Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/9813 |
Resumo: | Esta comunicação insere-se numa investigação em curso, no âmbito de uma tese de Doutoramento em Educação, que tem como principal objectivo compreender qual o impacto da recente legislação – Estatuto da Carreira Docente e a respectiva regulamentação da Avaliação do Desempenho Docente – nomeadamente na (re)construção das identidade(s), na carreira e no desenvolvimento profissional dos docentes. Com este estudo longitudinal pretendemos perceber os efeitos dos normativos, anteriormente referidos, na (re)construção dos mundos socioprofissionais de professores do 1º CEB inseridos nos contextos escolares, fundamentalmente no que respeita ao modo de estar/ser na escola e de se desenvolver profissionalmente, com consequências na vontade e na necessidade de investir na carreira e no seu desenvolvimento enquanto professor. Numa primeira fase, os dados foram obtidos através de narrativas biográficas, escritas e orais, realizadas por professores participantes no estudo em curso. Esta comunicação centrar-se-á particularmente na análise destas narrativas e no modo como os professores se reconhecem e manifestam o impacto dos referidos normativos na sua identidade profissional. |
id |
RCAP_ca1c9d6cd83bfa7cf9cd4ebf0f87f695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9813 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEBIdentidadesCarreiraDesenvolvimentos profissionalEsta comunicação insere-se numa investigação em curso, no âmbito de uma tese de Doutoramento em Educação, que tem como principal objectivo compreender qual o impacto da recente legislação – Estatuto da Carreira Docente e a respectiva regulamentação da Avaliação do Desempenho Docente – nomeadamente na (re)construção das identidade(s), na carreira e no desenvolvimento profissional dos docentes. Com este estudo longitudinal pretendemos perceber os efeitos dos normativos, anteriormente referidos, na (re)construção dos mundos socioprofissionais de professores do 1º CEB inseridos nos contextos escolares, fundamentalmente no que respeita ao modo de estar/ser na escola e de se desenvolver profissionalmente, com consequências na vontade e na necessidade de investir na carreira e no seu desenvolvimento enquanto professor. Numa primeira fase, os dados foram obtidos através de narrativas biográficas, escritas e orais, realizadas por professores participantes no estudo em curso. Esta comunicação centrar-se-á particularmente na análise destas narrativas e no modo como os professores se reconhecem e manifestam o impacto dos referidos normativos na sua identidade profissional.Universidade do MinhoHerdeiro, RosalindaSilva, Ana Maria Costa e20092009-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/9813porCONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10, Braga, Portugal, 2009 – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas”. [Braga : Universidade do Minho, 2009]. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 489-506.978-972-8746-71-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:38:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/9813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:38:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB |
title |
Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB |
spellingShingle |
Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB Herdeiro, Rosalinda Identidades Carreira Desenvolvimentos profissional |
title_short |
Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB |
title_full |
Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB |
title_fullStr |
Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB |
title_sort |
Carreira e desenvolvimento profissional: narrativas de professores do 1º CEB |
author |
Herdeiro, Rosalinda |
author_facet |
Herdeiro, Rosalinda Silva, Ana Maria Costa e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Maria Costa e |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herdeiro, Rosalinda Silva, Ana Maria Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidades Carreira Desenvolvimentos profissional |
topic |
Identidades Carreira Desenvolvimentos profissional |
description |
Esta comunicação insere-se numa investigação em curso, no âmbito de uma tese de Doutoramento em Educação, que tem como principal objectivo compreender qual o impacto da recente legislação – Estatuto da Carreira Docente e a respectiva regulamentação da Avaliação do Desempenho Docente – nomeadamente na (re)construção das identidade(s), na carreira e no desenvolvimento profissional dos docentes. Com este estudo longitudinal pretendemos perceber os efeitos dos normativos, anteriormente referidos, na (re)construção dos mundos socioprofissionais de professores do 1º CEB inseridos nos contextos escolares, fundamentalmente no que respeita ao modo de estar/ser na escola e de se desenvolver profissionalmente, com consequências na vontade e na necessidade de investir na carreira e no seu desenvolvimento enquanto professor. Numa primeira fase, os dados foram obtidos através de narrativas biográficas, escritas e orais, realizadas por professores participantes no estudo em curso. Esta comunicação centrar-se-á particularmente na análise destas narrativas e no modo como os professores se reconhecem e manifestam o impacto dos referidos normativos na sua identidade profissional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/9813 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/9813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10, Braga, Portugal, 2009 – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas”. [Braga : Universidade do Minho, 2009]. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 489-506. 978-972-8746-71-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545044466335744 |