A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42959 |
Resumo: | O presente Relatório Final tem como objetivo descrever as diferentes etapas resultantes no meu estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música. É constituído por duas partes: na primeira parte são expostos os princípios que orientam toda a minha Prática Profissional e, na segunda parte, é descrito o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado sob a forma de artigo científico e subordinado ao tema: A Influência da Relação Professor-Aluno na Motivação para a Aprendizagem do Instrumento Musical: A Viola d’Arco nos Processos de Ensino-Aprendizagem. Na parte que contempla o relatório da Prática Profissional, que decorreu no Conservatório do Vale do Sousa, estão descritas algumas das aulas por mim lecionadas e assistidas, as suas planificações, uma breve introdução ao Projeto de Intervenção Pedagógica, entre outros trabalhos desenvolvidos. O Projeto de Intervenção Pedagógica, cuja temática se centra nos aspetos da relação pedagógica e da motivação para a aprendizagem do instrumento musical, tem como questão central desta investigação a seguinte: “De que forma, será possível motivar os alunos para o ensino-aprendizagem de Viola d’Arco, tendo como foco central a relação professor-aluno?”. Como forma de responder a esta pergunta, serão apresentados os resultados da implementação deste projeto que demonstram a importância da relação pedagógica na motivação para a aprendizagem do instrumento musical. |
id |
RCAP_c9f10fc30223cc51b42626bd0dbc4954 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42959 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagemPrática profissionalProjeto de intervenção pedagógicaRelação professor-alunoMotivaçãoViola d'arcoProfessional practicePedagogical intervention projectTeacher-student relationshipMotivationViolaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente Relatório Final tem como objetivo descrever as diferentes etapas resultantes no meu estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música. É constituído por duas partes: na primeira parte são expostos os princípios que orientam toda a minha Prática Profissional e, na segunda parte, é descrito o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado sob a forma de artigo científico e subordinado ao tema: A Influência da Relação Professor-Aluno na Motivação para a Aprendizagem do Instrumento Musical: A Viola d’Arco nos Processos de Ensino-Aprendizagem. Na parte que contempla o relatório da Prática Profissional, que decorreu no Conservatório do Vale do Sousa, estão descritas algumas das aulas por mim lecionadas e assistidas, as suas planificações, uma breve introdução ao Projeto de Intervenção Pedagógica, entre outros trabalhos desenvolvidos. O Projeto de Intervenção Pedagógica, cuja temática se centra nos aspetos da relação pedagógica e da motivação para a aprendizagem do instrumento musical, tem como questão central desta investigação a seguinte: “De que forma, será possível motivar os alunos para o ensino-aprendizagem de Viola d’Arco, tendo como foco central a relação professor-aluno?”. Como forma de responder a esta pergunta, serão apresentados os resultados da implementação deste projeto que demonstram a importância da relação pedagógica na motivação para a aprendizagem do instrumento musical.This Final Report aims to describe the different stages resulting in my internship integrated in the Master in Music Teaching. It consists of two parts: the first part exposes the principles that guide my entire professional practice and, in the second part, it describes the development of the Project of Pedagogical Intervention presented in the form of scientific article on the theme: The Influence of the Teacher-Student Relationship in the Motivation for the Learning of Musical Instrument: The Viola in the Processes of Teaching-Learning. In the part that includes the report of the Professional Practice, which took place in the Conservatório do Vale do Sousa, some of the classes I taught and attended, their planning and a brief introduction to the Pedagogical Intervention Project, among others works developed. The Pedagogical Intervention Project, whose theme is centered on the aspects of pedagogical relationship and motivation for learning the musical instrument, has as the central question of this research the following: "In what way will it be possible to motivate students for the teaching-learning of Viola, having as central focus the teacher-student relationship? As a way to answer this question, the results of the implementation of this project that demonstrate the importance of the pedagogical relationship in the motivation for learning the musical instrument will be presented.Sousa, Maria do Rosário Morais Pinto da Mota Ribeiro deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLeal, Tatiana Sofia de Sousa2023-07-242023-072024-05-01T00:00:00Z2023-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42959TID:203354931porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:36:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:52.104230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem |
title |
A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem Leal, Tatiana Sofia de Sousa Prática profissional Projeto de intervenção pedagógica Relação professor-aluno Motivação Viola d'arco Professional practice Pedagogical intervention project Teacher-student relationship Motivation Viola Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem |
title_full |
A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem |
title_sort |
A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem |
author |
Leal, Tatiana Sofia de Sousa |
author_facet |
Leal, Tatiana Sofia de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Maria do Rosário Morais Pinto da Mota Ribeiro de Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Tatiana Sofia de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática profissional Projeto de intervenção pedagógica Relação professor-aluno Motivação Viola d'arco Professional practice Pedagogical intervention project Teacher-student relationship Motivation Viola Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Prática profissional Projeto de intervenção pedagógica Relação professor-aluno Motivação Viola d'arco Professional practice Pedagogical intervention project Teacher-student relationship Motivation Viola Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O presente Relatório Final tem como objetivo descrever as diferentes etapas resultantes no meu estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música. É constituído por duas partes: na primeira parte são expostos os princípios que orientam toda a minha Prática Profissional e, na segunda parte, é descrito o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado sob a forma de artigo científico e subordinado ao tema: A Influência da Relação Professor-Aluno na Motivação para a Aprendizagem do Instrumento Musical: A Viola d’Arco nos Processos de Ensino-Aprendizagem. Na parte que contempla o relatório da Prática Profissional, que decorreu no Conservatório do Vale do Sousa, estão descritas algumas das aulas por mim lecionadas e assistidas, as suas planificações, uma breve introdução ao Projeto de Intervenção Pedagógica, entre outros trabalhos desenvolvidos. O Projeto de Intervenção Pedagógica, cuja temática se centra nos aspetos da relação pedagógica e da motivação para a aprendizagem do instrumento musical, tem como questão central desta investigação a seguinte: “De que forma, será possível motivar os alunos para o ensino-aprendizagem de Viola d’Arco, tendo como foco central a relação professor-aluno?”. Como forma de responder a esta pergunta, serão apresentados os resultados da implementação deste projeto que demonstram a importância da relação pedagógica na motivação para a aprendizagem do instrumento musical. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-24 2023-07 2023-07-24T00:00:00Z 2024-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/42959 TID:203354931 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/42959 |
identifier_str_mv |
TID:203354931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134150269075456 |