Desafios da Gestão do Séc. XXI: A interligação entre as Perceções da Força das Práticas da Gestão e as suas Atribuições Estudo de Caso numa Organização do Sul da Europa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Patrícia Capelo da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/94648
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
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spelling Desafios da Gestão do Séc. XXI: A interligação entre as Perceções da Força das Práticas da Gestão e as suas Atribuições Estudo de Caso numa Organização do Sul da EuropaManagement Challenges on the 21st Century: The interconnection between the Strenght Perceptions of Management Practices and their Attributions Case of Study in a Southern European OrganizationGestão de Recursos HumanosForça das Práticas de GestãoAtribuiçõesAtitudes e ComportamentosDesempenho OrganizacionalHuman resource ManagementStrength of Management PracticesAttributionsAttitudes and BehavioursOrganizational PerformanceDissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de EconomiaIn the 21st century a central issue is how people can contribute to the competitive advantage of organizations in terms of both their behaviour and attitudes in the organizations. Therefore, people management should be an approached branch for the success of the organizations. Yet, even in an era of impending climate change and exponential advances in technologies and robotics, as well as the degree to which the Covid-19 pandemic situation is contracting economic production, employment and trade at a global level, managing such behaviours and attitudes is a challenge in which the motivation and life aspirations of employees should be overtly appreciated and integrated in organizational goals and strategies. Especially, the focus of people management policies and practices implemented should reflect organizational support promoting and facilitating work-life balance between professional responsibilities and duties as also the personal and family needs and obligations of employees. Accordingly, on the basis of responses to a questionnaire from thirty-six employees and fifteen supervisors/managers in a Southern Europe services and distribution organization, an analysis was undertaken of fifty-one dyads to better understand the links between the perceptions of these stakeholders in terms of the strength of such attributions and management practices. Consequently, implications were identified for people management as the focus of organizational performance without devaluing their wellbeing.Em pleno século XXI, as pessoas são uma das principais vantagens competitivas das organizações, dado o seu contributo para o desempenho organizacional através das suas atitudes e comportamentos nas organizações. Assim, mais a mais na era de evidentes alterações climáticas, reais e exponenciais avanços tecnológicos e robóticos, e da atual pandemia por Covid-19 com reflexo na contração da economia, da produção, do emprego e do comércio a nível mundial, a gestão dessas atitudes e comportamentos deve ser uma aposta da atual e efetiva evolução da gestão das organizações, na qual a motivação e projeto de vida das pessoas devem ser aspetos explicitamente compreendidos e integrados nos objetivos e estratégia organizacional. Muito em particular o foco das políticas e práticas de gestão deve estar refletido no suporte organizacional promovendo e facilitando equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar dos seus colaboradores, leia-se, o work-life balance. Assim, através de um inquérito por questionário a 36 funcionários e a 15 supervisores/gestores de uma organização de serviços e distribuição que opera no sul da europa e na base das 51 díades foram analisadas para uma melhor compreensão da interligação entre as perceções destes stakeholders em relação à força e as às suas atribuições em relação às práticas implementadas na organização. As implicações destas para a e na gestão de pessoas com foco no desempenho organizacional sem desvalorizar o bem-estar das mesmas são identificadas.2020-12-042026-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94648http://hdl.handle.net/10316/94648TID:202708721porSilva, Andreia Patrícia Capelo dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:00:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:17.821065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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