A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno André Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18908
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensinos do 1.º e 2.º Ciclos Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este trabalho descreve o percurso enquanto estagiário, em ambos os ciclos de escolaridade, e apresenta um breve estudo realizado no local de estágio, sobre a perspetiva que os pais e encarregados de educação (PEE) têm da participação dos seus educandos nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º CEB. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em quatro partes. A primeira referente à componente investigativa, visa uma análise da evolução de medidas tomadas pelo Estado, de forma a haver uma Escola a Tempo Inteiro (ETI), respondendo assim às necessidades das famílias em manter os seus educandos na escola, durante o horário laboral. Neste sentido, foi realizado um pequeno estudo, junto dos PEE, procurando perceber a forma como estes avaliam as AEC e o impacto destas atividades, na aprendizagem dos seus educandos. Na segunda parte é retratado o estágio efetuado em 1.º CEB, sendo apresentados as características da instituição e da turma, a fundamentação pedagógica das aulas lecionadas, os tipos de atividades desenvolvidas, a reflexão de todo este percurso e por fim as experiências-chave vivenciadas durante este percurso. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2.º CEB, nas disciplinas de Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Em cada área é apresentada a fundamentação da prática e a respetiva reflexão deste estágio. A quarta parte, é feita uma reflexão da iniciação à prática profissional.
id RCAP_c97a84c473e90fbebd890e49b5c65cd8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educaçãoPrática EducativaEscola a Tempo InteiroAtividades de Enriquecimento CurricularEstágioEnsino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloO presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensinos do 1.º e 2.º Ciclos Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este trabalho descreve o percurso enquanto estagiário, em ambos os ciclos de escolaridade, e apresenta um breve estudo realizado no local de estágio, sobre a perspetiva que os pais e encarregados de educação (PEE) têm da participação dos seus educandos nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º CEB. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em quatro partes. A primeira referente à componente investigativa, visa uma análise da evolução de medidas tomadas pelo Estado, de forma a haver uma Escola a Tempo Inteiro (ETI), respondendo assim às necessidades das famílias em manter os seus educandos na escola, durante o horário laboral. Neste sentido, foi realizado um pequeno estudo, junto dos PEE, procurando perceber a forma como estes avaliam as AEC e o impacto destas atividades, na aprendizagem dos seus educandos. Na segunda parte é retratado o estágio efetuado em 1.º CEB, sendo apresentados as características da instituição e da turma, a fundamentação pedagógica das aulas lecionadas, os tipos de atividades desenvolvidas, a reflexão de todo este percurso e por fim as experiências-chave vivenciadas durante este percurso. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2.º CEB, nas disciplinas de Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Em cada área é apresentada a fundamentação da prática e a respetiva reflexão deste estágio. A quarta parte, é feita uma reflexão da iniciação à prática profissional.Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Custódio, Pedro Balaus, 1964-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumSilva, Bruno André Ferreira2017-09-01T09:38:58Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18908201719126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:53.748653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação
title A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação
spellingShingle A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação
Silva, Bruno André Ferreira
Prática Educativa
Escola a Tempo Inteiro
Atividades de Enriquecimento Curricular
Estágio
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
title_short A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação
title_full A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação
title_fullStr A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação
title_full_unstemmed A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação
title_sort A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação
author Silva, Bruno André Ferreira
author_facet Silva, Bruno André Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno André Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Educativa
Escola a Tempo Inteiro
Atividades de Enriquecimento Curricular
Estágio
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
topic Prática Educativa
Escola a Tempo Inteiro
Atividades de Enriquecimento Curricular
Estágio
Ensino Básico 1º Ciclo
Ensino Básico 2º Ciclo
description O presente relatório foi elaborado no âmbito das Unidades Curriculares da Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensinos do 1.º e 2.º Ciclos Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Coimbra. Este trabalho descreve o percurso enquanto estagiário, em ambos os ciclos de escolaridade, e apresenta um breve estudo realizado no local de estágio, sobre a perspetiva que os pais e encarregados de educação (PEE) têm da participação dos seus educandos nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º CEB. Deste modo, o relatório encontra-se dividido em quatro partes. A primeira referente à componente investigativa, visa uma análise da evolução de medidas tomadas pelo Estado, de forma a haver uma Escola a Tempo Inteiro (ETI), respondendo assim às necessidades das famílias em manter os seus educandos na escola, durante o horário laboral. Neste sentido, foi realizado um pequeno estudo, junto dos PEE, procurando perceber a forma como estes avaliam as AEC e o impacto destas atividades, na aprendizagem dos seus educandos. Na segunda parte é retratado o estágio efetuado em 1.º CEB, sendo apresentados as características da instituição e da turma, a fundamentação pedagógica das aulas lecionadas, os tipos de atividades desenvolvidas, a reflexão de todo este percurso e por fim as experiências-chave vivenciadas durante este percurso. A terceira parte consiste no estágio efetuado em 2.º CEB, nas disciplinas de Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Matemática. Em cada área é apresentada a fundamentação da prática e a respetiva reflexão deste estágio. A quarta parte, é feita uma reflexão da iniciação à prática profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01T09:38:58Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18908
201719126
url http://hdl.handle.net/10400.26/18908
identifier_str_mv 201719126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130023572013056