As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luís
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Coimbra, Joaquim Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284
Resumo: After positioning the issue of aesthetic/artistic understanding in the realm of Art Psychology, the authors present and summarize to developmental and theoretical models: Michael Parsons and Abigail Housen. A criticai comparative analysis is carried out stressing communalities and divergences in both approaches and an emphasis is given to psychological processes and individual social cognitive structures that determine the relationship, and respected meaning, between the subject and the art object. The final section discusses some educational implications of theoretical models and empirical findings in the domain of artistic developmental psychology.
id RCAP_c9bd75e1503575a06b3fcabe97a97d08
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3284
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativasAfter positioning the issue of aesthetic/artistic understanding in the realm of Art Psychology, the authors present and summarize to developmental and theoretical models: Michael Parsons and Abigail Housen. A criticai comparative analysis is carried out stressing communalities and divergences in both approaches and an emphasis is given to psychological processes and individual social cognitive structures that determine the relationship, and respected meaning, between the subject and the art object. The final section discusses some educational implications of theoretical models and empirical findings in the domain of artistic developmental psychology.Após situarem a questão da compreensão estética no âmbito da Psicologia da Arte, os autores apresentam e sintetizam dois modelos teóricos e de desenvolvimento: os de Michael Parsons e de Abigail Housen. É estabelecida uma análise crítica e comparativa entre os dois modelos, apontando os seus pontos comuns e divergentes, procurando enfatizar os processos psicológicos e as características sociais e cognitivas do indivíduo que determinam a sua compreensão e relação com o objecto de arte. A secção final do texto aponta para as várias implicações educativas que estes modelos teóricos e investigações empíricas têm no domínio da psicologia do desenvolvimento aplicada à questão artística.Universidade Católica Portuguesa2006-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3284Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 5 (2006); 79-1112182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2006.n5reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3284https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3284/3185Direitos de Autor (c) 2006 Luís Rocha, Joaquim Luís Coimbrahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, LuísCoimbra, Joaquim Luís2022-05-24T16:54:42Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:49.125545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas
title As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas
spellingShingle As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas
Rocha, Luís
title_short As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas
title_full As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas
title_fullStr As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas
title_full_unstemmed As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas
title_sort As teorias do desenvolvimento da compreensão estética de Michael Parsons e Abigail Housen e as suas implicações educativas
author Rocha, Luís
author_facet Rocha, Luís
Coimbra, Joaquim Luís
author_role author
author2 Coimbra, Joaquim Luís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luís
Coimbra, Joaquim Luís
description After positioning the issue of aesthetic/artistic understanding in the realm of Art Psychology, the authors present and summarize to developmental and theoretical models: Michael Parsons and Abigail Housen. A criticai comparative analysis is carried out stressing communalities and divergences in both approaches and an emphasis is given to psychological processes and individual social cognitive structures that determine the relationship, and respected meaning, between the subject and the art object. The final section discusses some educational implications of theoretical models and empirical findings in the domain of artistic developmental psychology.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3284
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3284
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3284
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3284/3185
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2006 Luís Rocha, Joaquim Luís Coimbra
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2006 Luís Rocha, Joaquim Luís Coimbra
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 5 (2006); 79-111
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2006.n5
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129850787659776