A utilização de imagens e vídeos para aprendizagem de vocabulário na aula de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Beatriz Nogueira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29610
Resumo: O relatório que aqui se apresenta baseia-se num estudo quasi-experimental, desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino de Inglês, no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. Tendo em conta que vivemos numa sociedade digital, em que a imagem impera nos meios de comunicação, a utilização dos recursos audiovisuais como recursos didáticos para ensino-aprendizagem da língua estrangeira, mais especificamente de imagens e de vídeos, deve assumir um lugar de destaque em sala de aula. Com isto em mente, o nosso estudo procurou perceber “De que modo o recurso a imagens e a vídeos contribui para uma aprendizagem mais eficaz de vocabulário em aula de inglês do 1.º CEB?”, partindo da recolha de dados e análise de resultados de um Grupo A, composto por 8 alunos, com um Grupo B, o grupo de controlo, constituído pelo mesmo número de participantes, um pré-teste de ordenação de imagens, um pós-teste de ordenação de imagens e, por último, um teste de nomeação vocabular. Os resultados obtidos no final desta investigação revelam que o Grupo A apresentou melhor desempenho na memorização de curto prazo do vocabulário em relação ao Grupo B, salientando a importância da utilização dos recursos audiovisuais em sala de aula e o seu valor na implicação dos alunos na aprendizagem de vocabulário de língua estrangeira.
id RCAP_c99a1d55562a2e0a590feaf1227af2b5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de imagens e vídeos para aprendizagem de vocabulário na aula de inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoImagensVídeosRecursos audiovisuaisMemóriaAprendizagem e vocabulárioO relatório que aqui se apresenta baseia-se num estudo quasi-experimental, desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino de Inglês, no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. Tendo em conta que vivemos numa sociedade digital, em que a imagem impera nos meios de comunicação, a utilização dos recursos audiovisuais como recursos didáticos para ensino-aprendizagem da língua estrangeira, mais especificamente de imagens e de vídeos, deve assumir um lugar de destaque em sala de aula. Com isto em mente, o nosso estudo procurou perceber “De que modo o recurso a imagens e a vídeos contribui para uma aprendizagem mais eficaz de vocabulário em aula de inglês do 1.º CEB?”, partindo da recolha de dados e análise de resultados de um Grupo A, composto por 8 alunos, com um Grupo B, o grupo de controlo, constituído pelo mesmo número de participantes, um pré-teste de ordenação de imagens, um pós-teste de ordenação de imagens e, por último, um teste de nomeação vocabular. Os resultados obtidos no final desta investigação revelam que o Grupo A apresentou melhor desempenho na memorização de curto prazo do vocabulário em relação ao Grupo B, salientando a importância da utilização dos recursos audiovisuais em sala de aula e o seu valor na implicação dos alunos na aprendizagem de vocabulário de língua estrangeira.This report is based on a quasi-experimental study, developed in a 4th grade class of Primary Education, in the curricular unit of English Teaching Practice of the Masters in Teaching of English in the 1st Cycle of Basic Education of the University of Aveiro. Taking into account that we live in a digital society, where the image prevails in the media, the use of audiovisual resources as didactic resources for teaching and learning the foreign language, more specifically images and videos, should take a prominent place in the classroom. Therefore, our study sought to understand "How can the use of images and videos contribute to a more effective learning of vocabulary in English classes of Primary Education?”, by collecting data and analysing results of a Group A, of 8 students, with a Group B, the control group, with the same number of participants. The students were submitted to an image sorting pre-test, a post-test, and, finally, a vocabulary-naming test. The results obtained at the end of this research show that Group A presented better performance in the short term memory of the vocabulary compared to Group B, emphasizing the importance of the use of audiovisual resources in the classroom and its value in the students' involvement in learning foreign language vocabulary.2020-10-28T13:52:36Z2019-07-17T00:00:00Z2019-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29610porSousa, Beatriz Nogueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:15Zoai:ria.ua.pt:10773/29610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:53.463280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de imagens e vídeos para aprendizagem de vocabulário na aula de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title A utilização de imagens e vídeos para aprendizagem de vocabulário na aula de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A utilização de imagens e vídeos para aprendizagem de vocabulário na aula de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Sousa, Beatriz Nogueira de
Imagens
Vídeos
Recursos audiovisuais
Memória
Aprendizagem e vocabulário
title_short A utilização de imagens e vídeos para aprendizagem de vocabulário na aula de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A utilização de imagens e vídeos para aprendizagem de vocabulário na aula de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A utilização de imagens e vídeos para aprendizagem de vocabulário na aula de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A utilização de imagens e vídeos para aprendizagem de vocabulário na aula de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A utilização de imagens e vídeos para aprendizagem de vocabulário na aula de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Sousa, Beatriz Nogueira de
author_facet Sousa, Beatriz Nogueira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Beatriz Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens
Vídeos
Recursos audiovisuais
Memória
Aprendizagem e vocabulário
topic Imagens
Vídeos
Recursos audiovisuais
Memória
Aprendizagem e vocabulário
description O relatório que aqui se apresenta baseia-se num estudo quasi-experimental, desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino de Inglês, no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. Tendo em conta que vivemos numa sociedade digital, em que a imagem impera nos meios de comunicação, a utilização dos recursos audiovisuais como recursos didáticos para ensino-aprendizagem da língua estrangeira, mais especificamente de imagens e de vídeos, deve assumir um lugar de destaque em sala de aula. Com isto em mente, o nosso estudo procurou perceber “De que modo o recurso a imagens e a vídeos contribui para uma aprendizagem mais eficaz de vocabulário em aula de inglês do 1.º CEB?”, partindo da recolha de dados e análise de resultados de um Grupo A, composto por 8 alunos, com um Grupo B, o grupo de controlo, constituído pelo mesmo número de participantes, um pré-teste de ordenação de imagens, um pós-teste de ordenação de imagens e, por último, um teste de nomeação vocabular. Os resultados obtidos no final desta investigação revelam que o Grupo A apresentou melhor desempenho na memorização de curto prazo do vocabulário em relação ao Grupo B, salientando a importância da utilização dos recursos audiovisuais em sala de aula e o seu valor na implicação dos alunos na aprendizagem de vocabulário de língua estrangeira.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-17T00:00:00Z
2019-07-17
2020-10-28T13:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29610
url http://hdl.handle.net/10773/29610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137674601168896