Mitigação de problemas na extrusão de componente para pneus: análise numérica e experimental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16308 |
Resumo: | Atualmente, na área da mobilidade, os pneus desempenham um papel importante. Os pneus são componentes constituídos por várias camadas de materiais distintos, tais como, compostos de borracha, aço e cordas de poliamida. Entre o piso e as cintas metálicas, existe uma camada formada por cintas de cap ply, que são enroladas múltiplas vezes. Estas cintas restringem a expansão do pneu, quando sujeito a forças centrífugas. Alguns dos principais problemas das Cap strip, máquinas onde se produz o cap ply, estão relacionados com as condições de controlo de temperatura do cabeçote da máquina. Durante a extrusão do composto de borracha, o mesmo flui através de uma extrusora, passando por uma bomba de engrenagens e chegando, finalmente, a um cabeçote, onde o escoamento termina numa fieira, ocorrendo aí a impregnação das cordas têxteis de poliamida. Na fase de escoamento no cabeçote, o incorreto controlo de temperatura origina a vulcanização prematura de composto de borracha e também a falha de impregnação, diminuindo assim a qualidade das cintas de cap ply, e originando grandes volumes de desperdício. A dissertação aqui apresentada, foi desenvolvida na empresa Continental Mabor – Indústria de pneus S.A., no Departamento de Apoio Técnico à Produção, onde foram executados vários ensaios experimentais e análises numéricas para a melhoria do processo de produção de cap ply. Foram estruturadas análises numéricas de dinâmica de fluidos computacional, de forma a simular o escoamento de composto de borracha e as trocas de energia térmica no interior do cabeçote. Em paralelo com as análises numéricas, foram realizados ensaios laboratoriais para obter dados relativos às propriedades do composto de borracha em análise, e também ensaios experimentais, tais como, a recolha de imagens termográficas, o estudo da superfície interna do cabeçote com recurso a técnicas de análise de rugosidade superficial, a execução de ensaios de extrusão e criação de rotinas de registo dos parâmetros de máquina com recurso a um microcontrolador. Com os resultados obtidos, foi possível elaborar um novo controlo de temperatura do cabeçote, que revelou ser extremamente eficaz. Posto isto, as empresas, que trabalham com equipamentos de produção de cap ply e, outros equipamentos de extrusão de compostos de borracha, podem aplicar as soluções implementadas neste projeto, melhorando a qualidade das cintas produzidas, reduzindo os custos de produção e tempos de produção e aumentando o nível de segurança para os operadores. |
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Mitigação de problemas na extrusão de componente para pneus: análise numérica e experimentalIndústria automóvelCap plyDinâmica de Fluidos ComputacionalTermografiaMicrocontroladorMelhoria do processoRevestimentos técnicosRugosidade superficialAutomobile industryComputational Fluid DynamicsThermographyMicrocontrollerProcess improvementCoatings technologySurface roughnessAtualmente, na área da mobilidade, os pneus desempenham um papel importante. Os pneus são componentes constituídos por várias camadas de materiais distintos, tais como, compostos de borracha, aço e cordas de poliamida. Entre o piso e as cintas metálicas, existe uma camada formada por cintas de cap ply, que são enroladas múltiplas vezes. Estas cintas restringem a expansão do pneu, quando sujeito a forças centrífugas. Alguns dos principais problemas das Cap strip, máquinas onde se produz o cap ply, estão relacionados com as condições de controlo de temperatura do cabeçote da máquina. Durante a extrusão do composto de borracha, o mesmo flui através de uma extrusora, passando por uma bomba de engrenagens e chegando, finalmente, a um cabeçote, onde o escoamento termina numa fieira, ocorrendo aí a impregnação das cordas têxteis de poliamida. Na fase de escoamento no cabeçote, o incorreto controlo de temperatura origina a vulcanização prematura de composto de borracha e também a falha de impregnação, diminuindo assim a qualidade das cintas de cap ply, e originando grandes volumes de desperdício. A dissertação aqui apresentada, foi desenvolvida na empresa Continental Mabor – Indústria de pneus S.A., no Departamento de Apoio Técnico à Produção, onde foram executados vários ensaios experimentais e análises numéricas para a melhoria do processo de produção de cap ply. Foram estruturadas análises numéricas de dinâmica de fluidos computacional, de forma a simular o escoamento de composto de borracha e as trocas de energia térmica no interior do cabeçote. Em paralelo com as análises numéricas, foram realizados ensaios laboratoriais para obter dados relativos às propriedades do composto de borracha em análise, e também ensaios experimentais, tais como, a recolha de imagens termográficas, o estudo da superfície interna do cabeçote com recurso a técnicas de análise de rugosidade superficial, a execução de ensaios de extrusão e criação de rotinas de registo dos parâmetros de máquina com recurso a um microcontrolador. Com os resultados obtidos, foi possível elaborar um novo controlo de temperatura do cabeçote, que revelou ser extremamente eficaz. Posto isto, as empresas, que trabalham com equipamentos de produção de cap ply e, outros equipamentos de extrusão de