Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herdeiro, Rosalinda
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Ana Maria Costa e
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/9813
Resumo: Esta comunicação insere-se numa investigação em curso, no âmbito de uma tese de Doutoramento em Educação, que tem como principal objectivo compreender qual o impacto da recente legislação – Estatuto da Carreira Docente e a respectiva regulamentação da Avaliação do Desempenho Docente – nomeadamente na (re)construção das identidade(s), na carreira e no desenvolvimento profissional dos docentes. Com este estudo longitudinal pretendemos perceber os efeitos dos normativos, anteriormente referidos, na (re)construção dos mundos socioprofissionais de professores do 1º CEB inseridos nos contextos escolares, fundamentalmente no que respeita ao modo de estar/ser na escola e de se desenvolver profissionalmente, com consequências na vontade e na necessidade de investir na carreira e no seu desenvolvimento enquanto professor. Numa primeira fase, os dados foram obtidos através de narrativas biográficas, escritas e orais, realizadas por professores participantes no estudo em curso. Esta comunicação centrar-se-á particularmente na análise destas narrativas e no modo como os professores se reconhecem e manifestam o impacto dos referidos normativos na sua identidade profissional.
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