Adequações curriculares: perspetivas e práticas de planeamento e intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/2977 |
Resumo: | Com este artigo pretende-se sistematizar e discutir os resultados e conclusões de alguns estudos sobre adequações curriculares para dar resposta às necessidades educativas especiais, realizados no âmbito do mestrado em educação especial na Escola Superior de Educação de Lisboa. Após um breve enquadramento teórico, apresentam-se resultados e conclusões sobre as perspetivas de professores de diferentes ciclos de escolaridade em relação à gestão do currículo, às necessidades educativas especiais e à forma de definição das medidas educativas e curriculares a adotar. Confrontam-se depois estes resultados com as medidas efetivamente expressas nos documentos organizadores da intervenção com estes alunos e ainda com os resultados de observações realizadas em sala de aula. Conclui-se que um longo caminho já foi percorrido no que se refere a valores e princípios, mas que é necessário reforçar as componentes pedagógicas e didáticas do ensino destes alunos, de forma a que a inclusão não se reduza apenas a um processo de socialização e conduza a uma real aprendizagem. |
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Adequações curriculares: perspetivas e práticas de planeamento e intervençãoNecessidades educativas especiaisInclusãoAdequações curricularesSpecial educational needsInclusionCurricular adjustmentsBesoins éducatifs spéciauxAdaptations curriculairesCom este artigo pretende-se sistematizar e discutir os resultados e conclusões de alguns estudos sobre adequações curriculares para dar resposta às necessidades educativas especiais, realizados no âmbito do mestrado em educação especial na Escola Superior de Educação de Lisboa. Após um breve enquadramento teórico, apresentam-se resultados e conclusões sobre as perspetivas de professores de diferentes ciclos de escolaridade em relação à gestão do currículo, às necessidades educativas especiais e à forma de definição das medidas educativas e curriculares a adotar. Confrontam-se depois estes resultados com as medidas efetivamente expressas nos documentos organizadores da intervenção com estes alunos e ainda com os resultados de observações realizadas em sala de aula. Conclui-se que um longo caminho já foi percorrido no que se refere a valores e princípios, mas que é necessário reforçar as componentes pedagógicas e didáticas do ensino destes alunos, de forma a que a inclusão não se reduza apenas a um processo de socialização e conduza a uma real aprendizagem.Abstrat: In this paper, we propose to systematize and discuss the results and conclusions of some studies on curriculum modifications for students with special educational needs. These studies were carried out as part of the master’s degree course in Special Education at Lisbon Higher School of Education. After providing a brief theoretical framework, we present results and conclusions about the perspectives of teachers from different cycles of education on the management of the curriculum, on special educational needs and on how to define the educational and curricular measures to be adopted. We shall then contrast these results with guidelines from documents regulating classroom procedures and with the results of classroom observations. We concluded that although much has been achieved in respect of values and principles, there is still a need to strengthen the pedagogic and didactic components of this type of teaching, so that it looks beyond mere social inclusion and towards real learning.Cet article se propose de systématiser et de discuter les résultats et les conclusions de quelques études sur les adaptations du curriculum pour répondre aux besoins éducatifs spéciaux des élèvesCes études ont été effectuées pour obtenir le diplôme de maîtrise en éducation spéciale à l'École Supérieure d'Éducation de Lisbonne. Après un bref encadrement théorique, nous présentons les résultats et conclusions sur les perspectives des enseignants de différents niveaux éducatifs sur la gestion du curriculum, sur les besoins éducatifs spéciaux et sur la définition des mesures pédagogiques à adopter. Ensuite, nous confrontons ces résultats avec les mesures prévues dans les documents et avec les résultats des observations en classe. Nous concluons qu'un long chemin a été parcouru par rapport aux valeurs et principes, mais il est nécessaire de renforcer les composantes didactique et pédagogique d'enseignement, de sorte que l'inclusion conduise à un véritable apprentissage et ne se limite pas au processus de socialisation de l´élève.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLLeite, Teresa2013-12-05T16:02:32Z2013-032013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2977porTeresa S. Leite (2013). Adequações curriculares: perspetivas e práticas de planeamento e intervenção. Da investigação às práticas, III (I). 30 – 522182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:39.271984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com este artigo pretende-se sistematizar e discutir os resultados e conclusões de alguns estudos sobre adequações curriculares para dar resposta às necessidades educativas especiais, realizados no âmbito do mestrado em educação especial na Escola Superior de Educação de Lisboa. Após um breve enquadramento teórico, apresentam-se resultados e conclusões sobre as perspetivas de professores de diferentes ciclos de escolaridade em relação à gestão do currículo, às necessidades educativas especiais e à forma de definição das medidas educativas e curriculares a adotar. Confrontam-se depois estes resultados com as medidas efetivamente expressas nos documentos organizadores da intervenção com estes alunos e ainda com os resultados de observações realizadas em sala de aula. Conclui-se que um longo caminho já foi percorrido no que se refere a valores e princípios, mas que é necessário reforçar as componentes pedagógicas e didáticas do ensino destes alunos, de forma a que a inclusão não se reduza apenas a um processo de socialização e conduza a uma real aprendizagem. |
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