O impacto da modulação sensorial na participação ocupacional no contexto de jardim de infância, em crianças de 4 e 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Filipa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39798
Resumo: Nos últimos anos as crianças têm sido alvo de inúmeros estudos científicos, constituindo um esforço dinâmico, observando como as crianças desenvolvem as competências, como exploram os materiais, resolvem problemas, trabalham em conjunto com os outros e se envolvem em experiências que lhes permitem pensar e raciocinar (Serrano, 2018). Apesar dos processos físicos e psicológicos do desenvolvimento serem os mesmos para todas as crianças, o resultado final é sempre diferente. As diversas teorias do desenvolvimento infantil, referem alguns fatores que influenciam este desenvolvimento. A combinação de variáveis, como os fatores genéticos e ambientais estão na base do desenvolvimento infantil, contudo, a criança é vista como um agente ativo do seu próprio desenvolvimento, através das suas respostas aos diferentes estímulos (Papalia, Feldman & Olds, 2001). Nos dias de hoje, o contexto escolar assume cada vez mais uma importante posição na vida da criança. É neste local, onde ela irá passar maior parte do seu tempo, e desenvolver variadas competências, tanto a nível pessoal como social. Com o presente estudo, pretendeu-se contribuir para o conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, investigando a modulação sensorial e a participação ocupacional das crianças em jardim de infância. Fizeram parte do estudo 46 crianças, com idades entre os 4 e 5 anos. Utilizou-se como forma de avaliação o instrumento Perfil Sensorial (Dunn, 1999) e Questionário sobre a Participação Ocupacional em Jardim de Infância criado para o estudo. Os resultados obtidos, apontam para uma disfunção no processamento vestibular em 24 crianças, um desempenho ocupacional mais débil no domínio da matemática e melhores resultados no desempenho da área da expressão e comunicação. No que diz respeito ao impacto da modulação sensorial na participação ocupacional em jardim de infância, constatou-se uma correlação significativa entre o Processamento Visual e a Área Pessoal e Social. Com a realização do presente estudo, foi possível constatar que a Integração Sensorial tem um papel fulcral no desenvolvimento infantil e consequentemente no desempenho ocupacional da criança no contexto de jardim de infância.
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