Desenvolvimento de solução com incremento de estabilidade em duas rodas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12299 |
Resumo: | Nos dias que correm, a mobilidade é essencial para as pessoas no ativo, como para as que estão condicionadas de alguma forma, seja a nível físico ou etário em que o triciclo possa ser uma alternativa à bicicleta comum. Assim sendo, torna-se fundamental a existência de um produto como este no mercado, permitindo assim, que o utilizador se possa deslocar sem estar restringido ao veículo convencional. Apesar de já existirem algumas alternativas no mercado, este distingue-se pelo desenho do quadro, este foi pensado de forma a diminuir a altura que o utilizador tem que levantar a perna para entrada/saída do veículo. O trabalho realizado teve como objetivo o desenvolvimento de uma alternativa que combina a versatilidade da bicicleta comum com a segurança e comodidade oferecida por um triciclo, adaptando a alta tecnologia Nuvinci, até agora, apenas disponível em bicicletas de duas rodas. Este produto é diferenciador também pelo facto do seu eixo traseiro não ser estático, dando ao utilizador a opção de escolher a variação da distância entre rodas que mais agrada. O projeto foi desenvolvido recorrendo à ferramenta de modelação 3D, SolidWorks, obedecendo a um método organizado e estruturado, baseado na metodologia de Karl Ulrich e Steven Eppinger. Este produto é fruto de um estudo a nível da motricidade humana nas diferentes fases da vida sem deixar de lado a preocupação com a ergonomia e a segurança do utilizador, para que este possa usufruir do veículo sem entraves. |
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