Competências transversais : a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2137 |
Resumo: | No ensino superior, com a implementação do Processo de Bolonha, a competência é o eixo central do processo de ensino/aprendizagem, seja na sua dimensão técnicoprofissional, seja ainda na perspetiva da transversalidade. Apesar de o conceito de competência transversal não gerar consenso, um dos principais propósitos da atual educação e dos esforços de aprendizagem é dotar os/as estudantes de competências que sejam transferíveis entre contextos e que se encontram para além das abordagens por conteúdos ou áreas do saber. É neste contexto de preocupações que se torna necessário definir um perfil de competências transversais dos/as diplomados/as (do 2.º ciclo de estudos) em Educação de Infância e em Ensino Básico de 1.º ciclo e 2.º ciclo. Sendo certo que o perfil geral de competências destes/as profissionais se encontra já definido e estruturado, pelo extinto INAFOP, não é menos verdade que: 1) esse perfil é o mesmo para todos/as os/as profissionais de ensino (educadores/as de infância e professores/as do ensino básico e secundário); 2) não operacionaliza as referidas competências em indicadores de desempenho que permitam uma mais fácil aplicação à prática (na sua promoção como na sua avaliação). O propósito da investigação que se encontra em curso é, portanto, o de conceber um perfil de competências transversais do/a profissional de educação, operacionalizado em indicadores de desempenho, capaz de orientar o trabalho formativo nas instituições de ensino superior, apoiar as tarefas de avaliação e certificação das referidas competências (facilitando e sistematizando, assim, o trabalho de fundamentação do Suplemento ao Diploma) e promover o desenvolvimento profissional dos/as recém-diplomados/as, em função de referentes de progressão no desempenho profissional. Com a presente comunicação, apresentaremos a base do perfil de competências transversais, fundamentado no que a literatura refere como sendo o estado atual da arte, e validado com base em entrevistas, grupos de foco e inquéritos por questionário a centenas de docentes da região norte do país. |
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