As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284 |
Resumo: | After positioning the issue of aesthetic/artistic understanding in the realm of Art Psychology, the authors present and summarize to developmental and theoretical models: Michael Parsons and Abigail Housen. A criticai comparative analysis is carried out stressing communalities and divergences in both approaches and an emphasis is given to psychological processes and individual social cognitive structures that determine the relationship, and respected meaning, between the subject and the art object. The final section discusses some educational implications of theoretical models and empirical findings in the domain of artistic developmental psychology. |
id |
RCAP_c9bd75e1503575a06b3fcabe97a97d08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3284 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativasAfter positioning the issue of aesthetic/artistic understanding in the realm of Art Psychology, the authors present and summarize to developmental and theoretical models: Michael Parsons and Abigail Housen. A criticai comparative analysis is carried out stressing communalities and divergences in both approaches and an emphasis is given to psychological processes and individual social cognitive structures that determine the relationship, and respected meaning, between the subject and the art object. The final section discusses some educational implications of theoretical models and empirical findings in the domain of artistic developmental psychology.Após situarem a questão da compreensão estética no âmbito da Psicologia da Arte, os autores apresentam e sintetizam dois modelos teóricos e de desenvolvimento: os de Michael Parsons e de Abigail Housen. É estabelecida uma análise crítica e comparativa entre os dois modelos, apontando os seus pontos comuns e divergentes, procurando enfatizar os processos psicológicos e as características sociais e cognitivas do indivíduo que determinam a sua compreensão e relação com o objecto de arte. A secção final do texto aponta para as várias implicações educativas que estes modelos teóricos e investigações empíricas têm no domínio da psicologia do desenvolvimento aplicada à questão artística.Universidade Católica Portuguesa2006-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3284Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 5 (2006); 79-1112182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2006.n5reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3284https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3284/3185Direitos de Autor (c) 2006 Luís Rocha, Joaquim Luís Coimbrahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, LuísCoimbra, Joaquim Luís2022-05-24T16:54:42Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:49.125545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas |
title |
As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas |
spellingShingle |
As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas Rocha, Luís |
title_short |
As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas |
title_full |
As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas |
title_fullStr |
As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas |
title_full_unstemmed |
As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas |
title_sort |
As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas |
author |
Rocha, Luís |
author_facet |
Rocha, Luís Coimbra, Joaquim Luís |
author_role |
author |
author2 |
Coimbra, Joaquim Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Luís Coimbra, Joaquim Luís |
description |
After positioning the issue of aesthetic/artistic understanding in the realm of Art Psychology, the authors present and summarize to developmental and theoretical models: Michael Parsons and Abigail Housen. A criticai comparative analysis is carried out stressing communalities and divergences in both approaches and an emphasis is given to psychological processes and individual social cognitive structures that determine the relationship, and respected meaning, between the subject and the art object. The final section discusses some educational implications of theoretical models and empirical findings in the domain of artistic developmental psychology. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3284 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3284 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3284/3185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2006 Luís Rocha, Joaquim Luís Coimbra http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2006 Luís Rocha, Joaquim Luís Coimbra http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 5 (2006); 79-111 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2006.n5 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129850787659776 |