O áudio invisível: uma análise ao podcast dos jornais portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rlec.301 |
Resumo: | Desde os primórdios da internet que o som nos conteúdos jornalísticos ocupa um lugar secundário ou acessório. O subaproveitamento do som no ciberjornalismo tem sido reconhecido por académicos e profissionais, e só mais recentemente os jornais portugueses parecem ter-se apercebido das potencialidades do som e começado a produzir conteúdos sonoros exclusivos que distribuem em podcast. Este estudo incide em três jornais portugueses de informação geral (Público, Expresso e Observador), os únicos em que foram encontrados podcasts atualizados. Nesse sentido, serão analisados os produtos sonoros disponibilizados nos respetivos sites dos três jornais, nas suas contas no Soundcloud e no iTunes. O objetivo é caracterizar o áudio em podcast destas publicações para perceber como um jornal em ambiente digital desenvolve produtos sonoros e se contém elementos distintivos que possam revelar uma identidade própria. Perante as possibilidades do aproveitamento do áudio e do podcast uma das conclusões deste estudo é a de que depois de um momento de tímido investimento nos conteúdos áudio, de avanços e recuos na última década, os jornais começaram finalmente, a apostar no som embora ainda de forma exploratória e muito próxima do produto radiofónico. |
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O áudio invisível: uma análise ao podcast dos jornais portuguesesInvisible audio: an analysis of the podcasts of Portuguese newspapersEcos da imaginação, da identidade e do realDesde os primórdios da internet que o som nos conteúdos jornalísticos ocupa um lugar secundário ou acessório. O subaproveitamento do som no ciberjornalismo tem sido reconhecido por académicos e profissionais, e só mais recentemente os jornais portugueses parecem ter-se apercebido das potencialidades do som e começado a produzir conteúdos sonoros exclusivos que distribuem em podcast. Este estudo incide em três jornais portugueses de informação geral (Público, Expresso e Observador), os únicos em que foram encontrados podcasts atualizados. Nesse sentido, serão analisados os produtos sonoros disponibilizados nos respetivos sites dos três jornais, nas suas contas no Soundcloud e no iTunes. O objetivo é caracterizar o áudio em podcast destas publicações para perceber como um jornal em ambiente digital desenvolve produtos sonoros e se contém elementos distintivos que possam revelar uma identidade própria. Perante as possibilidades do aproveitamento do áudio e do podcast uma das conclusões deste estudo é a de que depois de um momento de tímido investimento nos conteúdos áudio, de avanços e recuos na última década, os jornais começaram finalmente, a apostar no som embora ainda de forma exploratória e muito próxima do produto radiofónico.Since the dawn of the internet, sound in journalistic content has assumed a secondary, ancillary role. Under-use of sound within the context of cyber-journalism has been recognised by academics and professionals. It appears that Portuguese newspapers have only recently realised the full potential of sound, as they have begun to produce exclusive sound content, distributed via podcasts. This study focuses on three Portuguese generalist newspapers (Público, Expresso and Observador), which are the only newspapers where updated podcasts were found. The text will analyse the sound products available in the respective websites of these three newspapers, and in their Soundcloud and iTunes accounts. It aims to classify the audio contained in the podcasts of these publications, in order to understand how a newspaper develops sound products in a digital environment and whether they contain distinctive elements that may reveal a distinct identity. Given the possibilities of using audio and podcasts, one of the conclusions of this study is that after an initial period of rather timid investment in audio content, and following various advances and setbacks over the last decade, Portuguese newspapers have finally begun to make a firm commitment to sound production, albeit on an exploratory basis and in a form that is very similar to radio.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2018-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rlec.301por2183-08862184-0458Reis, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:20:41Zoai:journals.uminho.pt:article/1884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:19.206044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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