Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.21022 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre a educação não presencial no estado do Paraná/BR no contexto da pandemia da Covid-19, considerando seus desdobramentos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, buscou-se refletir sobre os documentos que regem a educação não presencial no estado do Paraná e sobre as contradições de sua efetivação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, considerando a urgência de colocar em pauta a importância da EJA frente ao cenário atual. Esta pesquisa, com abordagem qualitativa e natureza documental e bibliográfica, contou com a análise crítica das Resoluções 1.016/2020 – GS/SEED, 1.522/2020 – GS/SEED e 3.817/2020 – GS/SEED que tratam de atividades escolares na forma de aulas não presenciais em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, utilizando-se, como técnica, a análise de conteúdo de Bardin (2016). Identificaram-se fragilidades no que se refere à formação dos sujeitos envolvidos, bem como às metodologias de acesso ao ensino-aprendizagem. Depreende-se que, ao pensar na possibilidade de ensino não presencial em tempos de pandemia na EJA, é necessário avaliar de que forma ela seria desenvolvida, o que demandaria uma construção coletiva envolvendo as comunidades escolares. Além disso, a forma como foi “prescrita” a educação não presencial no Paraná deixou lacunas em relação às condições socioeconômicas, habilidades técnicas e formação tecnológica dos principais atores desse processo: educandos/as e professores/as. |
id |
RCAP_ca000f138a66b0a1abf1ffb834382dbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21022 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de PandemiaArtigosO presente trabalho versa sobre a educação não presencial no estado do Paraná/BR no contexto da pandemia da Covid-19, considerando seus desdobramentos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, buscou-se refletir sobre os documentos que regem a educação não presencial no estado do Paraná e sobre as contradições de sua efetivação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, considerando a urgência de colocar em pauta a importância da EJA frente ao cenário atual. Esta pesquisa, com abordagem qualitativa e natureza documental e bibliográfica, contou com a análise crítica das Resoluções 1.016/2020 – GS/SEED, 1.522/2020 – GS/SEED e 3.817/2020 – GS/SEED que tratam de atividades escolares na forma de aulas não presenciais em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, utilizando-se, como técnica, a análise de conteúdo de Bardin (2016). Identificaram-se fragilidades no que se refere à formação dos sujeitos envolvidos, bem como às metodologias de acesso ao ensino-aprendizagem. Depreende-se que, ao pensar na possibilidade de ensino não presencial em tempos de pandemia na EJA, é necessário avaliar de que forma ela seria desenvolvida, o que demandaria uma construção coletiva envolvendo as comunidades escolares. Além disso, a forma como foi “prescrita” a educação não presencial no Paraná deixou lacunas em relação às condições socioeconômicas, habilidades técnicas e formação tecnológica dos principais atores desse processo: educandos/as e professores/as.The present work deals with non-presential education in the state of Paraná / BR in the context of the Covid-19 pandemic, considering its consequences in Youth and Adult Education (EJA). For this purpose, we sought to reflect on the documents governing non-presential education in the state of Paraná and on the contradictions of its effectiveness in the Youth and Adult Education modality, considering the urgency of placing on the agenda the importance of EJA in the face of the current scenario. This research, with a qualitative approach and documental and bibliographic nature, has counted on the critical analysis of Resolutions 1.016 / 2020 – GS / SEED, 1.522 / 2020 – GS / SEED and 3.817 / 2020 – GS / SEED that deal with school activities in the non-presential classes modality due to the pandemic caused by Covid-19, using, as a technique, the content analysis of Bardin (2016). Weaknesses were identified with regard to the training of the students involved, as well as the methodologies for access to teaching and learning. It appears that, when thinking about the possibility of non-presential teaching in times of pandemic in EJA, it is necessary to evaluate how it would be developed, which would require a collective construction involving school communities. In addition, the way in which non-presential education in Paraná was determined left gaps in relation to socioeconomic conditions, technical skills and technological training of the main actors in this process: students and teachers.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.21022por1646-2335Lima, Francisca Vieira, Aldemar Balbino da Costa, Cléber Lopes, Sonia Maria Chaves Haracemivinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:48Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:00.235534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia |
title |
Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia |
spellingShingle |
Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia Lima, Francisca Vieira Artigos |
title_short |
Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia |
title_full |
Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia |
title_fullStr |
Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia |
title_full_unstemmed |
Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia |
title_sort |
Educação não Presencial na EJA do Paraná em Tempos de Pandemia |
author |
Lima, Francisca Vieira |
author_facet |
Lima, Francisca Vieira , Aldemar Balbino da Costa , Cléber Lopes , Sonia Maria Chaves Haracemiv |
author_role |
author |
author2 |
, Aldemar Balbino da Costa , Cléber Lopes , Sonia Maria Chaves Haracemiv |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisca Vieira , Aldemar Balbino da Costa , Cléber Lopes , Sonia Maria Chaves Haracemiv |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente trabalho versa sobre a educação não presencial no estado do Paraná/BR no contexto da pandemia da Covid-19, considerando seus desdobramentos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, buscou-se refletir sobre os documentos que regem a educação não presencial no estado do Paraná e sobre as contradições de sua efetivação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, considerando a urgência de colocar em pauta a importância da EJA frente ao cenário atual. Esta pesquisa, com abordagem qualitativa e natureza documental e bibliográfica, contou com a análise crítica das Resoluções 1.016/2020 – GS/SEED, 1.522/2020 – GS/SEED e 3.817/2020 – GS/SEED que tratam de atividades escolares na forma de aulas não presenciais em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, utilizando-se, como técnica, a análise de conteúdo de Bardin (2016). Identificaram-se fragilidades no que se refere à formação dos sujeitos envolvidos, bem como às metodologias de acesso ao ensino-aprendizagem. Depreende-se que, ao pensar na possibilidade de ensino não presencial em tempos de pandemia na EJA, é necessário avaliar de que forma ela seria desenvolvida, o que demandaria uma construção coletiva envolvendo as comunidades escolares. Além disso, a forma como foi “prescrita” a educação não presencial no Paraná deixou lacunas em relação às condições socioeconômicas, habilidades técnicas e formação tecnológica dos principais atores desse processo: educandos/as e professores/as. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.21022 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.21022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950815186944 |