Sistema de armazenamento de energia produzida na travagem de um comboio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/22164 |
Resumo: | O transporte ferroviário de alta velocidade é o meio de transporte mais eficiente e amigo do ambiente. Num momento em que a economia energética é um assunto central na sociedade é relevante encontrar soluções para melhorar a eficiência deste transporte, tendo em vista as poupanças económicas e ambientais que se pretendem prosseguir. Há vários anos que a utilização de sistemas adicionais, que permitam aumentar a eficiência dos transportes ferroviários, tem vindo a ser discutida, mas, até agora, a implementação destes sistemas ainda é bastante baixa. A travagem regenerativa é um desses sistemas que rentabiliza a energia que seria dissipada sob a forma de calor. Apesar deste sistema estar implementado na ferrovia o seu funcionamento implica que a energia regenerada seja injetada na catenária para ser utilizada, por exemplo, por outro comboio que circule no mesmo troço e que esteja em regime de aceleração ou injetada na rede sem retorno económico caso não seja possível rentabilizar essa energia por outra composição. Esta dissertação propõe a inclusão de um sistema de armazenamento de energia a bordo do comboio, que seja capaz de armazenar a energia gerada a partir da funcionalidade de travagem regenerativa disponível no comboio. Essa energia será posteriormente utilizada nos períodos de maior esforço de aceleração do comboio reduzindo assim a energia solicitada à rede. A redução da energia solicitada à rede, bem como a injetada na rede promove o chamado peak shaving. Após o desenvolvimento de uma simulação representativa do funcionamento do sistema de armazenamento, foi desenvolvido um protótipo laboratorial que é o foco desta dissertação. |
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Sistema de armazenamento de energia produzida na travagem de um comboioEficiência Energética na FerroviaSistemas de Armazenamento a BordoTravagem Regenerativa com ArmazenamentoArmazenamento com SupercondensadoresEnergy Efficiency in RailwayOnboard Storage SystemsRegenerative Braking with StorageStorage with SupercapacitorsO transporte ferroviário de alta velocidade é o meio de transporte mais eficiente e amigo do ambiente. Num momento em que a economia energética é um assunto central na sociedade é relevante encontrar soluções para melhorar a eficiência deste transporte, tendo em vista as poupanças económicas e ambientais que se pretendem prosseguir. Há vários anos que a utilização de sistemas adicionais, que permitam aumentar a eficiência dos transportes ferroviários, tem vindo a ser discutida, mas, até agora, a implementação destes sistemas ainda é bastante baixa. A travagem regenerativa é um desses sistemas que rentabiliza a energia que seria dissipada sob a forma de calor. Apesar deste sistema estar implementado na ferrovia o seu funcionamento implica que a energia regenerada seja injetada na catenária para ser utilizada, por exemplo, por outro comboio que circule no mesmo troço e que esteja em regime de aceleração ou injetada na rede sem retorno económico caso não seja possível rentabilizar essa energia por outra composição. Esta dissertação propõe a inclusão de um sistema de armazenamento de energia a bordo do comboio, que seja capaz de armazenar a energia gerada a partir da funcionalidade de travagem regenerativa disponível no comboio. Essa energia será posteriormente utilizada nos períodos de maior esforço de aceleração do comboio reduzindo assim a energia solicitada à rede. A redução da energia solicitada à rede, bem como a injetada na rede promove o chamado peak shaving. Após o desenvolvimento de uma simulação representativa do funcionamento do sistema de armazenamento, foi desenvolvido um protótipo laboratorial que é o foco desta dissertação.High-speed railway transport is the most efficient and environmental-friendly form of transportation. At a time when energy saving is a central issue in society, it is important to find solutions to improve the efficiency of this transport in view of the economic and environmental savings that can be achieved. For several years the use of additional systems to increase the efficiency of railway transport has been discussed, but so far the implementation of these systems is still quite minimal. Regenerative braking is one of the systems that allows part of the energy that would normally be dissipated as heat to be recovered. Although this system is implemented on the railway, its operation implies the regenerated energy is injected into the overhead contact line as to be used, for instance, by another train running on the same section or injected into the grid with no economic return. This dissertation proposes the inclusion of an energy storage system on board of the train, which is capable of storing the energy generated from its available electrical braking functionality. This stored energy will be used in the periods of greatest acceleration effort of the train, thus achieving peak shaving. After the development of a representative simulation of the energy storage system operation, a laboratory prototype was developed, which is the focus of this dissertation.Brito, Rui Miguel Monteiro deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVicente, José Manuel Damil2023-02-06T15:14:35Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22164TID:203113250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:45Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:13.591530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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