Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, José Alberto Raposo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2667
Resumo: Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_ca0d319537ada22e62787a71e45fbec4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2667
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidadeComunicação visualTecnologia digitalTratamento da imagemPublicidadeFotografiaImagemDesignPostproductionPhotoshopImageAdvertisingStock photoDissertação de Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade AbertaA edição de imagem é um fenómeno massificado, popularizado pelo uso de uma ferramenta: o Photoshop. A exploração publicitária deste recurso tem alterado não só a forma como nos olhamos através das imagens, mas também como ajustamos o nosso pensamento nos processos de criação. No interior das agências de publicidade há alterações organizacionais, acentuando o papel da imagem na construção da narrativa, mas, simultaneamente, afastando o referente — o real — e marcando o papel significativo das pós-imagens. A fotografia publicitária é cada vez mais construída e cada vez menos captada. Ao processo digital através do qual alteramos ou compomos uma imagem chamamos PÓS-PRODUÇÃO fotográfica e é comum ouvirmos dizer que a Publicidade nunca mais foi a mesma após o Photoshop. Mas será que antes do Photoshop não existia edição de imagem? A construção deste trabalho visa possibilitar um olhar sobre a indústria criativa através desta possibilidade, a PÓS-PRODUÇÃO fotográfica, olhando a história, a estética e os impactos, à luz das possibilidades de alteração sublimada da realidade. Este estudo tenta preencher uma ausência, a de um olhar sobre as pós-imagens na publicidade. Tenta igualmente encontrar um referencial para abordagem a uma ideia de Pós-produção fotográfica em publicidade. Concentra-se nas qualidades pós-imagéticas no universo da publicidade — uma das forças direcionais da hibridização cultural — tentando perceber o que está por detrás: os bancos de imagem, o digital, o hiperconsumo, a persuasão, a mediatização.Image editing is a mass phenomenon, marked by the use of a tool: Photoshop. The advertising exploitation of this resource has changed not only the way we look at ourselves through the images, but also how we adjust our creation processes. Within advertising agencies, organizational change takes place, emphasizing the role of images in the construction of narratives, but simultaneously removing the referent - the real - and stressing the significant role of post-images. The ad image is increasingly constructed and less captured. The digital process through which we alter or compose a post-image is called Post-production and it’s a common place to hear that Advertising has changed with Photoshop. But did image editing exist before Photoshop? The construction of this work aims to look into the creative industry through this possibility, the POST-PRODUCTION, looking at history, aesthetics and impacts, given the possibilities of this sublimated reality. This study attempts to fill a gap, looking at post-images in advertising. Also, tries to find a reference for an approach to Post-production theory. Focuses on post-image qualities in the world of advertising — an example of directional forces of cultural hybridization — trying to understand what’s behind: image banks, digital culture, hyperconsumption, persuasion, media universe.Bidarra, JoséRepositório AbertoPinheiro, José Alberto Raposo2013-11-13T17:55:27Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2667TID:201139715porPinheiro, José Alberto Raposo - Pós-publicidade [Em linha] : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade. Lisboa : [s.n.], 2013. 154 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:23Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:05.571896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade
title Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade
spellingShingle Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade
Pinheiro, José Alberto Raposo
Comunicação visual
Tecnologia digital
Tratamento da imagem
Publicidade
Fotografia
Imagem
Design
Postproduction
Photoshop
Image
Advertising
Stock photo
title_short Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade
title_full Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade
title_fullStr Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade
title_full_unstemmed Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade
title_sort Pós-publicidade : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade
author Pinheiro, José Alberto Raposo
author_facet Pinheiro, José Alberto Raposo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bidarra, José
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, José Alberto Raposo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação visual
Tecnologia digital
Tratamento da imagem
Publicidade
Fotografia
Imagem
Design
Postproduction
Photoshop
Image
Advertising
Stock photo
topic Comunicação visual
Tecnologia digital
Tratamento da imagem
Publicidade
Fotografia
Imagem
Design
Postproduction
Photoshop
Image
Advertising
Stock photo
description Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-13T17:55:27Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2667
TID:201139715
url http://hdl.handle.net/10400.2/2667
identifier_str_mv TID:201139715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinheiro, José Alberto Raposo - Pós-publicidade [Em linha] : contributo para o estudo do registo de pós-produção fotográfica no domínio da publicidade. Lisboa : [s.n.], 2013. 154 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135009906360320