A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Tatiana Sofia de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42959
Resumo: O presente Relatório Final tem como objetivo descrever as diferentes etapas resultantes no meu estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música. É constituído por duas partes: na primeira parte são expostos os princípios que orientam toda a minha Prática Profissional e, na segunda parte, é descrito o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado sob a forma de artigo científico e subordinado ao tema: A Influência da Relação Professor-Aluno na Motivação para a Aprendizagem do Instrumento Musical: A Viola d’Arco nos Processos de Ensino-Aprendizagem. Na parte que contempla o relatório da Prática Profissional, que decorreu no Conservatório do Vale do Sousa, estão descritas algumas das aulas por mim lecionadas e assistidas, as suas planificações, uma breve introdução ao Projeto de Intervenção Pedagógica, entre outros trabalhos desenvolvidos. O Projeto de Intervenção Pedagógica, cuja temática se centra nos aspetos da relação pedagógica e da motivação para a aprendizagem do instrumento musical, tem como questão central desta investigação a seguinte: “De que forma, será possível motivar os alunos para o ensino-aprendizagem de Viola d’Arco, tendo como foco central a relação professor-aluno?”. Como forma de responder a esta pergunta, serão apresentados os resultados da implementação deste projeto que demonstram a importância da relação pedagógica na motivação para a aprendizagem do instrumento musical.
id RCAP_c9f10fc30223cc51b42626bd0dbc4954
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagemPrática profissionalProjeto de intervenção pedagógicaRelação professor-alunoMotivaçãoViola d'arcoProfessional practicePedagogical intervention projectTeacher-student relationshipMotivationViolaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente Relatório Final tem como objetivo descrever as diferentes etapas resultantes no meu estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música. É constituído por duas partes: na primeira parte são expostos os princípios que orientam toda a minha Prática Profissional e, na segunda parte, é descrito o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado sob a forma de artigo científico e subordinado ao tema: A Influência da Relação Professor-Aluno na Motivação para a Aprendizagem do Instrumento Musical: A Viola d’Arco nos Processos de Ensino-Aprendizagem. Na parte que contempla o relatório da Prática Profissional, que decorreu no Conservatório do Vale do Sousa, estão descritas algumas das aulas por mim lecionadas e assistidas, as suas planificações, uma breve introdução ao Projeto de Intervenção Pedagógica, entre outros trabalhos desenvolvidos. O Projeto de Intervenção Pedagógica, cuja temática se centra nos aspetos da relação pedagógica e da motivação para a aprendizagem do instrumento musical, tem como questão central desta investigação a seguinte: “De que forma, será possível motivar os alunos para o ensino-aprendizagem de Viola d’Arco, tendo como foco central a relação professor-aluno?”. Como forma de responder a esta pergunta, serão apresentados os resultados da implementação deste projeto que demonstram a importância da relação pedagógica na motivação para a aprendizagem do instrumento musical.This Final Report aims to describe the different stages resulting in my internship integrated in the Master in Music Teaching. It consists of two parts: the first part exposes the principles that guide my entire professional practice and, in the second part, it describes the development of the Project of Pedagogical Intervention presented in the form of scientific article on the theme: The Influence of the Teacher-Student Relationship in the Motivation for the Learning of Musical Instrument: The Viola in the Processes of Teaching-Learning. In the part that includes the report of the Professional Practice, which took place in the Conservatório do Vale do Sousa, some of the classes I taught and attended, their planning and a brief introduction to the Pedagogical Intervention Project, among others works developed. The Pedagogical Intervention Project, whose theme is centered on the aspects of pedagogical relationship and motivation for learning the musical instrument, has as the central question of this research the following: "In what way will it be possible to motivate students for the teaching-learning of Viola, having as central focus the teacher-student relationship? As a way to answer this question, the results of the implementation of this project that demonstrate the importance of the pedagogical relationship in the motivation for learning the musical instrument will be presented.Sousa, Maria do Rosário Morais Pinto da Mota Ribeiro deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLeal, Tatiana Sofia de Sousa2023-07-242023-072024-05-01T00:00:00Z2023-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42959TID:203354931porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-14T01:36:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:52.104230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem
title A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem
spellingShingle A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem
Leal, Tatiana Sofia de Sousa
Prática profissional
Projeto de intervenção pedagógica
Relação professor-aluno
Motivação
Viola d'arco
Professional practice
Pedagogical intervention project
Teacher-student relationship
Motivation
Viola
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem
title_full A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem
title_fullStr A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem
title_sort A influência da relação professor-aluno na motivação para a aprendizagem do instrumento musical : a viola d'arco nos processos de ensino-aprendizagem
author Leal, Tatiana Sofia de Sousa
author_facet Leal, Tatiana Sofia de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria do Rosário Morais Pinto da Mota Ribeiro de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Tatiana Sofia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional
Projeto de intervenção pedagógica
Relação professor-aluno
Motivação
Viola d'arco
Professional practice
Pedagogical intervention project
Teacher-student relationship
Motivation
Viola
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Prática profissional
Projeto de intervenção pedagógica
Relação professor-aluno
Motivação
Viola d'arco
Professional practice
Pedagogical intervention project
Teacher-student relationship
Motivation
Viola
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente Relatório Final tem como objetivo descrever as diferentes etapas resultantes no meu estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música. É constituído por duas partes: na primeira parte são expostos os princípios que orientam toda a minha Prática Profissional e, na segunda parte, é descrito o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica apresentado sob a forma de artigo científico e subordinado ao tema: A Influência da Relação Professor-Aluno na Motivação para a Aprendizagem do Instrumento Musical: A Viola d’Arco nos Processos de Ensino-Aprendizagem. Na parte que contempla o relatório da Prática Profissional, que decorreu no Conservatório do Vale do Sousa, estão descritas algumas das aulas por mim lecionadas e assistidas, as suas planificações, uma breve introdução ao Projeto de Intervenção Pedagógica, entre outros trabalhos desenvolvidos. O Projeto de Intervenção Pedagógica, cuja temática se centra nos aspetos da relação pedagógica e da motivação para a aprendizagem do instrumento musical, tem como questão central desta investigação a seguinte: “De que forma, será possível motivar os alunos para o ensino-aprendizagem de Viola d’Arco, tendo como foco central a relação professor-aluno?”. Como forma de responder a esta pergunta, serão apresentados os resultados da implementação deste projeto que demonstram a importância da relação pedagógica na motivação para a aprendizagem do instrumento musical.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-24
2023-07
2023-07-24T00:00:00Z
2024-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/42959
TID:203354931
url http://hdl.handle.net/10400.14/42959
identifier_str_mv TID:203354931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134150269075456