Sistema de armazenamento de energia produzida na travagem de um comboio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, José Manuel Damil
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22164
Resumo: O transporte ferroviário de alta velocidade é o meio de transporte mais eficiente e amigo do ambiente. Num momento em que a economia energética é um assunto central na sociedade é relevante encontrar soluções para melhorar a eficiência deste transporte, tendo em vista as poupanças económicas e ambientais que se pretendem prosseguir. Há vários anos que a utilização de sistemas adicionais, que permitam aumentar a eficiência dos transportes ferroviários, tem vindo a ser discutida, mas, até agora, a implementação destes sistemas ainda é bastante baixa. A travagem regenerativa é um desses sistemas que rentabiliza a energia que seria dissipada sob a forma de calor. Apesar deste sistema estar implementado na ferrovia o seu funcionamento implica que a energia regenerada seja injetada na catenária para ser utilizada, por exemplo, por outro comboio que circule no mesmo troço e que esteja em regime de aceleração ou injetada na rede sem retorno económico caso não seja possível rentabilizar essa energia por outra composição. Esta dissertação propõe a inclusão de um sistema de armazenamento de energia a bordo do comboio, que seja capaz de armazenar a energia gerada a partir da funcionalidade de travagem regenerativa disponível no comboio. Essa energia será posteriormente utilizada nos períodos de maior esforço de aceleração do comboio reduzindo assim a energia solicitada à rede. A redução da energia solicitada à rede, bem como a injetada na rede promove o chamado peak shaving. Após o desenvolvimento de uma simulação representativa do funcionamento do sistema de armazenamento, foi desenvolvido um protótipo laboratorial que é o foco desta dissertação.
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