Avaliação das funções executivas de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5530 |
Resumo: | A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é a síndrome neurodesenvolvimental mais frequente na infância, cuja etiologia é multifatorial, resultante de uma interação de fatores neurobiológicos, genéticos e socioculturais. Julga-se que do ponto de vista ontogenético, esta complexidade comportamental surge desde as primeiras etapas de vida da criança, e depende de fatores neuropsicológicos, como a maturação cerebral, a aprendizagem e a interação social. Uma vez que as funções executivas são as responsáveis pelo ajuste dinâmico e heurístico entre pensamento, comportamento e ambiente, assim como as funções cognitivas mais deteriorados nesta perturbação, o principal objetivo deste estudo é analisar o funcionamento do sistema executivo de 33 crianças, com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, e sem perturbação pedopsiquiátrica diagnosticada e a comparação entre os mesmos, referente à mesma variável. Os resultados demonstram que a memória, a atenção, a linguagem e as funções executivas se tornam mais eficientes com a idade em ambos os grupos, evidenciando também qualidades psicométricas satisfatórias em termos de validade e de sensibilidade. Desta forma os resultados estão em consonância com a literatura, demonstrando que as crianças com PHDA obtêm notas inferiores em relação ao grupo de comparação em alguns testes, contudo na maioria das avaliações não existem resultados demonstrativos de diferenças estatisticamente significativas. |
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Avaliação das funções executivas de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)AtençãoFunções ExecutivasMemóriaNeuropsicologiaPerturbação de Hiperatividade e Défice de AtençãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é a síndrome neurodesenvolvimental mais frequente na infância, cuja etiologia é multifatorial, resultante de uma interação de fatores neurobiológicos, genéticos e socioculturais. Julga-se que do ponto de vista ontogenético, esta complexidade comportamental surge desde as primeiras etapas de vida da criança, e depende de fatores neuropsicológicos, como a maturação cerebral, a aprendizagem e a interação social. Uma vez que as funções executivas são as responsáveis pelo ajuste dinâmico e heurístico entre pensamento, comportamento e ambiente, assim como as funções cognitivas mais deteriorados nesta perturbação, o principal objetivo deste estudo é analisar o funcionamento do sistema executivo de 33 crianças, com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, e sem perturbação pedopsiquiátrica diagnosticada e a comparação entre os mesmos, referente à mesma variável. Os resultados demonstram que a memória, a atenção, a linguagem e as funções executivas se tornam mais eficientes com a idade em ambos os grupos, evidenciando também qualidades psicométricas satisfatórias em termos de validade e de sensibilidade. Desta forma os resultados estão em consonância com a literatura, demonstrando que as crianças com PHDA obtêm notas inferiores em relação ao grupo de comparação em alguns testes, contudo na maioria das avaliações não existem resultados demonstrativos de diferenças estatisticamente significativas.The Hyperactivity Disorder with Attention Deficit its the most frequent neurodeveloper sindrome in infancy, in wich its etiology is multifactorial, resulting from an interaction of neurobiologycal, genetic and sociocultural factors. It´s believed that from the life stage point of view, this complexity of behaviour comes from the first stages in childhood and it depends from neuropsycological factors as cerebral development, learning and social interaction. Due to the fact that the executive functions are responsible for the dynamic and heuristic tuning between thought, behaviour and environment, as well as the most deteriorated cognitive functions in this condition, the main objective of this study is to screen the executive sistem functioning of 33 children with Hyperactivity Disorder with Attention Deficit and without diagnosed pedopsychiatric condition and the comparison between them in reference to the same variable. The results show that memory, atention, language and executive functions become more efficient with age in both studied groups, also highlighting satisfactory psychometric qualities in terms of sensibility and validity. Thus, the results are in line with the literature, showing that the children with Hyperactivity Disorder with Attention Deficit obtain inferior grades in some tests in relation with the comparison group. Nonetheless, the majority of the evaluations show that there are no proofs of statistically significative diferences.Jorge, Arminda Maria MiguelLoureiro, Manuel Joaquim da SilvauBibliorumSoares, Margarida Cruz Gomes2018-07-30T16:20:10Z2014-11-122014-10-62014-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5530TID:201637812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:25.383405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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