão deste estágio. A quarta parte, é feita uma reflexão da iniciação à prática profissional.Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Custódio, Pedro Balaus, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumSilva, Bruno André Ferreira2017-09-01T09:38:58Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18908201719126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:53.748653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação |
title |
A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação |
spellingShingle |
A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação Silva, Bruno André Ferreira Prática Educativa Escola a Tempo Inteiro Atividades de Enriquecimento Curricular Estágio Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
title_short |
A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação |
title_full |
A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação |
title_fullStr |
A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação |
title_full_unstemmed |
A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação |
title_sort |
A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação |
author |
Silva, Bruno André Ferreira |
author_facet |
Silva, Bruno André Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Custódio, Pedro Balaus, 1964- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruno André Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Educativa Escola a Tempo Inteiro Atividades de Enriquecimento Curricular Estágio Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
topic |
Prática Educativa Escola a Tempo Inteiro Atividades de Enriquecimento Curricular Estágio Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensinos do 1.º e 2.º Ciclos Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este trabalho descreve o percurso enquanto estagiário, em ambos os ciclos de escolaridade, e apresenta um breve estudo realizado no local de estágio, sobre a perspetiva que os pais e encarregados de educação (PEE) têm da participação dos seus educandos nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º CEB. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em quatro partes. A primeira referente à componente investigativa, visa uma análise da evolução de medidas tomadas pelo Estado, de forma a haver uma Escola a Tempo Inteiro (ETI), respondendo assim às necessidades das famílias em manter os seus educandos na escola, durante o horário laboral. Neste sentido, foi realizado um pequeno estudo, junto dos PEE, procurando perceber a forma como estes avaliam as AEC e o impacto destas atividades, na aprendizagem dos seus educandos. Na segunda parte é retratado o estágio efetuado em 1.º CEB, sendo apresentados as características da instituição e da turma, a fundamentação pedagógica das aulas lecionadas, os tipos de atividades desenvolvidas, a reflexão de todo este percurso e por fim as experiências-chave vivenciadas durante este percurso. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2.º CEB, nas disciplinas de Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Em cada área é apresentada a fundamentação da prática e a respetiva reflexão deste estágio. A quarta parte, é feita uma reflexão da iniciação à prática profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01T09:38:58Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18908 201719126 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18908 |
identifier_str_mv |
201719126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130023572013056 |