compostos de borracha, podem aplicar as soluções implementadas neste projeto, melhorando a qualidade das cintas produzidas, reduzindo os custos de produção e tempos de produção e aumentando o nível de segurança para os operadores.Currently, in the area of mobility, tires play a key role. Tires are components formed by several layers of different materials, such as rubber compounds, steel and polyamide cords. Between the tread and steel belts, there is a layer of cap ply belts, which are wrapped multiple times. These belts restrict the tire growth when subjected to centrifugal forces. Some of the main problems in Capstrip lines, the machines where cap ply is produced, are related to the temperature control of the extruder head. During the extrusion of the rubber compound, it flows through an extruder, passing through a gear pump and finally reaching the extruder head, where the flow ends in a die, with the impregnation of the polyamide cords. In the flow phase, inside the extruder head, an incorrect temperature control leads to premature vulcanization of the rubber compound and lack of impregnation, thus reducing the quality of cap ply belts, and causing large volumes of waste. The dissertation presented here was developed at Continental Mabor – Indústria de pneus S.A., in the Departamento de Apoio Técnico à Produção, where several experimental tests and numerical analyses were performed to optimize the production process of cap ply. Numerical analyses of computational fluid dynamics were structured to simulate the flow of rubber compound and thermal energy exchanges inside the extruder head. In parallel with numerical analyses, laboratory tests were performed to obtain data on the properties of the rubber compound under analysis, as well as experimental tests, such as the collection of thermographic images, the study of the inner surface of the extruder head through surface roughness analysis techniques, the execution of extrusion tests and the creation of machine parameter recording routines using a microcontroller. With the results obtained it was possible to elaborate a new temperature control for the extruder head, which proved to be extremely effective. Thus, companies working with cap ply production equipment and other rubber compound extrusion equipment can apply the solutions implemented in this project, improving the quality of the belts produced, reducing production costs, production times and increasing the level of safety for operators.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, André Filipe Almeida2023-07-17T00:31:32Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16308TID:202522520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:48:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:00.004402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente, na área da mobilidade, os pneus desempenham um papel importante. Os pneus são componentes constituídos por várias camadas de materiais distintos, tais como, compostos de borracha, aço e cordas de poliamida. Entre o piso e as cintas metálicas, existe uma camada formada por cintas de cap ply, que são enroladas múltiplas vezes. Estas cintas restringem a expansão do pneu, quando sujeito a forças centrífugas. Alguns dos principais problemas das Cap strip, máquinas onde se produz o cap ply, estão relacionados com as condições de controlo de temperatura do cabeçote da máquina. Durante a extrusão do composto de borracha, o mesmo flui através de uma extrusora, passando por uma bomba de engrenagens e chegando, finalmente, a um cabeçote, onde o escoamento termina numa fieira, ocorrendo aí a impregnação das cordas têxteis de poliamida. Na fase de escoamento no cabeçote, o incorreto controlo de temperatura origina a vulcanização prematura de composto de borracha e também a falha de impregnação, diminuindo assim a qualidade das cintas de cap ply, e originando grandes volumes de desperdício. A dissertação aqui apresentada, foi desenvolvida na empresa Continental Mabor – Indústria de pneus S.A., no Departamento de Apoio Técnico à Produção, onde foram executados vários ensaios experimentais e análises numéricas para a melhoria do processo de produção de cap ply. Foram estruturadas análises numéricas de dinâmica de fluidos computacional, de forma a simular o escoamento de composto de borracha e as trocas de energia térmica no interior do cabeçote. Em paralelo com as análises numéricas, foram realizados ensaios laboratoriais para obter dados relativos às propriedades do composto de borracha em análise, e também ensaios experimentais, tais como, a recolha de imagens termográficas, o estudo da superfície interna do cabeçote com recurso a técnicas de análise de rugosidade superficial, a execução de ensaios de extrusão e criação de rotinas de registo dos parâmetros de máquina com recurso a um microcontrolador. Com os resultados obtidos, foi possível elaborar um novo controlo de temperatura do cabeçote, que revelou ser extremamente eficaz. Posto isto, as empresas, que trabalham com equipamentos de produção de cap ply e, outros equipamentos de extrusão de compostos de borracha, podem aplicar as soluções implementadas neste projeto, melhorando a qualidade das cintas produzidas, reduzindo os custos de produção e tempos de produção e aumentando o nível de segurança para os operadores. |
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