Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso

Bibliographic Details
Main Author: Catela, Miguel Ferreira
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.5/10442
Summary: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_c9af07d14d3ee60f42711e9727f7240b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Service level agreement em cloud computing : um estudo de casoCloud ComputingService Level AgreementWeb Service Level AgreementMestrado em Ciências EmpresariaisO cloud computing é um novo modelo de negócio, que pressupõe a utilização de recursos tecnológicos em regime pay-as-you-go, permitindo que as empresas se foquem no seu core business, transformando as despesas de capital em despesas operacionais. Num ambiente cloud computing, o Service Level Agreement (SLA) é um documento que pretende gerir as expectativas do fornecedor de serviços e do cliente, relativamente à qualidade do serviço entregue, medindo e validando se os parâmetros previamente acordados são cumpridos. Com a elaboração deste trabalho pretende-se responder à questão de investigação: "Como negociar um Service Level Agreement para um ambiente cloud computing"?. Desta forma, realizou-se um estudo de caso numa empresa portuguesa, de média dimensão, fornecedora de soluções cloud. Procedeu-se a uma recolha de dados quantitativa e qualitativa, por meio de inquérito aos clientes da empresa, e posteriores entrevistas a um administrador (e responsável estratégico da cloud), e à responsável do serviço de suporte a clientes. Este trabalho contribui com uma reflexão sobre como um SLA deve ser estruturado e qual deverá ser o seu conteúdo; indica o conhecimento que as empresas possuem sobre os SLAs, bem como quais os parâmetros que consideram mais relevantes para a sua organização; e de que forma um SLA deve ser negociado, em regime cloud computing.Cloud computing is a new business model which assumes that technological resources are used under a pay-as-you-go manner, allowing companies to focus on their core business, turning capital expenditures into operational expenditures. Service Level Agreement (SLA) in cloud computing is a document that aims to manage service provider's and customer's expectations regarding the quality of service, by measuring and validating the parameters previously negotiated. This case study focus on answering the following question of investigation: "How to negotiate a Service Level Agreement (SLA) in a cloud computing environment"?. Therefore, it was performed a case study in a Portuguese mid-sized company, and cloud services provider. Thus, there has been collected a certain amount of quantitative data - through a survey to the company's customers. Next step was an interview with an administrator - and cloud manager - and an interview with the Service Desk manager. This study contributes to a reflection on how an SLA framework should be and what should be its content; tries to show what companies think about SLAs as well as which parameters are considered the most relevant to their organizations; and how should an SLA be negotiated in a cloud computing environment.Instituto Superior de Economia e GestãoPedron, CristianeRepositório da Universidade de LisboaCatela, Miguel Ferreira2015-12-14T11:22:36Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10442porCatela, Miguel Ferreira (2012). "Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:54.470322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso
title Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso
spellingShingle Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso
Catela, Miguel Ferreira
Cloud Computing
Service Level Agreement
Web Service Level Agreement
title_short Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso
title_full Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso
title_fullStr Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso
title_full_unstemmed Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso
title_sort Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso
author Catela, Miguel Ferreira
author_facet Catela, Miguel Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedron, Cristiane
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Catela, Miguel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cloud Computing
Service Level Agreement
Web Service Level Agreement
topic Cloud Computing
Service Level Agreement
Web Service Level Agreement
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-12-14T11:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10442
url http://hdl.handle.net/10400.5/10442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Catela, Miguel Ferreira (2012). "Service level agreement em cloud computing : um estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131051745869824