A Internacionalização do Ensino Superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Maria João
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1070
Resumo: O presente ensaio constituiu a Oração de Sapiência proferida na cerimónia de Abertura Solene do Ano Lectivo 2019/2020 no ISMT a 6 de Novembro de 2019. Nele, a autora reflecte sobre a internacionalização das instituições do ensino superior, dando destaque à passagem de uma ênfase na mobilidade internacional de estudantes, enquanto modalidade por excelência de internacionalização do ensino, para uma ênfase na própria internacionalização dos cursos e das instituições. Para esse efeito, o ensaio percorre conceitos teóricos centrais nesta questão – internacionalização do ensino superior, internacionalização em casa e internacionalização do currículo –, salientando algumas das dinâmicas institucionais e pedagógicas que lhes estão associadas. Na parte final do ensaio, nota-se a necessidade de equilibrar os requisitos de quantificação e estandardização dos indicadores de internacionalização com uma atenção às especificidades das áreas disciplinares, argumentando-se que estas devem ter um papel crucial nas dinâmicas institucionais de internacionalização do currículo. / This essay was the Lecture at the Solemn Opening Ceremony of the Academic Year 2019/2020 at the Miguel Torga Institute of Higher Education, on the 6th November 2019. In it, the author reflects on the internationalization of higher education institutions, highlighting a shift from an emphasis in the international mobility of students as the main form of the internationalization of education to an emphasis on the very internationalization of the degrees and institutions. To this purpose, the essay reviews core theoretical concepts about this issue - internationalization of higher education, internationalization at home and internationalization of the curriculum - referring some of the institutional and pedagogical dynamics associated with them. At the end of the essay, the author notes the need to balance the requirements of quantification and standardization of the internationalization indicators with an attention to the specificities of the disciplinary areas, and argues that these should play a crucial role in the institutional dynamics of the internationalization of the curriculum.
id RCAP_c983126cedc88f8ab550b8ef44dc193f
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1070
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Internacionalização do Ensino Superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículoThe Internationalization of Higher Education: from people’s mobility to curriculum internationalizationInternacionalização do ensino superior - Internationalization of higher educationInternacionalização em casa - Internationalization at homeInternacionalização do currículo - Internationalization of the curriculumMobilidade de estudantes - Students’ mobilityO presente ensaio constituiu a Oração de Sapiência proferida na cerimónia de Abertura Solene do Ano Lectivo 2019/2020 no ISMT a 6 de Novembro de 2019. Nele, a autora reflecte sobre a internacionalização das instituições do ensino superior, dando destaque à passagem de uma ênfase na mobilidade internacional de estudantes, enquanto modalidade por excelência de internacionalização do ensino, para uma ênfase na própria internacionalização dos cursos e das instituições. Para esse efeito, o ensaio percorre conceitos teóricos centrais nesta questão – internacionalização do ensino superior, internacionalização em casa e internacionalização do currículo –, salientando algumas das dinâmicas institucionais e pedagógicas que lhes estão associadas. Na parte final do ensaio, nota-se a necessidade de equilibrar os requisitos de quantificação e estandardização dos indicadores de internacionalização com uma atenção às especificidades das áreas disciplinares, argumentando-se que estas devem ter um papel crucial nas dinâmicas institucionais de internacionalização do currículo. / This essay was the Lecture at the Solemn Opening Ceremony of the Academic Year 2019/2020 at the Miguel Torga Institute of Higher Education, on the 6th November 2019. In it, the author reflects on the internationalization of higher education institutions, highlighting a shift from an emphasis in the international mobility of students as the main form of the internationalization of education to an emphasis on the very internationalization of the degrees and institutions. To this purpose, the essay reviews core theoretical concepts about this issue - internationalization of higher education, internationalization at home and internationalization of the curriculum - referring some of the institutional and pedagogical dynamics associated with them. At the end of the essay, the author notes the need to balance the requirements of quantification and standardization of the internationalization indicators with an attention to the specificities of the disciplinary areas, and argues that these should play a crucial role in the institutional dynamics of the internationalization of the curriculum.ISMTRepositório ISMTBarata, Maria João2020-02-03T10:13:07Z2019-12-312019-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1070pordoi:10.31211/interacoes.n37.2019.e12184-2929info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-14T13:51:01Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-14T13:51:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Internacionalização do Ensino Superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo
The Internationalization of Higher Education: from people’s mobility to curriculum internationalization
title A Internacionalização do Ensino Superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo
spellingShingle A Internacionalização do Ensino Superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo
Barata, Maria João
Internacionalização do ensino superior - Internationalization of higher education
Internacionalização em casa - Internationalization at home
Internacionalização do currículo - Internationalization of the curriculum
Mobilidade de estudantes - Students’ mobility
title_short A Internacionalização do Ensino Superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo
title_full A Internacionalização do Ensino Superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo
title_fullStr A Internacionalização do Ensino Superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo
title_full_unstemmed A Internacionalização do Ensino Superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo
title_sort A Internacionalização do Ensino Superior: da mobilidade de pessoas à internacionalização do currículo
author Barata, Maria João
author_facet Barata, Maria João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório ISMT
dc.contributor.author.fl_str_mv Barata, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização do ensino superior - Internationalization of higher education
Internacionalização em casa - Internationalization at home
Internacionalização do currículo - Internationalization of the curriculum
Mobilidade de estudantes - Students’ mobility
topic Internacionalização do ensino superior - Internationalization of higher education
Internacionalização em casa - Internationalization at home
Internacionalização do currículo - Internationalization of the curriculum
Mobilidade de estudantes - Students’ mobility
description O presente ensaio constituiu a Oração de Sapiência proferida na cerimónia de Abertura Solene do Ano Lectivo 2019/2020 no ISMT a 6 de Novembro de 2019. Nele, a autora reflecte sobre a internacionalização das instituições do ensino superior, dando destaque à passagem de uma ênfase na mobilidade internacional de estudantes, enquanto modalidade por excelência de internacionalização do ensino, para uma ênfase na própria internacionalização dos cursos e das instituições. Para esse efeito, o ensaio percorre conceitos teóricos centrais nesta questão – internacionalização do ensino superior, internacionalização em casa e internacionalização do currículo –, salientando algumas das dinâmicas institucionais e pedagógicas que lhes estão associadas. Na parte final do ensaio, nota-se a necessidade de equilibrar os requisitos de quantificação e estandardização dos indicadores de internacionalização com uma atenção às especificidades das áreas disciplinares, argumentando-se que estas devem ter um papel crucial nas dinâmicas institucionais de internacionalização do currículo. / This essay was the Lecture at the Solemn Opening Ceremony of the Academic Year 2019/2020 at the Miguel Torga Institute of Higher Education, on the 6th November 2019. In it, the author reflects on the internationalization of higher education institutions, highlighting a shift from an emphasis in the international mobility of students as the main form of the internationalization of education to an emphasis on the very internationalization of the degrees and institutions. To this purpose, the essay reviews core theoretical concepts about this issue - internationalization of higher education, internationalization at home and internationalization of the curriculum - referring some of the institutional and pedagogical dynamics associated with them. At the end of the essay, the author notes the need to balance the requirements of quantification and standardization of the internationalization indicators with an attention to the specificities of the disciplinary areas, and argues that these should play a crucial role in the institutional dynamics of the internationalization of the curriculum.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
2019-12-31T00:00:00Z
2020-02-03T10:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1070
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv doi:10.31211/interacoes.n37.2019.e1
2184-2929
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548701526130688