"Qualidade do sono e stress em professores do ensino superior de enfermagem"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5743 |
Resumo: | sono assume hoje um papel imprescindível na existência do ser humano, contribuindo para o seu bem-estar físico e mental. Assim, é essencial alcançar qualidade do sono, adotando hábitos de sono saudáveis. Ao longo do nosso quotidiano percebemos o quanto importante é o sono e quais as implicações da sua ausência ou má qualidade, principalmente durante o período laboral em que se reflete no rendimento do trabalhador, na sua capacidade mental, intelectual e física. Considerando atempadamente que existem profissões de maior desgaste, stress e consequentemente com défice de qualidade do sono, procurou-se intervir junto de uma população selecionada através da elaboração de um projeto de intervenção, baseado na Metodologia do Planeamento da Saúde, com o objetivo de melhorar hábitos de sono, promovendo literacia em saúde e desenvolvendo estratégias de intervenção. Desenvolveu-se um estudo descritivo, no âmbito do projeto de intervenção, cuja população alvo foram 25 professores do ensino superior de enfermagem da escola de enfermagem X. Elaborou-se um formulário no Google Forms para resposta ao Questionário de Stress nos Professores do Ensino Superior e à Escala da Qualidade do Sono - índice de qualidade do sono de Pittsburgh - versão portuguesa, onde foi possível obter 16 respostas, de forma anónima. Após o diagnóstico da situação, através da análise estatística com recurso ao Software Statistic Package for Social Sciences versão 2.4 e ao Microsoft Office Excel, identificou-se que: 87,6% da população em estudo considerou que a vida profissional lhe provoca algum nível de stress ocupacional. O maior fator de stress ocupacional diz respeito à falta de tempo para estar com as pessoas mais próximas, com um valor médio de 3,0625. 68,8% considerou ter boa qualidade do sono, sendo que 31,3% dormiu apenas 5 horas e igual percentagem 6 horas. Mais de 50% dos professores, adormeceu depois da meia noite e acordou antes das 7 horas da manhã. Obteve-se um valor global do índice de qualidade do sono de Pittsburgh de 5 e de 6, consoante o número de horas dormidas (5 horas ou 6 horas) pela maioria dos professores, significando uma pobre qualidade do sono. Determinaram-se prioridades, delinearam-se estratégias com vista à adoção de hábitos de sono saudáveis, definiram-se intervenções e atividades, procedeu-se à sua execução e posteriormente realizou-se a avaliação e divulgação dos resultados. |
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