Avaliação das funções executivas de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Margarida Cruz Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5530
Resumo: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção é a síndrome neurodesenvolvimental mais frequente na infância, cuja etiologia é multifatorial, resultante de uma interação de fatores neurobiológicos, genéticos e socioculturais. Julga-se que do ponto de vista ontogenético, esta complexidade comportamental surge desde as primeiras etapas de vida da criança, e depende de fatores neuropsicológicos, como a maturação cerebral, a aprendizagem e a interação social. Uma vez que as funções executivas são as responsáveis pelo ajuste dinâmico e heurístico entre pensamento, comportamento e ambiente, assim como as funções cognitivas mais deteriorados nesta perturbação, o principal objetivo deste estudo é analisar o funcionamento do sistema executivo de 33 crianças, com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, e sem perturbação pedopsiquiátrica diagnosticada e a comparação entre os mesmos, referente à mesma variável. Os resultados demonstram que a memória, a atenção, a linguagem e as funções executivas se tornam mais eficientes com a idade em ambos os grupos, evidenciando também qualidades psicométricas satisfatórias em termos de validade e de sensibilidade. Desta forma os resultados estão em consonância com a literatura, demonstrando que as crianças com PHDA obtêm notas inferiores em relação ao grupo de comparação em alguns testes, contudo na maioria das avaliações não existem resultados demonstrativos de diferenças estatisticamente significativas.
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