Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/920 |
Resumo: | O relatório tem por base uma investigação-ação realizada em contexto de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete experiências vivenciadas no Ensino Básico numa turma de 2.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade e em contexto Pré-Escolar com um grupo de crianças entre os dois e os três anos, com o objetivo de adquirir competências profissionais da carreira docente. O corpus do relatório é constituído por duas partes, onde na primeira temos um enquadramento teórico que fundamenta toda a ação pedagógica e na segunda parte apresentase a intervenção pedagógica in loco apoiada no percurso metodológico da investigação-ação. A intervenção pedagógica no contexto do 1.º Ciclo centrou-se na problemática da leitura e da escrita e a do Pré-Escolar focou a comunicação verbal. Saliente-se, que todo o trajeto metodológico para encontrar respostas a estas problemáticas foi norteado pela investigaçãoação. E foi por intermédio desta metodologia de investigação, que requer muita reflexão sobre a prática interventiva, que se delineou as estratégias de intervenção que contribuíram para fomentar melhorias nestes contextos educativos. Ao longo de toda a práxis, em ambos os contextos, pretendeu-se envolver as crianças numa aprendizagem ativa e construtivista de forma a estimular a aprendizagem significativa. Finalmente, é explanado neste relatório, através de uma reflexão crítica, todo o processo de estágio, salientando a sua importância reflexiva e investigativa para o aperfeiçoamento da identidade profissional. |
id |
RCAP_ca2aa0cf0376206f32d1e3a3b75c167f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/920 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoReflexãoExperiênciasIntervenção pedagógicaPrática profissionalEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório tem por base uma investigação-ação realizada em contexto de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete experiências vivenciadas no Ensino Básico numa turma de 2.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade e em contexto Pré-Escolar com um grupo de crianças entre os dois e os três anos, com o objetivo de adquirir competências profissionais da carreira docente. O corpus do relatório é constituído por duas partes, onde na primeira temos um enquadramento teórico que fundamenta toda a ação pedagógica e na segunda parte apresentase a intervenção pedagógica in loco apoiada no percurso metodológico da investigação-ação. A intervenção pedagógica no contexto do 1.º Ciclo centrou-se na problemática da leitura e da escrita e a do Pré-Escolar focou a comunicação verbal. Saliente-se, que todo o trajeto metodológico para encontrar respostas a estas problemáticas foi norteado pela investigaçãoação. E foi por intermédio desta metodologia de investigação, que requer muita reflexão sobre a prática interventiva, que se delineou as estratégias de intervenção que contribuíram para fomentar melhorias nestes contextos educativos. Ao longo de toda a práxis, em ambos os contextos, pretendeu-se envolver as crianças numa aprendizagem ativa e construtivista de forma a estimular a aprendizagem significativa. Finalmente, é explanado neste relatório, através de uma reflexão crítica, todo o processo de estágio, salientando a sua importância reflexiva e investigativa para o aperfeiçoamento da identidade profissional.Brazão, José Paulo GomesDigitUMaSousa, Lígia Dinis de Faria2015-12-01T11:09:07Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:37Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:38.329158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Sousa, Lígia Dinis de Faria Investigação-ação Reflexão Experiências Intervenção pedagógica Prática profissional Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Sousa, Lígia Dinis de Faria |
author_facet |
Sousa, Lígia Dinis de Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brazão, José Paulo Gomes DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Lígia Dinis de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação-ação Reflexão Experiências Intervenção pedagógica Prática profissional Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Investigação-ação Reflexão Experiências Intervenção pedagógica Prática profissional Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório tem por base uma investigação-ação realizada em contexto de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete experiências vivenciadas no Ensino Básico numa turma de 2.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade e em contexto Pré-Escolar com um grupo de crianças entre os dois e os três anos, com o objetivo de adquirir competências profissionais da carreira docente. O corpus do relatório é constituído por duas partes, onde na primeira temos um enquadramento teórico que fundamenta toda a ação pedagógica e na segunda parte apresentase a intervenção pedagógica in loco apoiada no percurso metodológico da investigação-ação. A intervenção pedagógica no contexto do 1.º Ciclo centrou-se na problemática da leitura e da escrita e a do Pré-Escolar focou a comunicação verbal. Saliente-se, que todo o trajeto metodológico para encontrar respostas a estas problemáticas foi norteado pela investigaçãoação. E foi por intermédio desta metodologia de investigação, que requer muita reflexão sobre a prática interventiva, que se delineou as estratégias de intervenção que contribuíram para fomentar melhorias nestes contextos educativos. Ao longo de toda a práxis, em ambos os contextos, pretendeu-se envolver as crianças numa aprendizagem ativa e construtivista de forma a estimular a aprendizagem significativa. Finalmente, é explanado neste relatório, através de uma reflexão crítica, todo o processo de estágio, salientando a sua importância reflexiva e investigativa para o aperfeiçoamento da identidade profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01T11:09:07Z 2015-02-01T00:00:00Z 2015-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/920 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129906076975104 |